Livros

Varejo Competitivo Volume 8

Coordenadores:
Prof. Dr. Claudio Felisoni de Angelo,
Prof. Dr. José Augusto Giesbrecht da Silveira

 

Temos muita satisfação em apresentar este oitavo tomo da coleção “Varejo Competitivo”. Há várias razões para tanto. Uma primeira seria a consolidação do PROVAR, como importante agente divulgador de conhecimentos e técnicas de administração varejista sob a forma de livros. Desde 1996, não se passou nenhum ano sem que o Programa tivesse editado um ou mais livros sobre varejo, escritos ou
coordenados por professores ou pesquisadores associados a ele. Uma segunda razão para júbilo com o lançamento deste livro decorre da participação crescente de pesquisadores e profissionais do varejo no certame atrelado à série “Varejo Competitivo”. O vencedor do prêmio é divulgado após o lançamento da obra, no Fórum Provar de Varejo, que ocorre anualmente no final de novembro. Foi tarefa difícil para os coordenadores desta obra selecionar os treze textos que compõem o livro, a partir de 93 trabalhos concorrentes. Pelo menos duas dezenas deles era constituída por artigos de nível muito bom, que apenas não fazem parte da obra por imperiosa limitação de espaço.

Outro motivo de satisfação para os editores deste volume é notar que os pesquisadores e profissionais que participaram desta oitava edição compartilham o entendimento do setor que os dois professores têm do mesmo. Para os signatários desta apresentação, o varejo não se limita às empresas que, por meio de suas lojas, vendem para o consumidor final produtos fabricados pela indústria. O varejo é mais
amplo do que isso, pois compreende toda a cadeia que vai dos fabricantes até os consumidores finais de produtos e de serviços, abrangendo ainda fornecedores de serviços para os varejistas em sentido estrito, como os serviços de logística, financeiros, de pesquisa de mercado etc. Dessa forma, dentro dessa conceituação mais ampla de varejo, o leitor vai encontrar artigos que tratam da cadeia de suprimentos,
da avaliação de fornecedores, de redes de compras, de embalagens e de tecnologia da informação. Por outro lado, há textos mais voltados para o estabelecimento comercial em si, versando sobre atmosfera de loja, eficiência produtiva da intermediação comercial e competitividade no fornecimento da cesta básica. Existe ainda uma outra classe de trabalhos, que abordam temas cuja abrangência ultrapassa até mesmo o conceito expandido de varejo, como valores pessoais dos consumidores (dois trabalhos), responsabilidade social e geografia de mercado.

Editora: Saint Paul
Páginas: 384
Edição: 2003

 

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