Diretores Vogais
COMPLIANCE & ESG NO VAREJO

Profa. Roberta Dionello
Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza, Especialista em Gestão de negócios e Controladoria pela FIA e graduada em Engenharia Civil.
Coordenadora pedagógica adj.de cursos In company, MBA e Pós graduação em renomada instituição de educação e consultoria para negócios.
10 anos de experiência em multinacionais de varejo como profissional das áreas de planejamento, viabilidade financeira, controle de capex e suprimentos. 10 anos de experiência em empresa de Consultoria de Projetos e
Obras atuando com obras de Urbanização, incluindo saneamento básico e Habitação popular.
Monitora e Monitora técnica de docentes em cursos de Pós Graduação, MBA e Certificates.
Monitora em cursos In-Company FIA Labfin-Provar em empresas dos segmentos farmacêutico, agronegócio, bancos e varejo.
Professora em cursos de capacitação profissional no Centro Paula Souza
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/roberta-dionello-88073641/
Inovação, Tecnologias e Varejo Digital

Profa. Fernanda Areias Dalhuisen
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura (UPM) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pós-graduada no Programa de Implementação e Gestão de EAD (UFF), pós-graduada em Marketing com formação complementar em Didática do Ensino Superior (UPM), pós-graduada em Tutoria e Educação a Distância, graduada em Desenho Industrial e Pedagogia (UPM), MBA Gestão de Negócios: Finanças (FIA). Atualmente sou Coordenadora de cursos de Pós-Graduação e Extensão na FIA – Labfin Provar (Fundação Instituto de Administração). Curadora e Professora na Pós Graduação em UX Desgin na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como Coordenadora atuo em:
Gerenciamento de Projetos de Educacionais presenciais e a distância, docência, tutoria e assessoria pedagógica, comunicação, design educacional, acompanhamento em desenvolvimento de roteiros, gravações em estúdio e treinamento docente. Como professora atuo na disciplina de Design Conversacional, Inteligência Artificial, Tecnologias Disruptivas e UX Design. Como designer tenho experiência em: design editorial, desenvolvimento marcas (branding), identidade visual, produção gráfica, desenvolvimento de chatbots. Conhecimento em diversas plataformas de LMS como Canvas, Moodle, Edx, UolEdtech e Toollzz.
http://lattes.cnpq.br/3369074998999319

Prof. Lucio Leite
Certificado em Gestão Avançada de Projetos e Programas pela Universidade de Stanford (EUA), possui MBA em Gestão de Negócios & Inteligência Competitiva pela ESPM, e graduação em Redes de Computadores, com especialização internacional nos maiores players de tecnologia do mundo.
Head da vertical de Inovação do “O Negocio do Varejo” – Aceleradora digital de conhecimento aplicado no varejo. Tem mais de 25 anos de experiência no segmento e conhecimentos fundamentais para a transformação digital. Atuou em grandes projetos e empresas como Banco Itaú, Citibank, Nokia e Cisco, nas áreas de serviços avançados, engenharia e projetos de redes móveis e de dados. Dentre suas experiências, destaca-se o projeto do primeiro Centro de Inovação da Cisco System, com foco em mercados verticais, como educação, saúde, segurança, e Internet de Todas as Coisas.

Prof. Mauricio Andrade de Paula
É Diretor de Soluções para as indústrias de Varejo e Bens de Consumo na Capgemini Brasil e Argentina. Atua também como diretor vogal do IBEVAR, nas áreas de inovação, tecnologias e social media. Professor em Cursos de Pós-Graduação e MBA na FIA e na UniUDOP, atuou durante toda sua carreira em grandes empresas, como provedor de serviços e soluções inovadoras, incubando iniciativas de negócio nas áreas estratégica, administrativa e operacional. Graduado em Engenharia Eletrônica, com pós-graduação em Criatividade e Inovação e MBA em Tecnologia, possui vasta experiência construída através de funções de liderança em empresas nacionais e estrangeiras.
FINANÇAS & MEIOS DE PAGAMENTOS

Marco Antônio Couto
Doutor em Administração de Empresas FEA/USP; Mestre em Administração Contábil e Financeira EAESP/FGV; Bacharel em Economia FEA/USP. Consultor na área econômico-financeira de empresas de diversos setores, tendo como principais clientes, S/A Estado de São Paulo, empresas do setor de motopartes e indústria em geral.
Executivo, em multinacional da área de serviços (SODEXO), onde exerceu as funções de Diretor de negócios e Gerente de marketing.

Prof. Marcos Piellusch
Mestre em administração de empresas pela EAESP FGV
Fundação Getúlio Vargas e graduado em administração de empresas pela FEA-USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.
É consultor em avaliação de empresas, atuando na elaboração, modelagem e parecer independente de laudos de avaliação de empresas financeiras, não financeiras, fintechs e startups.
É professor de Finanças nos cursos de MBA, pós-graduação e in-company da FIA e coordenador de cursos.
Atua também como professor em disciplinas de Finanças, Mercado Financeiro e Gestão Bancária em programas de pós graduação, MBA e in-company na FGV, Saint Paul, Ibmec, XPEED, Einstein e outras escolas.
Possui experiência em finanças corporativas, consultoria em análise de investimentos, avaliação de empresas e modelagem financeira, tendo atuado como executivo em instituições financeiras e corporações.
www.linkedin.com/in/marcospiellusch
Temas de preferência:
Investimentos, avaliação de empresas, finanças de empresas varejistas, finanças de empresas em geral, finanças pessoais.
MARKETING & VENDAS

Prof. Alexandre Abreu
Participei no start-up de uma empresa multinacional, com estruturação do modelo de negócio e regionalização da empresa. Desenvolvi o plano de vendas orientado para o sell-out.
Fui responsável por receita anual de USD 30MM em multinacional com margem operacional de 20%.
Tenho Visão Estratégica e estudo do mercado alvo, definição de políticas comerciais e acuracidade no desenvolvimento do budget e forecast de vendas. Gerenciei e promovi o desenvolvimento de equipes de vendas, assim como geração e desdobramento de metas.
Reportei mensalmente ao HQ relatórios de performance com discussões estratégicos de orientação do negócio, com reuniões semestrais de feedback e reavaliação da estratégia.
Realizei análise de desempenho dos produtos (curva ABC) por categoria, atuando com mais de 1.500 SKUs a nível Brasil.
Desenvolvi relacionamentos com clientes e fornecedores, gerando relatórios de vendas, ruptura e controle de estoque.
Atuei com B2B e B2C, com melhorias das práticas de negociação, para atender os objetivos da empresa e a satisfação dos clientes. Fiz aplicação do benchmarking na área comercial e nas rotinas da empresa.
Fui responsável pela Gestão de categoria de produtos, branding, inovação, tendências de consumo, desenvolvimento de produtos em e-commerce.
Gerenciei equipes com mais de 20 profissionais, além de ministrar palestras e treinamentos in company.
Atuei de forma integrada com outras áreas na compania como: MKT, S&OP, Financeiro, R&D, RH, etc.
Possuo vasta experiência na utilização do sistema ERP Microsiga e de ferramentas gerenciais como: Análise SWOT, 5W2H, Canvas, Balanced Score Card, Matriz BCG, KPI, Ciclo PDCA, Programa 5S.
Sou sócio atuante do IBEVAR (Instituto Brasileiro dos Executivos do Varejo & Mercado de Consumo) – https://www.ibevar.org.br/

Prof. Ivan Rizzo
Graduado (FGV) e Mestre (ESPM) em Administração de Empresas doutorando em comportamento do consumidor pela EACH-USP, diversos artigos publicados em revistas científicas. Professor nas disciplinas marketing estratégico, comportamento do consumidor, segmentação e posicionamento. Mais de 20 anos de experiência em consultoria de marketing, live marketing, indústria do entretenimento e esportivo.
https://www.linkedin.com/in/ivan-rizzo-350a6515/
PESSOAS & CARREIRA

Profa. Maria Emilia Leme
Com mais de 25 anos de carreira em Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais como: IBM (México), IDC, Ericsson, Suzano Papel e Celulose, Itaú e Saint-Gobain, onde foi responsável por implantações, startups e desenvolvimento de projetos em diferentes culturas e países.
E desenvolvimento de Programas de Coaching para lideranças de diferentes empresas e líderes da IBM do México.
Há 8 anos atua com Programa de Recolocação Profissional e tem o papel de Job Hunter, Coaching e em Orientação de Carreira para coordenadores, gerentes e diretores.
Pedagoga, pós-graduada em Gestão Empresarial, com MBA Executivo Internacional. Possuí especialização em Coaching, Recursos Humanos, Marketing e Psicodrama Pedagógico.

Profa. Maria Euma Soares
Mestra em Hospitalidade com ênfase em Educação e Humanização, pós-graduações em Gestão Estratégica de Pessoas para Negócios e Formação Docente, graduação em Administração de Empresas, possui licenciatura plena em História, é Professora avaliadora institucional do Ministério da Educação (Inep MEC), participa de diferentes comitês científicos, entre eles, Hospitalidade Dimensões e Contextos.
Professora atuante em universidades públicas e privadas, Coordenação de cursos e processos acadêmicos, coach de carreira e comportamento, consultora de educação e negócios, soma passagens estratégicas em importantes empresas no mercado corporativo e de Educação.
Atualmente é Coordenadora de Hospitalidade Acadêmica e Pedagógica CX na FIA – Labfin.Provar e membro de Gestão de Pessoas e Lideranças Criativas do IBEVAR.

Profa. Valeria Lasca
- Psicóloga, mestre pela Unicamp
- Docente e Coordenadora de cursos de Pós-graduações e MBAs FIA
- Formação na abordagem cognitiva comportamental pela USP.
- Curso de PNL pela SBPNL.
- Curso de Criatividade pela Faap.
- Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.
- Certificações: Instrumentos Extended Disc e Big Five
- Consultora em projetos de Treinamento e Desenvolvimento em empresas privadas e públicas.
- Coautora dos livros “Exercite sua mente”, editora Prestígio (Grupo Ediouro) e “Atitudes de Sucesso”, editora casa do psicólogo.
- Entrevistada pelos importantes veículos de comunicação do país como Globo Repórter, Folha de SP, Marília Gabriela, entre outros.
https://www.linkedin.com/in/valeria-lasca