Diretorias

Diretoria Executiva

Claudio Felisoni de Angelo,
Presidente

Presidente do Conselho do PROVAR. Professor Titular da FEA-USP. Idealizador do MBA Varejo da FIA.

Carlos Eduardo Furlanetti,
Vice Presidente

Diretor Executivo do LABFIN.PROVAR e Doutor em Administração pela FEA-USP.

Teresa Cristina Charotta,
Diretora Executiva do IBEVAR

Administradora de Empresas. Mestre em Gestão Internacional e MBA Varejo da FEA/FIA/USP. Professora e Coordenadora Acadêmica de Cursos MBA e Pós-graduação da FIA. Conselheira do comitê de marketing/ varejo da ACSP.

Nuno Manoel Dias Fouto,
Diretor de Pesquisas

Coordenador de Pesquisas e Estudos do Provar.
Coordenador do curso de Logística e Distribuição da FIA.
Professor da área de Economia das Organizações da FEA- USP.

Lucio Leite,
Diretor Institucional

Certificado em Gestão Avançada de Projetos e Programas pela Universidade de Stanford (EUA), possui MBA pela ESPM, e graduado em Redes de Computadores com especialização internacional nos maiores players de tecnologia. Atualmente é Diretor de Transformação Digital & Líder para os Negócios de Varejo da Teltec Solutions.

Marco Aurélio Vieira,
Diretor de Marketing

Possui MBA Inteligência de Mercado pela FIA, Bacharel em Administração de Gestão de Negócios pela Faculdade Sumaré e Licenças e Certificados em Branding – Da estratégia de marca à Implantação, Criatividade sem limites e As supercompetência do profissional do futuro pela FAAP. Atualmente é Gerente de Marketing na FIA Business School – Unidade LABFIN.PROVAR e Diretor da H2M Studio de Criação e Marketing Digital.

Diretoria Vogal

Como principais atribuições, os Diretores Vogais opinam, elegem e votam os temas e atividades a serem desenvolvidos pelo IBEVAR. Os Diretores Vogais podem ainda constituir comissões de trabalho e representar o IBEVAR junto a Diretoria Executiva. O trabalho deles junto ao Instituto não é remunerado, sendo todo o lucro do IBEVAR reinvestido em eventos e melhorias institucionais.

Comitê de Varejo Digital

Mauricio Andrade de Paula
Consultor Senior de Indústria da TERADATA
Graduado em Engenharia Elétrica, Pós-Graduado em Criatividade e Inovação, MBA em Tecnologia. Atua há mais de 10 anos no Varejo, em funções executivas de Tecnologia e Implementação de Soluções de Negócios. Atualmente é Consultor Sênior de Indústria na TERADATA.

Caio Bertolazzo
Gerente de Marketplace da Magazine Luiza
Pós-MBA em Negociação Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão Empresarial pela Business School of São Paulo, Graduado em Gestão Comercial pela FMU e Green Belt (Lean Six Sigma) pela Werkema. Dez anos de experiência em vendas B2C e B2B. Especialista em Marketplace, E-commerce, Vendas, Planejamento de Vendas, Key Account Management e Negociação

Carlos Eduardo Alves
Diretor de Marketplace da Riachuelo
Presidente da Associação Comercial Industrial e empresarial de Itajubá, Vice presidente da Ablec – Associação Brasileira de Lojistas de e-commerce, Diretor de marketplace da ABcomm – Associação Brasileira de comercio Eletronico e Diretor de Marketplace do magazine Luiza.
Proprietário da empresa Casa America, no mercado a mais de 60 anos, foi um dos precursores do marketplace no Brasil. Fundador da empresa Integracommerce, que mais tarde foi vendida para o magazine Luiza, Carlos Alves faz parte deste mercado desde o início das primeiras iniciativas e uma das primeiras empresas de tecnologia que investiram em ferramentas para viabilizar a gestão das vendas em sites de terceiros. Antes destas empresas, foi diretor de vendas internacionais da Whirpool detentora das marcas Brastemp e Consul, atuando em toda a américa do Sul e da empresa de Cabos Eletricos Cabelauto, onde foi responsável pela constituição de um centro de distribuição na Argentina. Atuou como gerente de marketing, Gerente de vendas, gerente de planta produtiva e gerente comercial ao longo de sua vida profissional Foi palestrante e possui diversas especializações em Programação Neuro Linguistica, onde atuou por alguns aos como treinador. Formado em Engenharia da Produção pela Unifei, foi pos graduado pela FGV e Especialista em gestão empreendedora pela Fundação Dom Cabral com extensão na Universidade do Canadá.

Bruno Gonçalves
Head de Marketplace no Grupo Netshoes

Comitê PRACS – Prevenção de Perdas, Riscos, Auditoria, Compliance e Segurança

Anderson Ozawa
Diretor de Prevenção de Perdas da Cinemark.
Com 25 anos de carreira construída nos segmentos Varejo, Serviços, Auditoria, Banco e Indústria, Anderson Ozawa é especialista em prevenção de perdas, auditoria, eficiência e operações de varejo e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”. Atualmente é Head de Auditoria Interna e Loss Prevention em empresa multinacional americana e sua experiência com ampla visão do negócio contribuiu para resultados expressivos de redução de perdas, aderência e disciplina operacional, além do aumento da governança corporativa e da eficiência nas operações em todas as empresas que atuou. É Idealizador do Prevenção de Perdas Brasil, um dos maiores canais de conhecimento de prevenção de perdas, auditoria e riscos do país. Administrador de Empresas com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela FGV, também é professor convidado da FIA, Academia de Varejo, Anhanguera, APAS, entre outras instituições.

Fernando Guinzani
Gerente Corporativo de Prevenção de Perdas e Segurança Patrimonial da C&C Casa e Construção.
Possui 18 anos de carreira constituída nos segmentos supermercadista, de luxo e de Home Center. Em sua passagem pelo varejo alimentar, onde permaneceu 14 anos, atuou em diversos projetos dentre os quais destaca-se a contribuição para a criação da Escola de Prevenção de Riscos e Perdas, atualmente uma referência em relação à tecnologia de segurança e capacitação para a área no varejo brasileiro. Em 2015 assumiu o compromisso de implantar a área de perdas, segurança e riscos na subsidiária brasileira da atual líder mundial em cosméticos no mercado de luxo. Atualmente atua no segmento de Home Center, onde lidera um time de 117 colaboradores próprios e 223 terceirizados, distribuídos em três Estados do território brasileiro. É habilitado como docente na área de Humanidades e possui Pós-Graduação em Gestão de Riscos de Fraudes e Compliance pela Fundação Instituto de Administração – FIA Business School.

Comitê Gestão de Pessoas

Reinaldo Nogueira
Diretor Projeto TI 360
Professor de MBA – Pesquisador e palestrante para Inovação em TI e Projetos Ágeis.

Camilo Santos
Coordenador de Comunicação do Magazine Luiza.
É Pedagogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas. Atuou por quase 6 anos no Grupo Dass (FILA/Umbro e Tryon) onde foi responsável pelo projeto que desenvolveu um time de 35 promotores transformando-os em treinadores no PDV. Teve passagem pela Sephora onde foi responsável pelo Projeto de Líderes de Educação, atuou com treinamento e desenvolvimento de equipe de Lojas e Quiosques SephoraCollection. Em 2016 ingressou no E-commerce, foi responsável pela criação e desenvolvimento da Universidade B2W, área focada em capacitação de lojas parceiras que vendem dentro do Marketplace dos sites: Americanas.com/Submarino e Shoptime. Atualmente está a frente da área de Comunicação do Magazine Luiza Marketplace, área responsável por gerar conteúdo de capacitação e desenvolvimento, além de eventos para potencializar o crescimento das lojas.

Comitê de Tecnologia e Inovação

Lucio Leite
Head da vertical de  Inovação do “O Negocio do Varejo”
Certificado em Gestão Avançada de Projetos e Programas pela Universidade de Stanford (EUA), possui MBA em Gestão de Negócios & Inteligência Competitiva pela ESPM, e graduação em Redes de Computadores, com especialização internacional nos maiores players de tecnologia do mundo.
Head da vertical de  Inovação do “O Negocio do Varejo” – Aceleradora digital de conhecimento aplicado no varejo. Tem mais de 25 anos de experiência no segmento e conhecimentos fundamentais para a transformação digital. Atuou em grandes projetos e empresas como Banco Itaú, Citibank, Nokia e Cisco, nas áreas de serviços avançados, engenharia e projetos de redes móveis e de dados. Dentre suas experiências, destaca-se o projeto do primeiro Centro de Inovação da Cisco System, com foco em mercados verticais, como educação, saúde, segurança, e Internet de Todas as Coisas.

Reinaldo Nogueira
Professor Mestre em Engenharia com ênfase em Tecnologia da Informação
Graduado em Administração de Empresas com Pós-graduação nas áreas de Gestão de Projetos e Governança Corporativa. Possui experiencia executiva em empresas nacionais e globais na área estratégica digital com passagens pela Oracle Corporation, PePsico Group e Grupo Abril. Atualmente é executivo da Projeto TI 360, empresa com foco em Estratégia Digital, Tecnologia e Projetos Ágeis.Professor dos programas de MBA da ESPM, FIA/USP, BSP SCHOOL ,SAINT PAUL e SÃO FRANCISCO lecionando Gestão de Projetos Ágeis, Inovação, Marketing Digital e Transformação Humana, Estratégica e Digital.

Marcelo Candido
Gerente de TI na Grupo SOMA
Onze anos de carreira em TI, basicamente dedicados ao varejo. Possui larga experiência em soluções e sistemas fiscais, tendo atuado como Consultor Oracle e Soluções financeiras por 6 anos. Como especialista em TI, fez parte do time da B2W para novas aquisições e soluções fiscais. Desde 2016 no Grupo SOMA. – empresa líder em varejo de moda, dona das marcas Animale, Farm, Foxton, Fábula, ABrand, Cris Barros e Foxton – onde é responsável pelos projetos de TI ligados a melhorias nos sistemas de gestão e financeiro. Possui sólidos conhecimentos e larga experiência em processos fiscais, contábeis e financeiros. Pós-graduando em Governança da TI pela Universidade Candido Mendes e Gestão de Negócios pela BBI – Business Behavior Institute.

Gerando Oportunidades de Negócios

CONTEÚDO

Conheça nossas pesquisas e fique por dentro dos conteúdos mais atuais do varejo brasileiro. Ranking, Pesquisas, Livros, Artigos, Notícias e muito mais.

TENDÊNCIAS

Qual o futuro do varejo? Quais são suas principais tendências e como aplicá-las? Os executivos do IBEVAR analisam e atualizam os temas mais discutidos do mercado para deixar você sempre por dentro. Prepara-se para as inovações do setor

EVENTOS

Oportunidade de participar de nossos eventos de relacionamento, absorver conhecimento e compartilhar experiências com outros profissionais, em um ambiente neutro, onde executivos são pares e não concorrentes.

Atendimento:

55 11 3894-5022

contato@ibevar.org.br

Av. Paulista, 302 - 4° andar - Bela Vista - São Paulo - SP

ASSESSORIA DE IMPRENSA

55 11 2787-6238