Diretorias

Diretoria Executiva

Claudio Felisoni de Angelo,
Presidente

Presidente do Conselho do PROVAR. Professor Titular da FEA-USP. Idealizador do MBA Varejo da FIA.

Patricia Cotti,
Diretora Geral do IBEVAR

Doutoranda e Mestre em Administração com foco em Gestão de Varejo.
Professora dos cursos de MBA, Pós-Graduação e Graduação da Academia de Varejo e FIA.

Nuno Manoel Dias Fouto,
Diretor de Pesquisas

Coordenador de Pesquisas e Estudos do Provar.
Coordenador do curso de Logística e Distribuição da FIA.
Professor da área de Economia das Organizações da FEA- USP.

Marco Aurélio Vieira,
Diretor de Marketing

Possui MBA Inteligência de Mercado pela FIA, Bacharel em Administração de Gestão de Negócios pela Faculdade Sumaré e Licenças e Certificados em Branding – Da estratégia de marca à Implantação, Criatividade sem limites e As supercompetência do profissional do futuro pela FAAP. Atualmente é Gerente de Marketing na FIA Business School – Unidade LABFIN.PROVAR e Diretor da H2M Studio de Criação e Marketing Digital.

Lucio Leite,
Diretor Institucional

Certificado em Gestão Avançada de Projetos e Programas pela Universidade de Stanford (EUA), possui MBA pela ESPM, e graduado em Redes de Computadores com especialização internacional nos maiores players de tecnologia. Atualmente é Diretor de Transformação Digital & Líder para os Negócios de Varejo da Teltec Solutions.

Diretoria Vogal

Como principais atribuições, os Diretores Vogais opinam, elegem e votam os temas e atividades a serem desenvolvidos pelo IBEVAR. Os Diretores Vogais podem ainda constituir comissões de trabalho e representar o IBEVAR junto a Diretoria Executiva. O trabalho deles junto ao Instituto não é remunerado, sendo todo o lucro do IBEVAR reinvestido em eventos e melhorias institucionais.

Comitê de Varejo Digital

Mauricio Andrade de Paula
Consultor Senior de Indústria da TERADATA
Graduado em Engenharia Elétrica, Pós-Graduado em Criatividade e Inovação, MBA em Tecnologia. Atua há mais de 10 anos no Varejo, em funções executivas de Tecnologia e Implementação de Soluções de Negócios. Atualmente é Consultor Sênior de Indústria na TERADATA.

Caio Bertolazzo
Gerente de Marketplace da Magazine Luiza
Pós-MBA em Negociação Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, MBA em Gestão Empresarial pela Business School of São Paulo, Graduado em Gestão Comercial pela FMU e Green Belt (Lean Six Sigma) pela Werkema. Dez anos de experiência em vendas B2C e B2B. Especialista em Marketplace, E-commerce, Vendas, Planejamento de Vendas, Key Account Management e Negociação

Carlos Eduardo Alves
Diretor de Marketplace da Riachuelo
Presidente da Associação Comercial Industrial e empresarial de Itajubá, Vice presidente da Ablec – Associação Brasileira de Lojistas de e-commerce, Diretor de marketplace da ABcomm – Associação Brasileira de comercio Eletronico e Diretor de Marketplace do magazine Luiza.
Proprietário da empresa Casa America, no mercado a mais de 60 anos, foi um dos precursores do marketplace no Brasil. Fundador da empresa Integracommerce, que mais tarde foi vendida para o magazine Luiza, Carlos Alves faz parte deste mercado desde o início das primeiras iniciativas e uma das primeiras empresas de tecnologia que investiram em ferramentas para viabilizar a gestão das vendas em sites de terceiros. Antes destas empresas, foi diretor de vendas internacionais da Whirpool detentora das marcas Brastemp e Consul, atuando em toda a américa do Sul e da empresa de Cabos Eletricos Cabelauto, onde foi responsável pela constituição de um centro de distribuição na Argentina. Atuou como gerente de marketing, Gerente de vendas, gerente de planta produtiva e gerente comercial ao longo de sua vida profissional Foi palestrante e possui diversas especializações em Programação Neuro Linguistica, onde atuou por alguns aos como treinador. Formado em Engenharia da Produção pela Unifei, foi pos graduado pela FGV e Especialista em gestão empreendedora pela Fundação Dom Cabral com extensão na Universidade do Canadá.

Bruno Gonçalves
Head de Marketplace no Grupo Netshoes

Comitê PRACS – Prevenção de Perdas, Riscos, Auditoria, Compliance e Segurança

Anderson Ozawa
Diretor de Prevenção de Perdas da Cinemark.
Com 25 anos de carreira construída nos segmentos Varejo, Serviços, Auditoria, Banco e Indústria, Anderson Ozawa é especialista em prevenção de perdas, auditoria, eficiência e operações de varejo e autor do livro “Pentágono de Perdas: Transformando Perdas em Lucros”. Atualmente é Head de Auditoria Interna e Loss Prevention em empresa multinacional americana e sua experiência com ampla visão do negócio contribuiu para resultados expressivos de redução de perdas, aderência e disciplina operacional, além do aumento da governança corporativa e da eficiência nas operações em todas as empresas que atuou. É Idealizador do Prevenção de Perdas Brasil, um dos maiores canais de conhecimento de prevenção de perdas, auditoria e riscos do país. Administrador de Empresas com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pela FGV, também é professor convidado da FIA, Academia de Varejo, Anhanguera, APAS, entre outras instituições.

Fernando Guinzani
Gerente Corporativo de Prevenção de Perdas e Segurança Patrimonial da C&C Casa e Construção.
Possui 18 anos de carreira constituída nos segmentos supermercadista, de luxo e de Home Center. Em sua passagem pelo varejo alimentar, onde permaneceu 14 anos, atuou em diversos projetos dentre os quais destaca-se a contribuição para a criação da Escola de Prevenção de Riscos e Perdas, atualmente uma referência em relação à tecnologia de segurança e capacitação para a área no varejo brasileiro. Em 2015 assumiu o compromisso de implantar a área de perdas, segurança e riscos na subsidiária brasileira da atual líder mundial em cosméticos no mercado de luxo. Atualmente atua no segmento de Home Center, onde lidera um time de 117 colaboradores próprios e 223 terceirizados, distribuídos em três Estados do território brasileiro. É habilitado como docente na área de Humanidades e possui Pós-Graduação em Gestão de Riscos de Fraudes e Compliance pela Fundação Instituto de Administração – FIA Business School.

Comitê Gestão de Pessoas

Jorge Jubilato
Diretor Pague Menos
É Diretor de Recursos Humanos e Professor Universitário. Mestre em Administração com linha de pesquisa em Gestão de Pessoas e Organizações pela UMESP – Universidade Metodista do Estado de São Paulo, atua a mais de 20 anos na área de RH, ocupando função executiva em empresas multinacionais e nacionais (Grupo Carrefour, Fast Shop, C&C Casa e Construção, e atualmente, Roldão Atacadista). Participa de grupos de discussões acadêmicas e empresariais, sendo Vice-presidente de Gente & Gestão da AAPSA (Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas).

Camilo Santos
Coordenador de Comunicação do Magazine Luiza.
É Pedagogo e pós-graduado em Gestão de Pessoas. Atuou por quase 6 anos no Grupo Dass (FILA/Umbro e Tryon) onde foi responsável pelo projeto que desenvolveu um time de 35 promotores transformando-os em treinadores no PDV. Teve passagem pela Sephora onde foi responsável pelo Projeto de Líderes de Educação, atuou com treinamento e desenvolvimento de equipe de Lojas e Quiosques SephoraCollection. Em 2016 ingressou no E-commerce, foi responsável pela criação e desenvolvimento da Universidade B2W, área focada em capacitação de lojas parceiras que vendem dentro do Marketplace dos sites: Americanas.com/Submarino e Shoptime. Atualmente está a frente da área de Comunicação do Magazine Luiza Marketplace, área responsável por gerar conteúdo de capacitação e desenvolvimento, além de eventos para potencializar o crescimento das lojas.

Comitê de Tecnologia e Inovação

Lucio Moraes
Head da vertical de  Inovação do “O Negocio do Varejo”
Certificado em Gestão Avançada de Projetos e Programas pela Universidade de Stanford (EUA), possui MBA em Gestão de Negócios & Inteligência Competitiva pela ESPM, e graduação em Redes de Computadores, com especialização internacional nos maiores players de tecnologia do mundo.
Head da vertical de  Inovação do “O Negocio do Varejo” – Aceleradora digital de conhecimento aplicado no varejo. Tem mais de 25 anos de experiência no segmento e conhecimentos fundamentais para a transformação digital. Atuou em grandes projetos e empresas como Banco Itaú, Citibank, Nokia e Cisco, nas áreas de serviços avançados, engenharia e projetos de redes móveis e de dados. Dentre suas experiências, destaca-se o projeto do primeiro Centro de Inovação da Cisco System, com foco em mercados verticais, como educação, saúde, segurança, e Internet de Todas as Coisas.

Reinaldo Nogueira
Professor Mestre em Engenharia com ênfase em Tecnologia da Informação
Graduado em Administração de Empresas com Pós-graduação nas áreas de Gestão de Projetos e Governança Corporativa. Possui experiencia executiva em empresas nacionais e globais na área estratégica digital com passagens pela Oracle Corporation, PePsico Group e Grupo Abril. Atualmente é executivo da Projeto TI 360, empresa com foco em Estratégia Digital, Tecnologia e Projetos Ágeis.Professor dos programas de MBA da ESPM, FIA/USP, BSP SCHOOL ,SAINT PAUL e SÃO FRANCISCO lecionando Gestão de Projetos Ágeis, Inovação, Marketing Digital e Transformação Humana, Estratégica e Digital.

Marcelo Candido
Gerente de TI na Grupo SOMA
Onze anos de carreira em TI, basicamente dedicados ao varejo. Possui larga experiência em soluções e sistemas fiscais, tendo atuado como Consultor Oracle e Soluções financeiras por 6 anos. Como especialista em TI, fez parte do time da B2W para novas aquisições e soluções fiscais. Desde 2016 no Grupo SOMA. – empresa líder em varejo de moda, dona das marcas Animale, Farm, Foxton, Fábula, ABrand, Cris Barros e Foxton – onde é responsável pelos projetos de TI ligados a melhorias nos sistemas de gestão e financeiro. Possui sólidos conhecimentos e larga experiência em processos fiscais, contábeis e financeiros. Pós-graduando em Governança da TI pela Universidade Candido Mendes e Gestão de Negócios pela BBI – Business Behavior Institute.

Comitê Pricing

Cristiano Hossri Carvalho
Consultor Sênior da McKinsey Brasil

Especialista em Produtos para o Varejo, em mercados altamente competitivos e sensíveis à inovação; Gestor Executivo de Vendas, com passagem por empresas como; Polti, Ambev, Schincariol, Unilever, Warner Bros. e JBS. Atuou ainda como expatriado na Itália pela Polti/Vaporetto e também no fundo de Private Equity da Butler Capital Partners França como CEO, também é professor da FIA e Academia do Varejo; Especializado na gestão estratégica de marcas, marketing, mercado e comportamento do consumo, varejo e inteligência de mercado, desenvolvendo projetos importantes de posicionamento, identidade e implantação de marcas e produtos em empresas nacionais e multinacionais voltados para os segmentos;  industrial, alimentos, bebidas, licenciamento, higiene pessoal, e produtos hospitalares/ farmacêuticos; Graduado pela Port Chester High School em Nova York, Bacharel em Publicidade e Propaganda pela FIAM, MBA em Gestão de Negócios e Tecnologia pelo IPT/USP, e Mestrado em Negócios Econômicos na Universidade de Harvard EUA.

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