Pesquisas e Estudos do Varejo
Há mais de uma década, o IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo tem uma sólida atuação em pesquisas de mercado.
Os estudos são periódicos e recorrentes, todos com base em métodos econométricos, IA – Inteligência Artificial e NLP – Natural Language Processing e coletados por uma equipe com formação acadêmica e profissional ligadas a Universidade de São Paulo (USP), maior centro de geração de conhecimentos da América Latina.
Esses estudos podem ser baixados gratuitamente e são uma contribuição do IBEVAR ao mercado. Como entidade de referência no assunto, é missão do Instituto trazer conteúdos de qualidade que possam direcionar as melhores tomadas de decisão sobre diversos assuntos do setor.
Os dados presentes nesses levantamentos são um valioso mapeamento detalhado e organizado por segmentos e categorias. É uma ferramenta fundamental para estudar, analisar problemas, identificar soluções e aperfeiçoar o Mercado Varejista.

Pesquisa Projeção de Inadimplência – Trimestral
Período: Dezembro de 2022 e Janeiro e Fevereiro de 2023
Pesquisa Black Friday
Periodo: Novembro/2022

Pesquisa Intenção de Compra
no Varejo
Período 3º Trimestre – 2022

E-Flation – Índice de inflação na internet
Período: Setembro/2022

Pesquisa Dia dos Pais
Agosto 2022

Pesquisa Dia dos Namorados
Tendências de comportamento de compras no varejo

Pesquisa Dia das Mães
Tendências de comportamento de compras no varejo

Pesquisa Natal
Período: Dezembro/2021

Pesquisa 120 maiores empresas do Varejo
Período: Setembro/2021

Quanto é pago e como é pago na Internet

Quanto pesa na Internet
Vídeo
Neste vídeo o presidente do IBEVAR conta como a plataforma reúne profissionais e executivos do varejo, com propósito de ampliar o relacionamento entre empresas e a troca de informações positivas para a economia e a sociedade brasileira.
Outras pesquisas relevante do Varejo
Onde comprar bens duráveis?
O objetivo do trabalho é o de identificar o perfil dos consumidores de três canais de distribuição considerando a influência dos seguintes fatores: social, cultural e psicológico…
A imagem dos candidatos à presidência
A animosidade é a somatória da afeição ou rejeição que o público tem em relação aos candidatos. Essa medida reflete uma característica interessante do comportamento social nas eleições que há a de descaracterização dos…
Principais atributos no comércio de calças jeans
As calças jeans atualmente estão no armário de praticamente toda a população, são considerados itens básicos de vestuário. O jeans possui um elevado volume de comercialização devido à sua capacidade de abranger todas as classes sociais por possuir…
Precificação dos atributos dos calçados sociais masculinos na cidade de São Paulo
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e valorar os atributos dos calçados sociais masculinos que possuem a preferência do consumidor no município de São Paulo. Para isso, o trabalho…