Impacto da mudança da escala 6 por 1
na geração de riqueza pelo varejo
Fevereiro de 2026
Impacto da mudança da escala 6×1 na geração de riqueza pelo varejo
O texto destaca que o debate sobre a escala 6×1 vai além das condições de trabalho, abordando também seus impactos econômicos. O estudo analisa como a redução da jornada semanal, sem mudanças em tecnologia ou produtividade, pode afetar negativamente o Valor Adicionado das empresas, ou seja, a riqueza gerada pelo setor varejista.
Acesse o estudo completo:
O IBEVAR–FIA BUSINESS SCHOOL disponibiliza relatórios completos para seus associados, oferecendo insights valiosos para a tomada de decisão empresarial. Saiba como ser membro.
Em função dos resultados apresentados, o economista Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do IBEVAR, Professor Titular da USP e Membro do Conselho Curador da FIA Business School, oferece sua análise sobre os impactos da mudança da escala 6×1 no varejo:
“A redução da jornada semanal, sem ganhos imediatos de produtividade ou aumento do estoque de capital, tende a diminuir a capacidade de geração de riqueza do setor no curto prazo. O impacto é particularmente mais intenso nas pequenas empresas e nos segmentos mais dependentes de mão de obra, enquanto grandes redes conseguem absorver melhor essa mudança por meio de tecnologia e escala operacional”, comenta.
Convidamos você para ser membro do IBEVAR e ter acesso exclusivo às pesquisas completas. Além de outros benefícios. Esses estudos de mercado podem apoiar as melhores decisões para sua atuação e seu negócio.
Seja membro do IBEVAR
e tenha acesso à pesquisa completa.