Cada vez mais a experiência proporcionada pelas marcas vem se tornando o principal fator na decisão de compra, já que o novo comportamento dos consumidores exige cuidado, eficiência, personalização e aprimoramento do conceito phygital.

O mercado de varejo vive uma grande mudança em direção à automação. Os processos estão cada vez mais inseridos em tecnologia de ponta.

Projeções de mercado apontam que o futuro do comportamento do consumidor na próxima década, é mais digital, mais móvel, mais social e mais envolvente. Um exemplo disso são os temas mais debatidos no setor hoje que envolvem Metaverso e ESG.

Consumidor digital

As marcas se preocupam em criar experiências e serviços que se adaptem ao consumidor digital, ágil, online, imerso e em constante mudança. Não se pode mais pensar no consumidor de uma forma monolítica. É necessário construir um diálogo que atenda a facilidade, a velocidade e a conveniência.

E a tecnologia entra em campo para ajudar atender essas exigências.

O varejo digital não para de evoluir. Mal nos acostumamos com alguma tendência e outra novidade já está diante de nós. É o que está ocorrendo com o phygital. Esse termo phygital nasceu para explicar o conceito da fusão das palavras em inglês physical (físico) e digital (digital). De forma simples, nada mais é do que a integração entre o mundo físico, com o mundo digital.

Percepção mais intensa

Hoje a incorporação das funcionalidades do digital dentro da experiência física do cliente é essencial para os negócios. O inverso também ocorre.

Promover uma boa experiência do consumidor é importante em qualquer canal de venda, online ou offline, mas o phygital pode contribuir com essa percepção de forma mais intensa.

Proporcionar uma experiência Phygital aprimora a identificação dos usuários com a marca.

Investimento importante

Investir em algumas áreas a fim de se adaptar à nova realidade exigida pelo setor varejista, em que as soluções disruptivas como Analytics, Inteligência Artificial, Blockchain ou Realidade Aumentada fazem a toda diferença.

Algumas estratégias não podem faltar em um bom planejamento, tais como:

  • Novas fórmulas de distribuição, com sistemas para melhorar a gestão de estoques e transportes;
  • Ferramentas e aplicações setoriais (sites, soluções de etiquetagem, frotas, gestão de tarifas, etc.);
  • Soluções de gestão empresarial, entre outras.

Dessa forma, o Phygital se projeta como ações que têm o objetivo de engajar e aproximar os clientes de uma empresa e, posteriormente, fidelizá-los. Conquistar clientes fiéis e engajados com a marca é o desejo de qualquer empresa, independente do porte ou setor.

Debate com experiência

Susana Figoli, Diretora de Inteligência de Mercado da GEOFUSION, foi uma das convidadas pelo Comitê de Tecnologia do IBEVAR para falar sobre como a experiência do cliente faz parte de sua jornada de compra e muda decisões. Unir os canais de venda físicos e on-line para o melhor conforto do cliente, fortalece a marca. É o que a executiva destaca nesse trecho do Webinar. Assista.

 

Fonte: Redação IBEVAR