Investimento em tecnologia deve movimentar bilhões de dólares nos próximos anos com o objetivo de inserir as empresas de varejo no Metaverso. Mas é preciso ter cuidado ao aproveitar os novos recursos. 

O Brasil tem mais de 80 milhões de consumidores online, que movimentam quase R$ 90 bilhões por ano. Os números do e-commerce no país crescem e empreendedores do setor devem ficar atentos às inovações e tendências que podem ser aplicadas aos negócios, para aproveitar as oportunidades e esse amplo público.

É o caso do Metaverso, espaço virtual em 3D onde as pessoas podem imergir e interagir por meio de recursos como a realidade aumentada. A tecnologia vem repercutindo bastante e já foi abraçada por grandes marcas, que estão apostando em lojas e provadores virtuais e também na comercialização de produtos 100% virtuais.

A expectativa é que o Metaverso movimente bilhões de dólares nos próximos anos, segundo a consultoria Ernst & Young, e revolucione a jornada do consumidor.

Infraestrutura adequada 

Grandes empresas no país já estão se aventurando com a nova tecnologia. É o caso da TIM e da Lacta, que inauguraram lojas recentemente no Metaverso. Negócios de diferentes portes poderão aproveitar as novas possibilidades, mas para isso o empreendedor deverá estar atento aos aspectos inerentes à implantação de um novo canal de vendas.

A arquitetura de infraestrutura pode impactar de forma significativa o sucesso desse tipo de iniciativa. É necessário implementar um ambiente adequado ao volume de acessos e interações e nessa hora pode-se esbarrar em outro desafio, que é a disponibilidade de profissionais qualificados. Por isso, para que isso aconteça, é necessário que haja incentivo e projetos para formar especialistas no negócio e-commerce aliado a novas tecnologias, para que essas pessoas sejam capazes de tornar essas experiências excelentes, já que ainda é considerado que atualmente o número de profissionais da área seja escasso se comparado ao crescimento do setor.

A tecnologia no varejo

A transformação digital, LGPD, novos modelos de negócios, meios de pagamento digital, novos hábitos de consumo, experiências que nos fazem estreitar relacionamento com as marcas, assistentes virtuais, realidade aumentada e, mais recentemente o fenômeno do Metaverso, são pautas que estão nas agendas do varejo. Porém, nada disso é possível sem uma infraestrutura em tecnologia capaz de habilitar todos os recursos necessários. O IBEVAR realizou um Webinar que proporcionou um bate-papo sobre como a aplicação dessa infraestrutura de TI é um fator crítico de sucesso no varejo.

Assista ao vídeo completo e conheça o acervo do IBEVAR no Youtube com diversos temas relevantes ao mercado.

Fonte: Redação IBEVAR