Depois de tanto tempo a esperada tecnologia 5G está chegando ao Brasil. No último dia 04/11/21, foi realizada pela Anatel o primeiro leilão de frequências. Mas além de muitas mudanças que devem surgir, é importante também incluir a Prevenção de Perdas na equação ao questionar se estamos mesmo preparados para a tecnologia 5G.

E o que muda com a chegada dessa nova tecnologia? A velocidade é a primeira mudança. Baixar e enviar arquivos pelo celular será cerca de 10 vezes mais rápido que atual tecnologia, a 4G. As vídeos chamadas serão mais estáveis. A tecnologia 5G vai democratizar o acesso à internet, principalmente nas regiões com dificuldade de acesso, seja por serem isoladas ou por problemas de infraestrutura. Mais pessoas estarão conectas à internet através dos dispositivos móveis.

 5G e a gestão de riscos

Faço uma provocação: A Prevenção de Perdas está preparada para a tecnologia 5G?

Para facilitar a sua análise e resposta à pergunta acima, trago alguns benefícios que, no meu ponto de vista, a tecnologia vai potencializar e proporcionar.

 Inventários:

  1. Será possível realizar inventários usando a tecnologia de realidade aumentada;
  2. A disponibilidade e análise de dados será rápida, com resultados em tempo real;
  3. A acuracidade das informações será mais precisa;
  4. Atualmente os Drones já são utilizados para os inventários em Centros de Distribuição e redes Atacadistas, entre outras. A utilização será em grande escala com a possibilidade de se usar vários Drones ao mesmo tempo, ganhando em tempo;
  5. Haverá uma melhoria significativa no armazenamento de dados, fotos, documentos e avanço nos sistemas embarcados dos Drones;
  6. Ampla disponibilidade de aplicativos voltados a inventários e controle de vencimento que terão maior robustez e aplicabilidade.

Treinamentos:

  1. Com a disponibilidade de maior velocidade e conexões mais estáveis haverá avanços no uso de Hologramas para aplicação de treinamentos;
  2. Um varejista, uma indústria ou uma empresa de serviços, que tem a necessidade de realizar treinamentos em vários Estados ou fora do País. Com a tecnologia de holograma, associada a ultra velocidade do 5G, será possível em um único treinamento abranger diversos Estados e países, proporcionando economia com os custos de viagens, deslocamentos, entre outros;
  3. Vai melhorar significativamente as plataformas de treinamento online com a gamificação e a utilização da realidade aumentada.

Informações…processos…aplicativos

  1. A mineração de dados (Data Mining), com o uso da 5G, disponibilizará diversas ferramentas que apoiarão em tomada de decisão mais rápida, e assertiva;
  2. Implementação de processos que facilitem a desburocratização e maior agilidade junto a operação, sem que se deixe perder foco, seja ele em atividades preventivas ou de segurança;
  3. Aplicativos de rastreabilidade, checklist, medição, controle de validade, auditoria, segurança trarão inúmeros recursos e possibilidades de aplicação. Aquela análise de risco, montagem de relatório que normalmente demoraria uma semana, quinze dias, poderá entregar dados consistentes e confiáveis em um dia.

Metaverso

Com o advento do 5G abre-se a possibilidade de se criar o Metaverso, que é considerado o próximo capítulo da internet ou o substituto da atual. Será um mundo virtual onde as pessoas poderão realizar qualquer atividade, seja trabalhar, fazer compras, jogar, se divertir, comer etc. Lembra dos jogos de simulação como SimCity? Pois é, vamos dizer, fazendo uma analogia, que será algo nessa linha.

Grandes empresas como Facebook, Microsoft, Roblox, Horizon entre outras, estão trabalhando na montagem desta nova realidade.

Todas as grandes empresas de diversos seguimentos estarão no Metaverso, portanto, a sua empresa também estará.

Imagine uma empresa do varejo dentro do Metaverso. Lá também terá problemas parecidos com o mundo real. Portanto, teremos a figura da prevenção de perdas com viés voltado para processo tecnológico e combate aos crimes cibernéticos, furtos, fraudes e desvios de produtos e informações dentro deste ambiente, que ainda não existe, mas logo baterá à nossa porta.

Nós, profissionais de prevenção de perdas estamos preparados?

Autor: André Ferraz Ochoa (Coordenador de Prevenção de Perdas nas Lojas Eskala, com mais de 18 anos de atuação em Prevenção de Perdas, Segurança Empresarial, Riscos e Gestão de Estoques).

Edição: Redação IBEVAR