A tecnologia é um fenômeno presente na vida moderna. Inovações são implantadas a todo o momento no mercado.  Com o RH não poderia ser diferente. O recrutamento digital passou a ser uma realidade, assim como processos junto aos colaboradores das empresas também estão migrando para o ambiente virtual.

Empresas apostam em recrutamento digital para encontrar profissionais alinhados à sua cultura, mas não abrem mão da seleção humanizada pautada em valores dos clientes.

O departamento de Recursos Humanos passou por transformações significativas em seu modelo de atuação, principalmente nos últimos anos. Muito em virtude de acompanhar as mudanças de comportamento de seus colaboradores e que o mercado viveu nesses últimos anos. O setor teve que se reinventar no sentido de trazer novas culturas organizacionais. A gamificação é um exemplo. Trabalhar as ferramentas tecnológicas para o processo de engajamento junto aos colaboradores é uma tendência. A gamificação não é um recurso totalmente novo, ela já era usada em alguns processos mais pontuais, entretanto tem ocorrido maior implantação nas empresas, com mais aceitação das lideranças e dos colaboradores. Outro exemplo está relacionado à contratação e retenção de talentos. Metodologias com bases tecnológicas tem apoiado os profissionais de RH nessa tarefa a partir de testes de personalidade medidos com recursos digitais.

Valores envolvidos e alinhados

Os processos seletivos hoje usam o conceito da “persona” para traçar o perfil do profissional adequado para o seu negócio. Izabela Mioto, Sócia co-fundadora da Arquitetura RH, avalia que ouvir o cliente é extremamente importante para compatibilizar a pessoa/profissional que virá atender suas expectativas e tudo isso começa no processo seletivo. “Estamos parando pra olhar pra isso com mais atenção hoje. Porque sempre olharam para o cliente, mas a satisfação dele passa por uma “rede”, ou seja, os valores do cliente e de quem o atende precisam estar alinhados. Agora temos algumas mudanças por conta das gerações, das necessidades que a gente tem quanto humanidade. Ouvir mais o que o cliente deseja e entender quem é essa persona que consome aquilo que a empresa oferece, seja um produto ou um serviço, é muito importante pra poder se compatibilizar ao perfil do profissional que a gente agrega na organização pra atender esse cliente”, afirma a executiva. Ela enfatiza que é essencial olhar com um pouquinho mais de carinho para o processo seletivo, mas também oferecer estímulos, que são treinamentos sobre o que esse cliente deseja e conta algumas estratégias que vivenciou e que considera importante compartilhar. “Eu tenho visto empresas abrindo espaço para ouvir o seu cliente antes de tomar uma decisão. Em um passado recente, essa prática era muito rara nas corporações e a decisão era tomada com a base na estratégica, mas será que meu cliente vai valorizar essa estratégia? Cito um caso real para deixar o exemplo bem claro: uma organização me contratou, faz pouco tempo, pra conversar com os clientes e fazer alguns grupos com esses clientes para ouvi-los, e a decisão que eles iriam tomar não era a melhor para eles, não ia de encontro com aquilo que o cliente precisava para os seus negócios. Paramos para ouvir o cliente e isso abriu diversas perspectivas com possibilidades de resultados esperados. Simples assim. Levanto mais uma vez o alerta: será que sua empresa tem profissionais que compatibilizam genuinamente com aquilo que o cliente deseja?”, complementa Izabela Mioto.

Desempenho avaliado em plataformas digitais

Outra importante estratégia que os RHs utilizam e que também tem ganhado roupagem tecnológica são os programas de estágio e trainee. É reconhecido que eles são grandes portas de atração de talentos que, se bem executados, podem formar grandes lideranças dentro da empresa. E muitas corporações se apoiam também em gamificação e aplicativos para avaliar o desempenho dos profissionais recém contratados.

Muitos especialistas afirmam que esses recursos são uma tendência crescente para engajar colaboradores que usam ambiente digital para ajudar a alcançar suas metas e objetivos com pontos, status, recompensas. As plataformas existentes no mercado divulgam como propósito incentivar ações mobilizadoras que possam transformar staff em forças importantes de vendas, de marketing, de recrutamento, sendo assim, envolve todas as áreas de uma companhia. Inclusive o Recursos Humanos e seus processos seletivos, de treinamento e avaliação profissional.

O lado humano potencializado também

Para Izabela Mioto os programas de estágio, dos programas de treinee podem trazer um novo cenário à empresa. “Sou uma fã porque acho que são estímulos importantes para os profissionais que estão iniciando, mas esses programas também abrem espaço pra ouvir a bagagem que eles trouxeram da faculdade, da vida, de possíveis experiências passadas. Os estagiários estão consumindo conhecimento e às vezes chegam com ideias diferentes, afinal o conhecimento é contínuo e é gratificante ver como esses jovens mudam e evoluem dentro da empresa. Para mim, não são só estímulos sobre negócio, mas estímulos que vão trazer comportamentos que farão diferença para o futuro que a organização deseja. E é ótimo estimular e observar isso, porque por muito tempo entendia-se que o treinee ia se tornar gerente em tanto tempo e que tinha uma carreira que trazia algo que seria estático, mas não, é dinâmico! E isso significa que nem todas as pessoas vão ter perfis pra liderança, alguns vão ser exímios especialistas, então dar oportunidade para os gestores e para as empresas observarem qual é o caminho de tendência mais natural e de mais performance das pessoas, que não necessariamente vai combinar em lideranças formais e em termos de liderar pessoas”, afirma Izabela. “E claro que as empresas enxergam a tecnologia como recurso maravilhoso de apoio nesses processos, mas não podemos esquecer que estamos falando de pessoas e que é necessário compatibilizar o máximo possível os talentos naquilo que lhe é mais peculiar”, diz ainda a executiva e complementa “a gente tem visto as empresas com um foco muito legal nas soft skills, muito mais do que nas hard kills, porque sabem que isso é que vai fazer a diferença”, finaliza ela.

Engajamento é a palavra de ordem

O fato é que o engajamento é sintoma de sucesso. E por fim ainda traz um aumento produtividade. Por essa razão que os Recursos Humanos tem colocado ações que incentivam o engajamento como foco em todos os processos. As empresas mudaram seu mindset e hoje acreditam que colaborares engajados significa clientes satisfeitos. As plataformas tecnológicas também servem para reter talentos dentro da companhia e ainda fortalece a cultura da companhia.

Fonte: Redação IBEVAR