Integração do ambiente físico com o online passa a ditar regras e estratégias desses estabelecimentos

Com o mundo cada vez mais conectado, as lojas precisam se adequar aos novos hábitos de compra do consumidor. Dessa forma, e seguindo o caminho das grandes varejistas, os pequenos e médios comerciantes estão revolucionando o ambiente de trabalho, onde passaram a integrar canais On e Off em seus processos de vendas, capitalização e manutenção de clientes. Diante disso, estes estabelecimentos apostam em novas tecnologias e modelos disruptivos de negócios, os quais prezam por um serviço automatizado, rápido e eficiente, além de auxílio de ferramentas, apps, dispositivos inteligentes e plataformas online que melhorarem a experiência de seus consumidores.

Para Claudio Felisoni de Angelo, economista e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), “é preciso entender o comportamento dos clientes e suas necessidades, além de estar disposto a reinventar seu modelo de negócio usando a tecnologia como ferramenta transformadora”. Segundo estudo da Croma Marketing Solutions, 60,4% dos consumidores pretendem usar o autoatendimento nos próximos anos e os fatores que mais devem influenciar as compras são: a comodidade (69%), o tempo (61%) e o atendimento em si (44%).

“Os pequenos varejistas precisam aderir às novas tecnologias para continuarem competitivos no mercado. Além disso, precisam buscar por inovações que descompliquem a jornada de compra de seus consumidores”, explica o economista. No Brasil, ainda há uma grande concentração de estabelecimentos ligados aos antigos modelos de negócio e estratégias muito tradicionais de vendas. Por isso, quanto mais tecnologias disponíveis no mercado, maiores serão as chances de dinamizar este comércio.

“Já observamos uma grande mudança na mentalidade dos pequenos empreendedores. Em diversas lojas e estabelecimentos, já é possível encontrar lojas sem caixa ou estoque e que prezam pela integração do ambiente físico e online, tanto para aumentar a experiência de compra do consumidor como para abrir o leque de vendas da empresa”, finaliza Felisoni

Sobre o IBEVAR

O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo & Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes. O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. www.ibevar.org.br

Fonte: IBEVAR