Setores de Recursos Humanos potencializam o uso da gestão colaborativa e moderna, em que gestores de diferentes áreas trabalham junto ao RH, para desenvolverem estratégias mais eficientes no desenvolvimento dos colaboradores. Ao focar em melhores práticas da gestão de talentos, a organização garante a satisfação de suas equipes e, consequentemente, atinge melhores resultados.

O RH tem um papel primordial na engrenagem de uma empresa. Muitas decisões são tomadas por esse setor para garantir o sucesso da organização ou comandar a necessidade de mudanças. Um dos principais passos é o desenvolvimento de uma gestão experiente, capaz de conceituar, expressar e defender a cultura da empresa, como também, gerir a equipe de maneira motivadora. Afinal, possuir e manter talentos dentro da empresa também faz parte das estratégias de negócios.

Um dos maiores desafios das organizações na pós modernidade é despertar em seu corpo de colaboradores o real sentido do líder formador (líder que forma líder). Para se atingir essa excelência, é importante que o setor de Recursos Humanos esteja alinhado com o propósito de manter essa dinâmica de desenvolver talentos e seguir projetos que influenciem seus líderes a formarem outros líderes.

Novas culturas organizacionais

Os RHs passaram por grandes transformações em seu modelo de atuação, principalmente nas duas últimas décadas. O setor teve que se reinventar no sentido de trazer novas culturas organizacionais que atendessem a uma mudança de comportamento e expectativas dos colaboradores. Os profissionais de hoje querem saber se os seus propósitos estão alinhados com os da empresa. Além de buscar requisitos como possibilidades de desenvolvimento, também querem estar inseridos em projetos ambiciosos, inovadores, além de contínuo aprendizado.

Essa temática é tão relevante no mundo dos negócios que não fica restrita apenas às decisões dos departamentos responsáveis. O assunto atravessou os muros acadêmicos e é debruçado em estudos de universidades como a Ohio State University, Michigan University, entre outras, onde pesquisadores buscam esclarecer qual o novo perfil dos líderes e liderados e a importância dessa compreensão para uma gestão de sucesso.

A grandeza desse debate chegou à ONU (Organização das Nações Unidas), que tem uma banca especializada em desenvolvimento de líderes globais e colocou em seus compêndios que: todo o exercício de liderança só é caracterizado como LIDERANÇA se possui o intuito de promover transformações positivas (para o bem) em seus liderados e pessoas indiretas à sua gestão.Para tanto, as empresas precisam estar atentas à cultura de diversidade e inclusão em seu corpo de colaboradores.

Programas modernos de gestão

Em outros tempos, predominava a visão burocrática nas organizações, dentro da qual a interação e a sinergia no trabalho eram pontos sem luz. Hoje, os holofotes estão apontados para a necessidade dos setores de RH pensarem em programas modernos de gestão que atenda a expectativa não apenas do desenvolvimento profissional, mas também do desenvolvimento pessoal de todos que fazem parte da corporação.

A gestão de talentos deve envolver técnicas para atrair, reter e desenvolver talentos, impulsionando inovações por meio da aplicação de tecnologia à boa parte das funções dos Recursos Humanos.

A tecnologia tem se feito presente em diversas áreas das empresas. Inovações são implantadas a todo o momento no mercado.  Com o RH não poderia ser diferente e vemos muitas corporações aliar novos modelos de Recursos Humanos à gestão 4.0, uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço no setor de varejo e consumo.

O novo RH 4.0

O conceito 4.0 surgiu pela primeira vez na indústria em 2011 na apresentação de um projeto com objetivo de trazer novas estratégias direcionadas para a área da tecnologia do governo alemão. Isso aconteceu em Hannover, em uma feira de negócios. Conhecida como a quarta revolução industrial, a indústria 4.0 se refere às todas as inovações tecnológicas e de automação dos processos. O movimento chegou a um patamar de expansão que impactou também outros setores e fez surgir o RH 4.0, que tem como princípio a automatização dos processos.

Ao longo desses anos, o que se percebeu foi que a tecnologia passou a conectar pessoas, integrar processos, aumentar produtividade, melhorar os ganhos e a eficiência. Isso contribui na agregação de valor aos profissionais, que ao conseguirem focar nas atividades essenciais, melhoram, consequentemente, o ambiente de trabalho e o bem-estar dos funcionários, alcançando assim resultados mais interessantes e elevando o lucro da empresa.

Uma prática positiva

Com a implantação da gestão 4.0, todos os departamentos das organizações devem participar dos processos como recrutamento e seleção, administração de benefícios e gestão de desempenho. Isso ocorre através do uso de ferramentas e métodos que auxiliam e colaboram com o RH, mantendo boas práticas e rotinas inteligentes dentro da cultura organizacional. Essa dinâmica se torna muito positiva, afinal, tem como propósito colocar os profissionais como prioridade e essa máxima deixe de ser apenas um jargão mercadológico e passa a ser uma prática dentro da empresa, com a adesão e aprovação do corpo colaborativo e de liderança.

As práticas de Gestão 4.0 também podem ajudar nas tomadas de decisões que envolvem imprevistos, como foi o caso da pandemia. Durante esse período, um aliado fundamental para fortalecer o comprometimento dos profissionais foram os cursos online, particularmente adequados ao contexto de trabalho inteligente e às necessidades especiais de conciliação da vida profissional e pessoal. Um exemplo deste modelo são os cursos do Labifin.Provar-FIA (Fundação Instituto de Administração), que durante esse período desafiador, transformou sua grade de pós graduação e MBA em modalidades à distância para não deixar de atender os profissionais que estão em processo de ampliar seus conhecimentos. Atualmente, com a retomada, é possível encontrar na gama de especializações do  Labifin.Provar-FIA modalidades presenciais, telepresenciais e à distância.

Pilares e benefícios do RH 4.0

Hoje vemos muitos outros pilares serem utilizados pelo RH 4.0, tais como:

Tecnologia: recursos como computação em nuvem e conectividade são usados para analisar perfis comportamentais e automatizar processos de recrutamento e seleção;

Estratégia: as soluções de tecnologia começam a fazer parte do planejamento estratégico do RH da organização, garantindo tomadas de decisões mais assertivas e analíticas;

Gestão Comportamental: aqui não se olha apenas para a gestão dos colaboradores, mas também se preocupa em treinar e desenvolver habilidades, para que se tenha equipes eficientes e que saibam que fazem parte de projetos com propósito.

São diversos os benefícios da implementação do RH 4.0 para as empresas. Entre tantos impactos positivos podemos citar aqueles de maior relevância, como:

  • a redução de custos relacionados a MOD e materiais (papel, computadores);
  • maior facilidade para a tomada de decisão;
  • a ampliação do poder estratégico no que se refere a gestão de pessoas;
  • aumento da probabilidade de atrair e reter profissionais qualificados;
  • melhoria na otimização de processos;
  • a redução de erros e trabalhos manuais;
  • entre outros.

O fato é que o RH 4.0 indica uma mudança de mentalidade, tornando os processos mais estratégicos, além de focados na otimização da gestão de pessoas e da sua função no negócio.

Fonte: Redação IBEVAR