Projeto com experiência omnichannel idealizado pelo Grupo Soma adotou uma grande estratégia que considerou toda a cadeia de fornecedores, lojas, multimarcas parceiras até chegar ao cliente. A inovação tecnológica permitiu maior controle sobre a venda e garantiu mais agilidade da entrega do produto ao consumidor.

O Grupo Soma é uma marca reconhecida pelos consumidores, teve sua representação no varejo ainda mais consolidada ao ser um dos vencedores do Ranking IBEVAR – FIA 2021 na categoria de Varejo B2C. O Prêmio de inovação no varejo, desenvolvido pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, liderado por Lúcio Moraes, Diretor de Transformação Digital e Líder de Negócios de Varejo Teltec Solutions em conjunto com o Comitê de Varejo Digital, dirigido por Mauricio Andrade, Diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição Latam Capgemini Brasil, apresenta ao mercado projetos que se referenciam como transformadores do setor. O Grupo Soma trouxe uma inovação ao criar um híbrido entre a venda digital e a venda física e levou os clientes para dentro de suas lojas/escritório sem que eles precisassem sair de casa.

Experiência arrojada

O Somalive conseguiu, através de seus livecommerces se tornar um novo ponto de contato do cliente com a marca, que proporcionou uma experiência de compra nunca antes vista. O Somaplace trouxe para o consumidor a possibilidade de comprar produtos das suas multimarcas, produtos esses que muitas vezes estão esgotados dentro das lojas e ecommerce. Isso fortalece a marca por oferecer acesso ao estoque, atende a necessidade do cliente por determinado produto e fortalece as multimarcas, pois gira seu estoque no meio digital.

O projeto permitiu disponibilizar o estoque das multimarcas, lojas e ecommerce do Grupo Soma em um único ambiente. O efeito desta experiência omnichannel para o segmento trouxe a possibilidade de controle sobre a venda, garantindo que o produto seja enviado para o cliente no ponto de contato mais próximo dele, reduzindo o tempo de entrega e aumentando sua experiência de compra.

Estratégias e diferenciais

A maior estratégia adotada pelo Grupo Soma foi pensar em toda a cadeia de valor, desde os fornecedores, multimarcas parceiras até chegar ao cliente. “Com isso, criamos produtos digitais que entregam o melhor para as multimarcas e para os clientes que saem sempre satisfeitos”, afirma Alisson Calgaroto, CTIO – Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Soma.

Para ele, o mercado B2C precisava se revolucionar digitalmente. Ele conta que ambas as soluções criadas foram com esse pensamento disruptivo. “No Somaplace conseguimos digitalizar nossas multimarcas parceiras e trazer seus produtos para serem vendidos em nosso e-commerce e no Somalive, proporcionando aos clientes, que antes eram somente físicos, experiência digital”, completa Alisson. Já os clientes que eram somente digitais foram estimulados a conhecer as lojas, mesmo que virtualmente, despertando um desejo e um crescimento das duas partes. “Os dois projetos começam a se conversar a partir do momento que disponibilizarmos para nossas multimarcas a possibilidade de trazer o cliente para o digital por meio das lives e assim ganhar novos públicos e horizontes”, avalia.

Participaram também da idealização e execução do Projeto, Álvaro Santiago, Coordenador e Idealizador do Somaplace; Talita Freitas, Product Owner do Somalive e Gabriel Arruda, Especialista em Inovação e Idealizador do Somalive.

Plano para o futuro

“Queremos nos consolidar no mercado como umas das maiores tech varejo companies do Brasil. Ser a maior do varejo de moda e figurar entre as maiores nos diversos setores”, completa Alisson Calgaroto. Essa foi a grande motivação para a inscrição desse projeto no Ranking IBEVAR – FIA 2021, já com o pensamento de que o Grupo Soma poderia ser bem reconhecido por esse projeto inovador. E o planejamento futuro é continuar avançando nos próximos anos. Ele declara que o Grupo Soma pretende participar do Ranking novamente e reconhece que estão evoluindo tanto o Somaplace quanto o Somalive para novos patamares. “Acreditamos que podemos vencer novamente nos próximos anos. Porém estamos trabalhando em projeto inédito no Brasil e no Mundo que nos elevará a uma das marcas mais digitais e inovadoras do mundo”, revela!

Segundo o Diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Soma, receber a premiação foi transformador e muito positivo para a marca, pois o Ranking IBEVAR – FIA é um evento que mostra como uma empresa pode ser realmente inovadora e reconhecida no varejo com ações que podem fazer toda a diferença para o setor. “É essa imagem que queremos passar para o mercado e para o consumidor. Estamos muito felizes com a premiação e esperamos ampliar nossa participação nos próximos anos nessa e em outras categorias também. Estamos trabalhando e nos empenhando muito para isso”, finaliza Alisson Calgaroto.

Fonte: Redação IBEVAR