Este tipo de levantamento é inédito na indústria varejista e tem como objetivo tornar mais transparente as práticas e necessidades em relação à igualdade de gênero

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), em parceria com o Programa Diversidade em Conselho (PDeC), vai incluir pela primeira vez no Ranking IBEVAR – FIA a medição da diversidade de gênero em conselhos de administração e na gestão de empresas do varejo.

A medição será feita anualmente já a partir da edição de 2021, a ser divulgada ainda neste segundo semestre. O varejo é o segundo gerador de empregos com carteiras a assinadas no Brasil, só perdendo para o setor público.

“A parceria com o Ibevar para entender a performance setorial é uma grande conquista para o PDeC. Com essa medição, poderemos ter visibilidade das melhores práticas e também das necessidades do varejo em relação à diversidade nos conselhos”, afirma Adriana Muratore, coordenadora do PDeC, que atua no mercado de varejo e consumo há 30 anos.

O PDeC busca melhorar a governança corporativa das empresas do Brasil por meio do aumento da diversidade nos conselhos. O programa tem como mentores diversos conselheiros(as) de empresas varejistas, entre eles Inês Corrêa de Souza (Magazine Luiza), Ronaldo Iabrudi (GPA), Flavia Almeida (BRF), Antonio Carlos Pipponzi (RaiaDrogasil e IBGC), German Quiroga (Centauro, C&A e Cbasi) e Roberto Funari (Alpargatas).

“O setor varejista, seja em sua cadeia produtiva ou administrativa, se transforma a cada instante. Por essa razão, incluímos esta nova dimensão assim como outros importantes aspectos. Motivados pela inovação e em sintonia com as demandas sociais, firmamos a parceria. Desta forma, entendemos que demos um grande passo em uma classificação mais assertiva e inclusiva nas grandes organizações varejistas”, comenta Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar.

Realizado há 12 anos, o Ranking IBEVAR – FIA traz dados sobre as grandes empresas varejistas do Brasil a partir de um levantamento amplo nas redes sociais (textos e vídeos) por meio de aplicação de recursos de inteligência artificial e do modelo Natural Language Processing. Todo ano, junto com a divulgação do relatório, o instituto realiza um evento de premiação.
Além da avaliação da presença das mulheres na direção e governança das empresas de varejo, o ranking deste ano terá informações sobre faturamento, eficiência, imagem (com a premiação das mais admiradas pelos consumidores), franquias e a premiação das empresas mais admiradas pelos colaboradores.
O evento de divulgação acontecerá dia 16 de setembro, às 19h, ao vivo pelo canal do Youtube e redes sociais do Ibevar e do Labin.Provar-FIA.

Fonte: Valor