A pesquisa prova que a diversidade e a inclusão no local de trabalho se correlacionam diretamente com a inovação direcionada, uma melhor compreensão dos clientes, um maior retorno sobre o patrimônio e ganhos significativamente maiores. Os CEOs varejistas e de marca de consumo têm sua importância nisso.

O mercado mundial atualmente requer um pensamento de inclusão e diversidade, partindo do pressuposto de que essas qualidades sejam encontradas na atuação do CEO. Esses dois fatores tornam-se estratégicos para a captação e retenção de talentos, a fim de lograr êxito à empresa ao se adaptar às rápidas e frequentes mudanças do atual mundo globalizado. Para explorar o assunto, os CEOs da PWC, The Clorox, J.C. Penney e Best Buy apresentarão como essa prática cultural é trabalhada dentro de suas empresas e qual o benefício alcançado.

Ao tratar de inclusão no local de trabalho, o pensamento vai além de incluir profissionais com algum tipo de incapacidade. Deve-se compreender que, dentro das organizações, as pessoas precisam ser capazes de relacionar-se com um grande número de colaboradores que são diferentes entre si, seja pela faixa etária, visão de mundo e/ou fatores culturais, tendo em vista que essa diversidade propicia a produtividade e eficiência da empresa.

Ter um ambiente favorável ao incentivo à diversidade estimula os colaboradores a se sentirem motivados e dispostos a irem além de suas responsabilidades, tendo espaço para conseguirem inovar tanto em atividades simples do dia-a-dia quanto em projetos importantes. Nesse contexto, o estímulo e incentivo ao alto desempenho não acontece sem a participação efetiva da liderança, ao abrir espaço para a inovação. O trabalho em conjunto dos líderes e  colaboradores engajados a inovar, tendo seus talentos aproveitados da melhor forma, gera êxito e melhores resultados para a organização.

Conhecer os clientes, seu perfil, gosto e preferências, é fundamental para toda empresa. Ter potencial para evidenciar que se preocupa com seus consumidores, gera à organização um diferencial competitivo. Mediante às diferentes demandas do consumidor, é de extrema importância a presença de colaboradores com pensamentos diversificados para atender, com qualidade, ao máximo de público através de produtos e serviços exclusivos. A participação do CEO é indispensável para alcançar uma equipe diversificada, em que há diferentes maneiras de enxergar uma situação, a fim de se obter o resultado mais positivo.

Valorizar a diversidade cultural é uma estratégia para o crescimento do negócio. A participação do CEO, para estimular a inovação e participação de uma equipe diversificada, faz com que a empresa atenda aos diversos tipos de consumidor, se adapte às constantes mudanças no mercado e seja cada vez mais competitiva, com ganhos consideravelmente maiores. E como você, CEO brasileiro, investe na inclusão e diversidade no seu local de trabalho?

Fonte: Jaqueline Lepka Brandão | Saint Paul Advisors

Aproveite também para discutir sobre Gestão de Pessoas, retenção de talentos e engajamento de colaboradores em nosso Pós NRF, dia 22/02/2018! Envie um e-mail para ibevar@cloneibevar.mystagingwebsite.com.