O Vale do Silício é o principal polo de tecnologia e empreendedorismo mundial. O comportamento ousado e as ideias inovadoras das empresas que compõem a região multiplicam estratégias de sucesso globalmente. Essas corporações tem uma característica em comum: todas são empreendimentos digitais. Entretanto esse universo tem enfrentado desafios quando falamos no desenvolvimento de negócios atualmente. 

Tendência de inovação para o mundo, o Vale do Silício é localizado Califórnia, nos Estados Unidos, região considerada centro industrial que concentra várias empresas de tecnologia da informação e computação e tem como objetivo gerar e incentivar o aperfeiçoamento científico.

Polo tecnológico

O início da constituição do Vale do Silício data de 1950. Ele foi impulsionado pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra Fria. Sua construção se deu em razão da necessidade de produção de armas e construção de aviões de caça. Na época, as indústrias instaladas na região foram as fornecedoras desses materiais.

Já alguns historiadores defendem que o polo tecnológico foi constituído no ano de 1906 está associado à origem do rádio. Na época, engenheiros tinham seus laboratórios instalados na região e iniciaram os testes desse meio de comunicação.

Líderes mundiais em inovação

Em razão da facilidade para obter materiais e baixo custo, vieram outras empresas do ramo de tecnologia, também com o intuito de conseguir avanços em eletrônica. Como as empresas do Vale do Silício geram ideias empreendedoras, com novas invenções, hoje são líderes mundiais em inovação.

Sem deixar de considerar as especificidades de cada região, é possível, sim, aprender com a experiência do “modo de fazer” típico do Vale Silício. A verdade é que as empresas desse polo tecnológico estão ajudando a popularizar novas formas de gerir os negócios. Assim, a tecnologia inspirada nesse centro permite que as empresas varejistas se ajustem às necessidades dos consumidores e ofereçam uma experiência de consumo superior.

A tecnologia no topo

Como o mercado do varejo pode se beneficiar da tecnologia? Esses recursos podem ser úteis no atendimento ao mercado – que é cada vez mais exigente -, na compreensão do comportamento dos clientes, no acompanhamento das tendências e na compreensão de fatores que influenciam a decisão de compra. Entre as tecnologias que podem ser aplicadas no negócio, existem várias opções, por exemplo, a comunicação digital, as vitrines digitais e a sinalização digital. É inegável constatar que a região detém um poder tecnológico e que influência essa área por todo o mundo. O Vale do Silício é o berço de companhias como Google, Apple, Facebook, Instagram, Twitter, Airbnb e YouTube. Foi lá, inclusive, que partiram as primeiras iniciativas de segurança de informação GDPR (General Data Protection Regulation) e controle de risco. Hoje, esse tema é prioridade na agenda das empresas pelos quatro cantos.

Visão de quem atuou por lá

Felicio Ferraz, Cluster CEO / Managing Director | CFO(BR)® Certificado IBEF-SP | Business Strategy & Commercial Performance | International & Cross-Cultural Leader | FMCG Business Growth & Distribution Strategies | High Impact Results, que teve a experiência de atuar na região, diz que para ele, este polo serve de estímulo à inovação, de influência positiva.  “Estive recentemente na Rio Innovation Week (RIW) e acredito que as startups brasileiras, influenciadas pelos modelos do Vale do Silício, ainda vão surpreender o mercado. Tem muita coisa boa vinda por aí com base nos ensinamentos das empresas do Vale”, comenta ele.

O executivo é categórico ao mencionar como uma característica relevante do Vale do Silício, o estímulo ao espírito empreendedor e à criatividade do mais alto nível de competência. “Para mim, o maior exemplo que o Vale do Silício pode oferecer para as empresas brasileiras é o espírito que os executivos chegam lá. Aquele espírito de startup. De ter o mindset de testar com pouco dinheiro e a partir dos resultados alcançados, escalar o negócio”, comenta ele. Segundo Felício, muitos executivos conquistam ascensão em empresas situadas no Vale do Silício antes de terminar a faculdade. “Há uma concentração de talentos ali. Pessoas que procuram estar próximos dos problemas do mercado, da dor do cliente e que resolvem sempre com inovação”, avalia o executivo.

O Vale do Silício é conhecido hoje por ser um lugar com bastante espírito colaborativo. O modelo de competição interna e externa ficou para trás e deu lugar a um ambiente em que ideias e soluções são compartilhadas a todo o momento.

O resultado disso é um ambiente com muitas trocas e colaboração. Além disso, as informações fluem muito mais facilmente entre os profissionais. Externamente, a colaboratividade resulta em um ecossistema de trabalho coletivo e que trabalha junto por um mundo melhor.

Outra realidade

Mas será que a era de outro está acabando? Há notícias que circulam pela grande mídia que revela que há uma outra realidade paralela acontecendo hoje no Vale do Silício. A região que vive nos sonhos de jovens de todo o mundo que buscam trabalhar na área da tecnologia passa por uma séria crise com alugueis altos e empresas marcadas por escândalos.

Isso quer dizer que o vale dos sonhos pode ter virado um pesadelo? Reportagens na mídia relatam que sedes das gigantes da tecnologia são alvos de processos e que trabalhadores das empresas não conseguem mais pagar por moradia. O fato é que sabemos que o mercado é vivo, cíclico e está em constante transformação. Se de fato a era de sucesso do Vale do Silício está no fim, com certeza aparecerão novos polos com muito mais inovação por aí. O Metaverso está batendo à porta para nos mostrar isso. Vamos aguardar, e ficar bem atentos às notícias desse Blog, para saber o que o futuro nos reserva.

Marcas que fazem parte do polo tecnológico do Vale do Silício: 

Google – O maior e mais famoso site de buscas é uma empresa referência quando o assunto é desbravar e criar aquilo que ainda não existe, sem enfrentar concorrência. Originariamente uma empresa de publicidade online, hoje a Google oferece uma série de produtos e serviços que não necessariamente conversam diretamente com o seu business inicial.

Apple – A Apple é um grande destaque do Vale do Silício por diversos motivos. Sua cultura é tão forte que acabou por se tornar o posicionamento da marca. O slogan “Think Different”, da época em que Steve Jobs estava à frente da Apple, demonstra o que o seu líder esperava dos seus funcionários e como são os produtos criados.

Airbnb – O Airbnb é um excelente exemplo de negócio colaborativo. Apesar de ser a maior empresa de hospedagem do mundo, não possui um quarto sequer como sua propriedade. A colaboração e o compartilhamento são a base do negócio.

Netflix – Quando se fala em cultura organizacional forte e Vale do Silício, o pensamento é unânime: Netflix. A empresa pioneira no serviço de streaming, que reinventou a forma como consumimos séries e filmes, é referência para milhares de empresas do mundo todo.

Fonte: Redação IBEVAR