Comprometida com os pilares de Diversidade e Inclusão, a Nestlé avança nessa jornada e disponibiliza sites com ferramentas de inclusão digital. As plataformas Nestlé Com Você e Receitas Nestlé contam agora com conteúdos acessíveis às pessoas com deficiência.

Os dois portais podem ser acessados de qualquer dispositivo e, agora, possuem controle de contraste na tela, ajuste de fontes, tipografias e imagens para auxiliar pessoas com daltonismo, vídeos em libras para pessoas surdas e recursos para guiar pessoas cegas ou com visão reduzida.

Iniciativas de destaque

A Nestlé possui um Centro de Competência em Gestão de Pessoas dedicado à D&I e realiza diversas ações para garantir a inclusão entre as pessoas que trabalham na empresa e contribuir com a melhor comunicação e divulgação de seus serviços ao público externo. Em 2021, a inclusão de libras no serviço de atendimento ao consumidor e o benefício opcional de retificação de nome para colaboradores transexuais (em posições efetivas e de estágio) foram iniciativas de destaque. No Dia Internacional do Orgulho LGTBQIA+, a companhia realizou a ação “Por Trás do Post”, mostrando nas redes sociais histórias de colaboradores que tem ligação à causa e que estão por trás das publicações realizadas pelas marcas Nestlé, reforçando os cuidados da empresa ao longo do ano, não apenas em datas específicas. Além disso, a Nestlé criou também um banco de talentos para pessoas negras e pessoas com deficiência. “Sabemos que ainda precisamos evoluir muito nessa jornada, mas estamos comprometidos em avançar um pouco a cada dia para refletirmos o país diverso e plural que é o Brasil”, comenta Helen Andrade, Head de Diversidade & Inclusão da Nestlé no Brasil.

No início de 2021, a companhia anunciou o Serviço Nestlé de Atendimento ao Consumidor de atendimento por meio de vídeo em libras, além disso a acessibilidade também passou a ser disponibilizada no Programa Especializado de Apoio ao Colaborador (PEAC), um canal em que colaboradores ou familiares podem se consultar com profissionais especializados sobre questões emocionais, sociais, jurídicas e financeiras. A acessibilidade também foi incorporada ao canal de informações ao colaborador sobre seus benefícios na empresa, como planos médico, odontológico, remuneração, vale alimentação, entre outros.

Para clientes e colaboradores

Iniciativas que se somam a diversas outras que a companhia já realizou anteriormente para atender seus colaboradores surdos com comunicações, treinamentos e serviços acessíveis. Na fábrica da Garoto em Vila Velha (ES), por exemplo, são mais de 90 colaboradores surdos. A unidade conta com um trabalho estruturado nessa frente há mais de 10 anos. Hoje a fábrica possui uma tradutora na equipe interna e conta com a parceria com uma empresa de tradução e interpretação, além de realizar treinamentos e comunicações internas adaptados com libras, campanhas de conscientização e iniciativas para que outros colaboradores e líderes aprendam libras e possam se comunicar melhor com os colegas de trabalho. A pessoa surda que inicia sua carreira na Nestlé também é recebida com uma integração em libras e legendas.

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR