Camicado reformula suas lojas e aposta em novo modelo focado na experiência do cliente que mescla exposição, comercialização, entretenimento e oferta de soluções.
A Camicado é uma marca reconhecida pelos consumidores no segmento de artigos para casa e decoração. Pertence à rede das Lojas Renner e desde janeiro de 2022 vem passando por uma reformulação em suas lojas físicas.
Atualmente, a rede varejista recebe em média 40 milhões de visitas por ano em suas unidades físicas.
A proposta da marca com a mudança para o novo formato é transformar o ponto de venda, focado em exposição e comercialização, em uma local de experimentação, entretenimento e oferta de soluções.
Projeto piloto
A loja do Shopping Ibirapuera, em São Paulo foi a pioneira em estrear o novo modelo. Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2022 por um processo de readequação, mas de forma gradativa sem interromper o funcionamento. Ao implantar o novo formato de forma piloto neste ponto de venda e consolidar resultados favoráveis no primeiro trimestre do ano, a marca decidiu expandir o mesmo padrão a todas as lojas que serão inauguradas.
Natan Anaf, diretor da Camicado destacou que com investimentos modestos e forte potencial de retorno, a empresa criou um ambiente envolvente que explora o universo dos produtos. “Evoluímos do conceito de PDV, ponto de venda, para PDX, ou ponto de experiência, uma tendência que cresce nos principais mercados mundiais”, comenta o executivo.
Mudanças pontuais e efetivas
Entre as novidades do novo espaço, a estratégia de retirar as vitrines facilitou o acesso mais livre do público e o ambiente interno foi redesenhado com o objetivo de favorecer a circulação e a experimentação dos produtos. O novo formato amplo e aberto estimula a visão completa dos estilos e categorias de artigo à disposição e também sugere o toque, a composição de cores e variedades. Essa experiência foi potencializada com uma estratégia simples de dispor mesas livres em todo o espaço da loja para que os consumidores possam montar e testar suas próprias combinações de peças.
E como especialistas dizem que no varejo não há mais fronteiras entre o físico e o digital, a marca se preocupou em trazer para a loja também as soluções digitais, como totens em que os clientes podem consultar o blog da Camicado para encontrar recomendações e dicas de decoração.
Novidades também nas parcerias
E as novidades não se encerraram ainda. Neste novo modelo, os sellers do marketplace poderão vender nas lojas físicas itens antes não oferecidos nesse canal, como móveis, estofados, luminárias e cortinas. Nestes casos, eles fazem a entrega nas casas dos consumidores, sob supervisão da Camicado, que fechou 2021 com 200 parceiros em sua plataforma de e-commerce.
Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR