O RH das grandes empresas ganhou holofotes, principalmente após o período de pandemia, em que esse setor viu a necessidade de acelerar processos em análise, testes e avaliações que não tinham mais tempo de serem observados e precisaram ser colocados em prática em tempo recorde. Em 2023 novas tendências estão em pauta.  

Novas estratégias são sempre importantes para motivar a visão de negócio e processo de tomada de decisão. Para isso, engajamento é fundamental para um resultado eficiente e eficaz.

Compreender o design organizacional e qual o papel de todos os envolvidos no negócio, assim como qual o nível de impacto de cada “posição”, faz com que as mudanças sejam mais ágeis e mais assertivas.

O RH tem como meta realizar a mudança de cultura empresarial sempre com o objetivo de unir propósitos da companhia com os de seus colaboradores e também consumidores.

Vamos ver os tópicos que estão em alta nas avaliações do RH em 2023:

Liderança criativa 

Liderança é um dos principais desafios do RH, contudo, as metodologias utilizadas atualmente não conversam com a nova economia.

Desenvolver a nova geração de lideranças é prioridade para 60% dos RH´s. O cenário é diferente, a geração é outra, as demandas de mercado e de consumo mudaram e as formas de desenvolver e gerir as pessoas têm demandado criatividade e mais alinhamento.

Não é mais sobre conhecer técnicas de feedback e sim como desenvolver liderança capazes de dar motivos para que as pessoas queiram ficar nas empresas.

Um grande desafio, visto que a grande maioria das lideranças são o motivo pelo qual as pessoas querem mudar de empresa.

Seleção e atração de talentos

O mercado está avançando mais rápido do que estamos formando profissionais qualificados. Por outro lado, as estratégias de recrutamento tradicionais são pouco eficazes para formar um banco de talentos.

Nesta equação, o resultado é certo: os talentos estão cada vez mais disputados pelas empresas e o RH ainda está desvendando a melhor forma de atraí-los e construir motivos para que eles queiram permanecer.

Por isso, encontrar a fonte desses talentos é indispensável e, pode ser, que a solução para este desafio esteja dentro da sua própria empresa.

Seus colaboradores possuem uma vantagem: conhecem sua cultura, o produto, as pessoas e o processo. Com isso, é provavelmente muito mais barato desenvolver as pessoas da sua empresa para ocupar novas posições no futuro do que investir muito dinheiro para atrair uma nova pessoa.

Escuta ativa

O RH tem um papel importante em ouvir os colaboradores. Com as pessoas cada vez mais no centro das organizações, espaços para que sejam ouvidas e compartilhem impressões e experiências, são valorizados.

Estas comunidades proporcionam maior engajamento entre as pessoas e aumentam o senso de pertencimento da cultura corporativa. Especialmente em times remotos, definir momentos para falar dos resultados e reconhecer boas práticas são estratégias usadas pelas lideranças para fomentar este tópico.

Bem-estar em pauta  

A pandemia da COVID-19 foi a maior crise de saúde vivenciada pela nossa geração e uma das maiores da história. Os impactos na saúde emocional das pessoas refletiram diretamente no trabalho.

De acordo com a American Psychological Association (APA), cerca de 3 em cada 5 funcionários reportaram impactos negativos no trabalho por causa da pandemia e cerca de 98% dos profissionais de RH reportaram sintomas de Burnout em algum momento em um prazo de 6 meses.

O RH assumiu um papel importante na gestão de crise e passou a se envolver em ações de bem estar em parceria com a área de saúde, almejando proporcionar melhores condições de trabalho.

Investir em ações de bem estar mental, físico e financeiro têm se mostrado importantes para a abordagem dos colaboradores de forma integral.

ESG na agenda urgente

As lideranças de RH estão sendo convocadas para liderar e responder diante dos cenários de crises, por isso estão cada vez mais demandados para conduzir discussões sobre políticas, continuidade do negócio e segurança e produtividade dos colaboradores.

Assim, tornam-se cada vez mais responsáveis por promover os objetivos ligados ao ESG – Environmental, Social and Corporate Governance, temas que as empresas estão sendo convocadas a se posicionar e o RH está conduzindo.

As potência do novo RH

Vimos o RH assumir o protagonismo em discussões importantes nas companhias e a tendência é que este cenário se mantenha, pois as pessoas estão cada vez mais no centro do negócio.

Por outro lado, não é incomum encontrarmos profissionais de RH com backgrounds diversos, menos na área especificamente. O que por consequência reflete na formação acadêmica desses profissionais.

Antes, encontrar psicólogos e no máximo administradores na cadeira de RH era muito comum, atualmente, especialmente nas empresas nativas digitais, não é difícil encontrar pessoas que se formam em marketing, engenharia, economia ou publicidade, por exemplo.

A área de pessoas é sem dúvida uma grande potência dentro das empresas. A pergunta é: será que temos todas as habilidades técnicas e comportamentais essenciais para navegarmos nesse novo mundo?

Fonte: Assessoria de imprensa e Redação IBEVAR