A TEMSI atua no mercado brasileiro com projetos que transformam o processo operacional buscando atingir a melhor performance possível e, consequentemente, o melhor resultado.

A TEMSI oficializou sua participação no Brasil em 2018. Com sede na Itália e uma história de sucesso de mais de 40 anos, realiza projetos com metas de produtividade de alta performance.

Em pouco tempo se consolidou no mercado brasileiro. São mais de 600 projetos implantados em assuntos de produtividade, buscando o aumento das entregas e atividades aliado à redução do custo operacional. Pessoas engajadas e clientes satisfeitos são os motores e os guias que norteiam as atividades da TEMSI.

A TEMSI participou do jantar comemorativo realizado pelo IBEVAR para entregar os troféus às empresas vencedoras do Ranking IBEVAR – FIA 2021. Na ocasião, apresentou às marcas presentes no evento as contribuições que tem feito em diversas empresas de varejo no Brasil.

Na foto, da esquerda para a direita, Claudio Felisoni de Angelo, Presidente do IBEVAR e Giuseppe Lotto, Manager SCM Division TEMSI do Brasil.

Giuseppe Lotto, Manager SCM Division TEMSI do Brasil | CEO, recebeu a equipe de comunicação do IBEVAR em sua vinda para o Brasil e contou como a TEMSI tem atuado no varejo brasileiro, quais os principais desafios e projeções para 2022. Leia a entrevista a seguir.

Giuseppe Lotto da TEMSI entregou os troféus para algumas empresas vencedoras do Ranking IBEVAR – FIA 2021, entre elas Ri Happy representada por Alexandra Carrão, Telha Norte, representada por Pablo Satyro e Riachuelo, representada por Mauro Mariz. 

Como é feito o trabalho da TEMSI no detalhe de identificar os desafios e soluções das empresas?

A TEMSI trabalha com a base na técnica de tempos e movimentos. É uma técnica que nasceu dentro da indústria mecânica na Itália nos anos 1970 e é baseado um pouco no cálculo da sequência das atividades padrão. Construir um padrão de cada atividade. Seu conceito básico é entender a melhor performance possível a ser realizada dentro de um processo operacional. A melhor performance significa: o melhor método, o melhor layout, a melhor organização para conseguir o máximo valor do processo dentro da unidade de tempo. Exemplo: dentro de 1 hora, quantas caixas eu posso entregar, quantas peças eu posso produzir, etc. Esse é um conceito básico no nosso trabalho. É construir esse padrão. Porém, apesar de ter como base um padrão estabelecido, o trabalho é personalizado para cada demanda. Depende da situação específica. O padrão dentro de um layout se comporta diferente quando está dentro de outro layout. Sendo assim, o trabalho é calcular esse padrão inserido em cada situação específica. A TEMSI não chega com um modelo já pronto.

Todos os processos operacionais da empresa passam pela análise da TEMSI?

A gente entende as características do processo da empresa considerando o lugar onde o processo está, a tipologia de colaboradores que estão envolvidos e analisamos qual a melhor performance possível a ser alcançada. É importante fazer a avaliação presente nos detalhes, saber como o processo está sendo feito, analisar o que está funcionando e o que não está. Exemplo: identificamos que é possível fazer uma produção de determinado produto de 100 unidades por hora, mas o processo atual entrega 70 por hora. Nosso papel é entender porque a entrega é menor do que o possível. E é aí que entramos com o desafio de implementar as soluções para resolver e atingir o resultado padrão. A ideia básica é que todo processo segue um padrão. O primeiro passo é entender esse padrão e personalizar essa base.

Há alguma característica do mercado brasileiro que merece uma atenção maior?

A TEMSI encontrou uma oportunidade gigante no mercado brasileiro, pois identificou que esses conceitos de medição da produtividade nos processos operacionais de uma loja ou de um centro de distribuição não fazem parte da cultura do varejista brasileiro. Vou dar outro exemplo genérico que claro, não cabe para todos, mas é comum o gerente de uma loja não saber qual é a produtividade do abastecimento de uma gôndola. O mercado brasileiro não tem o hábito de fazer essa medição. Assim como aferir a produtividade de um funcionário que atua na frente dos caixas, a gestão não tem como prática medir isso. As lideranças trabalham principalmente com a história, com a sensibilidade, com o conhecimento pessoal. Mas não há um dado coletado como engenharia de análise do trabalho. Nesse sentido, se você não tem uma medição, não tem o conhecimento do processo em que está atuando, é impossível melhorar. Por essa razão, o primeiro passo é fazer essa análise. A partir daí entender quais são os pontos fracos, os pontos que podem ser aperfeiçoados. Nosso trabalho é justamente fazer essas medições da situação atual e encontrar os métodos de trabalho baseados naqueles padrões, que podem garantir uma excelência operacional.

No Brasil encontramos um nível organizacional muito baixo com um espaço de melhoria muito grande. E também entendendo que as técnicas da engenharia dos processos organizacionais não são aplicadas de forma total e por consequência disso, o espaço de melhoria que identificamos é gigante. Estamos falando de melhorias no patamar de 20% a 25% dos custos operacionais. Que é muita coisa para o varejo, pois normalmente o custo do trabalho do varejo está em 8% a 10% do faturamento total. Quando se propõem melhorar o processo operacional, melhoro também esse custo.

E como é realizado a implantação do projeto após essa análise?

A TEMSI acompanha a empresa na implementação das soluções para chegar na melhor produtividade possível. Enxergamos uma oportunidade gigante de apoiar o mercado brasileiro, pois no mundo do varejo esses processos operacionais não são ainda estudados pela empresa, tais como abastecimento de gondola, atendimento do cliente, processo de pagamento nos caixas, atendimento nos balcões de serviços, carga e descarga dos caminhões, separação dos pedidos na plataforma, abastecimento do estoque, processo de recebimento de material, uma organização dos transportes, etc. Esses são todos processos que tem contribuição de pessoas que estão trabalhando e que a TEMSI pode entrar com a análise de engenharia que irá permitir entender qual a performance que a empresa consegue fazer no momento, quais os custos, qual a produtividade atual. A partir desse estudo detalhado, é construído um caminho, sempre junto com a gestão da empresa, para aumentar a performance e consequentemente, os resultados.

Qual o maior desafio identificado hoje no varejo brasileiro?

Estamos olhando agora com grande atenção para a logística. A logística está entrando com muito mais força na estratégia operacional em comparação com um passado recente. A agilidade é uma palavra de ordem. A mudança cultural passou da cultura B2B para a cultura B2C e isso precisa ser colocado no holofote da engenharia. Claro que a loja física tem sua importância em nossos projetos, mas a logística de entrega tem sido um assunto central.

A TEMSI atua com empresas de todos os portes? Pequenas, médias e grandes?

Sim, atuamos em diversos segmentos e tamanhos, mas o target da TEMSI está nas empresas de médio porte. Em geral, as competências praticadas nas médias empresas são de produto, de precificação, da apresentação da loja. Normalmente não há a competência da engenharia operacional e é essa a nossa contribuição. Nosso valor para esse mercado.

Quais são as perspectivas da TEMSI para 2022?  

A TEMSI está com uma projeção de crescimento no mercado brasileiro, podendo abranger a atuação para outras partes do território. Hoje estamos com sede em São Paulo, Fortaleza e Curitiba, mas a perspectiva é de ter uma expansão de atuação no varejo para aplicar nossos projetos em todo o país. Nosso objetivo é investir com competência profissional para atingir o faturamento da matriz em até 3 anos no Brasil.

Qual a contribuição do que o IBEVAR tem na parceria com a TEMSI?

A TEMSI acredita muito na parceria com o IBEVAR, pois temos um idioma comum. O que tentamos fazer sempre é uma aplicação técnica nos nossos projetos, feitos com uma base acadêmica muito forte e esses projetos geram valor porque estão baseados em estudos matemáticos, dentro de uma engenharia muito séria. A TEMSI não fala de números como uma oportunidade comercial, mas fala de número como uma consequência de uma análise contextualizada, pautada, com base. Nesse sentido, acreditamos que a TEMSI tem esse denominador comum com o IBEVAR de uma forte presença da parte acadêmica e valor da competência profissional. O IBEVAR é uma plataforma ideal que nos permite construir um ótimo networking para mostrar a esse mercado nossa base técnica e cientifica.

Nosso objetivo é comunicar e compartilhar esse valor de conhecimento por meio de aulas, webinar em parceria com o IBEVAR. Aguardem as novidades!

Fonte: Redação IBEVAR