A Pet 2 Pet é uma das maiores distribuidoras de produtos voltados ao segmento pet. A marca coloca a tecnologia no coração de seu negócio com o intuito de se posicionar como pioneira no segmento e auxiliar no desenvolvimento dos pequenos e médios varejistas com atuação no setor.

O segmento pet apresenta muitas oportunidades, cresce a dois dígitos e vem passando por um grande processo de transformação –impulsionado, principalmente, pela tendência de humanização. Neste contexto, empresas do setor também passam por mudanças para acompanhar o crescimento da categoria.

A Pet 2 Pet está à frente da inovação do setor e se consolida como uma das maiores distribuidoras de produtos do segmento pet do Brasil. Além de seu crescimento e posicionamento no segmento de distribuição, sua importância se fortalece com o reconhecimento da empresa no Ranking IBEVAR – FIA 2021 em que foi uma das vencedoras do prêmio de inovação no varejo, desenvolvido pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, liderado por Lúcio Moraes, Diretor de Transformação Digital e Líder de Negócios de Varejo Teltec Solutions em conjunto com o Comitê de Varejo Digital, dirigido por Mauricio Andrade, Diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição Latam Capgemini Brasil. Confira os melhores momentos do evento e as empresas premiadas.

A Pet 2 Pet se destacou com a apresentação de um projeto de desenvolvimento de uma plataforma de e-commerce B2B que abrange e atende todas as necessidades do pequeno e médio empreendedor do ramo pet.

“Queremos oferecer o melhor sortimento para suas lojas, tecnologia de gestão e de digitalização da sua base, apoio em ações de marketing e vendas, treinamento para sua equipe, e disponibilizar informações e tendências do mercado pet”, aponta João Scarpa, CEO da Pet 2 Pet. Ele diz que o principal objetivo é oferecer a melhor e mais completa plataforma digital do segmento, por meio de uma experiência omnichannel que une o time de consultores à plataforma digital, oferecendo uma solução que empodera o pequeno lojista para oferecer um sortimento completo, melhores ferramentas de gestão e comunicação com seus clientes, gerenciar seu próprio negócio, e muito mais.

A Pet 2 Pet foi pioneira ao criar em sua plataforma um ecossistema repleto de serviços, conteúdos e produtos que apoiam os clientes na gestão dos seus negócios e aprofundará ainda mais o tema sobre o crescimento do mercado pet e o papel do novo distribuidor na rede varejista em um Webinar que irá reunir João Scarpa (CEO) e José Eduardo Antunes Jr. (CFO) da Pet 2 Pet, Prof. Mauricio Andrade de Paula (Diretor do IBEVAR e Capgemini) e Lúcio Leite (Diretor institucional do IBEVAR) para debater esses e outros assuntos sobre o varejo e as tendências do segmento.

Acompanhe a entrevista que João Scarpa cedeu à equipe do IBEVAR e conheça a excelente experiência digital proporcionada aos lojistas e profissionais. Ao acabar de ler esse importante bate-papo, aproveite e entre no link do Webinar em que João Scarpa debaterá com outros especialistas, temas relevantes para o setor. O evento acontece na próxima semana, dia 04/11.  Inscreva-se já!  

Qual o efeito da experiência omnichannel no segmento Pet?

 João Scarpa – O segmento pet está passando por uma transformação nos últimos anos, com um crescimento expressivo do setor e um aumento significativo das vendas online catalisado pela pandemia, onde o consumidor viu a necessidade de se relacionar com as marcas e empresas de maneira digital.

As ferramentas digitais se tornaram necessárias para potencializar esta transformação melhorando a capacidade de gestão, comunicação, divulgação e criação de novos canais de venda e relacionamento. A presença online e nas mídias digitais faz-se importante para a consolidação das marcas, assim como de divulgação, conteúdos, campanhas, inovações, venda de produtos, lançamentos de novas marcas, promoções e posicionamento social. A presença digital nos permite estar próximo do cliente, a escuta de seus anseios, necessidades e dificuldades e reagir sempre de maneira rápida para atender suas expectativas.

A Pet 2 Pet procura estar sempre à frente dos movimentos transformadores, para trazer a inovação que permitirá alavancar o negócio dos nossos clientes. Estamos muito focados em evoluir nossa operação omnichannel. Enxergamos uma necessidade constante e crescente de fortalecer cada vez mais nossa presença digital.

Quais os pontos relevantes do projeto foram analisados para sua efetiva implantação?   

João Scarpa – A presença online nos permite abrir novos canais de vendas e de relacionamento com nossos clientes, e veio para proporcionar novos momentos de compras e melhorar a experiência com a Pet 2 Pet. Para isso, desenvolvemos uma plataforma de e-commerce B2B, criando estes momentos que complementam a rotina de visitas do Planner 2 Pet (esse é o nome do nosso time de representantes, vendedores e consultores comerciais). Temos diversas funcionalidades especificas para o segmento, tais como criação de listas de recomendação e de favoritos, personalização da loja de acordo com o perfil do cliente, venda assistida para o time de vendas, administração de várias formas de pagamento (tão importantes para o B2B).  O uso do e-commerce como uma ferramenta de venda assistida fortalece o time de vendas, que tem um papel fundamental na companhia e no relacionamento com os lojistas.  Desta maneira, temos a certeza que o cliente poderá escolher quais momentos fazer sua compra, pois criamos pontos de contato adicionais (visita física, e-commerce, atendimento por chat ou telefone).

Ele terá acesso a todo o sortimento que pode ser vendido para ele, acesso a linhas de crédito próprias da Pet 2 Pet e adicionais (Cred 2 Pet), e mesmas condições comerciais entre online e offline. Além disso, criamos uma solução de marketing e conteúdo para os lojistas e veterinários chamada Art 2 Pet, que será lançada muito em breve. Tudo isso dentro do ecossistema da nossa plataforma digital.

O Cred 2 Pet, novo meio de pagamento simples, digital e sem burocracia para compras e reposição de produtos, oferece crédito, prazos e condições exclusivas e evita que os clientes entrem em um endividamento bancário. O serviço foi criado para fomentar o ciclo de vendas da empresa e de seus parceiros, com a possibilidade de aumentar o mix de produtos e oferecer mais variedades ao público final.

Recentemente centralizamos nossa estrutura de atendimento para todas as unidades, e implementamos um time de vendas internas (VDI) para consolidar ainda mais nossa estratégia omnichannel. Estes times estão empoderados com as melhores ferramentas de comunicação, seja por chat, telefone, vídeo e e-mail graças a uma poderosa plataforma de CRM.

Esta plataforma de CRM reúne informações 360° de clientes para promover a melhor experiência de relacionamento, suporte, atendimento customizado e ações de marketing direcionadas. Em versões desktop e mobile, a ferramenta está disponível para as estruturas de atendimento, vendas, marketing, financeiro, dentre outros departamentos.

Através de nossas redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin e Blog), e ações de trade marketing, garantimos levar para os clientes lojistas o melhor conteúdo, conhecimento e suporte nos seus negócios para que possam alavancar seus negócios com as ferramentas necessárias para este crescimento.

Criamos uma cultura “Data Driven” (orientada a dados), após estruturar um departamento de Business Intelligence & Analytics, que é responsável por consolidar dados e informações de todas as áreas e sistemas da empresa e transformá-los em relatórios e insights para as tomadas de decisões estratégicas do negócio, isso graças ao investimento em tecnologias capazes de processar um alto volume de dados.

Quais estratégias usadas que considera que fizeram a diferença para o sucesso do projeto da Pet 2 Pet? 

 João Scarpa – Como a maioria dos processos de transformação digital, a empresa passa por um momento de mudanças de cultura, processos, ferramentas e mindset. Segundo um estudo conduzido pela Britânica Changefirst, menos de 40% das iniciativas de mudança nas empresas são bem-sucedidas. Em grande parte, por não considerarem o fator humano na mudança e investirem tempo e dinheiro apenas na implantação técnica. Portanto focamos em tornar o fator humano um aliado no processo de transformação, e não um ofensor. Para isso, todas as áreas impactadas por determinado projeto sempre foram envolvidas desde os primeiros dias, não apenas para serem consultadas, mas para se tornarem elementos fundamentais do desenho da estratégia e tomadas de decisão. Isto permitiu o desenho de soluções realmente adaptadas a realidade do negócio. Assim como envolver a todos na execução, focamos em treinamento e capacitação constante dos funcionários para o uso e adoção das ferramentas e plataformas, garantindo a implementação com sucesso. Sessões de treinamentos, de tira-dúvidas e feedbacks permitem o aprimoramento constante da experiência do usuário e dos produtos digitais que estamos criando.

Tudo isso foi possível graças a profissionais altamente capacitados, que trabalham utilizando o melhor das metodologias Agile, Scrum, acompanhamentos regulares de Sprints com seus rituais de daylis, review, planning, sessões de grooming e priorizações, formação de Squads por projetos ou entregas, e constantemente adotando o conceito de MVP e evolução de produto.

O que motivou a Pet 2 Pet a participar do Ranking 2021?

João Scarpa – Conhecemos o projeto através do nosso Head de Digital, Thierry Lebois e ficamos muito animados com a possibilidade desse reconhecimento. Entendemos que nosso projeto de Plataforma de Distribuição B2B é uma grande inovação dentro de um segmento (distribuição) que ainda adota um perfil analógico e tradicional em sua grande maioria. Acreditamos muito que nossos serviços empoderam o pequeno e médio varejista do segmento pet, que muitas vezes não conseguem destacar seus negócios devido ao crescimento das grandes redes. Ainda assim, é importante ressaltar o fato de que pequenos pet shops, clínicas veterinárias, casas de banho e tosa e demais empresas correlatas ocupam uma fatia que representa mais de 60% do share de mercado.

Como foi receber essa premiação? Quais os pontos positivos para a marca?  

João Scarpa – Ficamos muito felizes com este prêmio porque nos mostra que estamos no caminho correto. Queremos ser reconhecidos como o parceiro vital no desenvolvimento do negócio de nossos clientes e estamos focados na entrega de uma solução diferenciada para os pequenos e médios negócios com investimento constante em tecnologia para que possamos nos posicionar como pioneiros do setor. Sermos reconhecidos por uma instituição tão comprometida e renomada como o IBEVAR, permitiu colocar nossa marca ao lado de grandes nomes do varejo nacional e internacional, que com certeza nos alegra, nos motiva e nos impulsiona a irmos além!

Caro leitor, dia 04/11 – quinta-feira, você tem um compromisso imperdível! Assista o Webinar com João Scarpa, CEO da Pet 2 Pet. Ele é um dos convidados do IBEVAR para debater assuntos sobre o setor com outros especialistas do mercado. Clique na imagem e inscreva-se! 

 

Fonte: Redação IBEVAR