Blue Monday é o dia mais triste do ano e o melhor dia de janeiro para explorar o marketing digital. Com uma boa estratégia de comunicação, a data pode ser uma grande ideia que beneficiará seu negócio e impulsionará a presença de sua marca.

O fenômeno “Blue Monday” é conhecido como o dia mais triste do ano. O conceito surgiu há 17 anos e nasceu da percepção de iniciar o ano com um peso enorme gerado pelo acúmulo de dívidas pós-Natal e a pressão para se cumprirem as promessas e resoluções de Ano Novo.

A tese foi criada pelo psicólogo da Universidade de Cardiff, no País de Gales, Cliff Arnall, em 2005. Ele afirma que essa mistura de fatores seria a responsável pelas pessoas se sentirem particularmente melancólicas nessa época do ano, e especialmente tristes na terceira segunda-feira de janeiro.

A analise de comportamento

O psicólogo Thiago de Almeida, doutor em Psicologia pelo Departamento de Psicologia da Aprendizagem do Desenvolvimento da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP, explica que é comum as pessoas fazerem promessas irrealistas na empolgação do Ano-Novo, mas é inevitável não sentir essa frustração futura e excessos do Natal também costumam ser responsáveis por arrependimentos de gastos que extrapolaram o planejado. O psicólogo conta que a taxa de procura em seu consultório cresce de 30 a 50% nesse período do ano. “Enquanto psicoterapeutas, observamos que as insatisfações com os parceiros e família crescem, assim como os sintomas de medo, tristeza, ansiedade, baixa autoestima, depressão, raiva, angústia, desânimo e procrastinação se exacerbam nesse período”, observa Almeida.

A análise do mercado

Esse comportamento chamou a atenção do mercado, afinal trata diretamente de como a pessoa reage ao consumo, principalmente o de impulso. E trouxe uma oportunidade de estratégia de marketing muito bem executada e que tem sido mantida até hoje, no qual as marcas preparam diferentes ações para cativar a atenção dos consumidores nesta data. E como funciona essa análise? O psicólogo usa a Neurociência para explicar o fenômeno. A pessoa que está passando por esse dia melancólico, em que seu cérebro opera conexões que oscilam entre a frustração e o desejo. O desejo de cumprir a promessa pretendida em contrapartida da frustração de não cumprir, pois ela foi além das suas capacidades. “Somos dotados de um cérebro que opera em economia de energia, isto é, com um repertório muito pequeno que ativa o nosso sistema de recompensa. Nosso cérebro sempre tende a trabalhar no modo de sistema de recompensa”, explica o psicólogo.

A partir da compreensão desse ponto, é mais fácil entender a dinâmica explorada e aproveitada pelo mercado de consumo. Já que o cérebro tende a trabalhar no modo de recompensa, uma marca que seja capaz de fazer uma conexão com os sentimentos e experiências desse consumidor, cria a empatia e se torna um objeto de desejo desse consumidor. Uma relação motivacional com o cliente, o motiva a comprar mais.

Construir conteúdo motivacional

 A estratégia de comunicação com o cliente começa dias antes, com campanhas de marketing motivacional, divertida, positiva, justamente para contrastar com a tristeza da segunda-feira.

O marketing digital é um mercado que permite jogar e explorar novas estratégias todos os dias. Estar atento aos feriados e datas especiais do ano é uma grande oportunidade para se conectar com os consumidores e gerar aquele senso de comunidade que toda marca busca.

Fonte: Redação IBEVAR