Com a adesão e crescimento das compras on-line, popularizou-se também o live-commerce no Brasil. Com isso, a expectativa é que 2021 seja o ano da Live Friday no país. Associando estratégia de venda pensando na escassez da oferta, com o impulso de consumo, a tendência é que as marcas impulsionem o senso de urgência para a tomada de decisão do consumidor com as lives-commerce a partir de agora.
Uma das datas mais importantes e aguardadas no calendário do varejo é a Black Friday, que há dez anos marca o início da temporada de compras natalinas. Em 2021, há ainda uma expectativa maior que indica também o ponto da retomada econômica. A data é também um direcionador importante para trabalhar novas estratégias de vendas e marcas de todos os portes e segmentos fizeram um verdadeiro planejamento de guerra para atender seus consumidores no dia 26 de novembro.
Uma tendência para os negócios
Em 2020, houve um aumento considerável no faturamento, em relação ao ano anterior, grande parte em decorrência das vendas on-line terem dado um salto, segundo pesquisas do setor, que apontam que 80% dos consumidores pretendem realizar novas compras através de canais de venda como WhatsApp ou redes sociais de loja e 88% pretendem participar de live-commerces este ano. A previsão de especialistas é que haja incremento de ao menos de 300% na busca por live-commerce para o período de Black Friday.
A iniciativa de vendas por transmissões ao vivo é um movimento que pode perdurar, independente do calendário do varejo, mas a Black Friday com certeza será um grande termômetro que já está aquecido por grandes marcas que ainda não haviam apostado nesta modalidade e que passarão por esta experiência deste ano.
Análise de outros mercados
A transmissão ao vivo deve ser um grande impulsionador do crescimento das vendas na internet e, por isso, a estratégia é apontada como a grande promessa para os futuros negócios brasileiros. Essa probabilidade está pautada na análise de outros mercados, tais como da China. Dados das vendas realizadas por esta modalidade apontam que o consumo esperado gerados pelas live-commerce naquele país chegarão a US$ 131 bilhões em 2021 e serão responsáveis por 37,4% do total das vendas do social commerce chinês.
Aqui no Brasil vemos essa nova modalidade ganhar o coração dos consumidores por unir atendimento humanizado à conveniência e facilidade do e-commerce.
Black Friday no TikTok
Outra plataforma que pode ganhar repercussão de vendas este ano na Black Friday é o TikTok.
Se engana quem ainda acha que o Tik Tok é uma plataforma para adolescentes que querem mostrar desempenho rítmico com dancinhas. Hoje, essa rede social proporciona uma grande quantidade de conteúdos de diversos nichos, que contam com a criatividade, dinamismo, edição e storytelling dos criadores de conteúdo. Diferente de outras redes sociais, no TikTok o usuário não recebe conteúdo somente de quem ele segue, mas sim que tenham a ver com o seu interesse, independente de seguir determinada página ou não, pois uma das suas tecnologias conta com conteúdo direcionado para o que o usuário gosta de consumir, baseado nos algoritmos.
Plataforma com grandes números
São 72 milhões de brasileiros, maiores de 18 anos, usando essa rede social, perdendo apenas para Estados Unidos e Indonésia, respectivamente. Mais da metade dos usuários do TikTok no mundo tem mais de 25 anos (52,4%), segundo dados tirados da própria rede social. O Tiktok é uma das maiores plataformas de mídia social do mundo, ou melhor, é a segunda marca que mais cresce no mundo, ficando atrás apenas da Tesla.
Para algumas empresas, principalmente as marcas mais tradicionais, pode ainda ser difícil apostar nesta rede social, mas é importante considerar novos posicionamentos das marcas a partir de uma publicidade imersiva e colaborativa e diversidade de mídia.
O fato é que o e-commerce está em alta e esta plataforma pode surpreender em um futuro muito breve. A expectativa é que, já com a Black Friday de 2021, o varejo se depare com uma boa mistura de protagonismo com criatividade que irá movimentar o mercado.
Fonte: Redação IBEVAR