O novo comportamento do consumidor que o leva para a tomada de decisão em sua jornada de compra, passa hoje por uma série de avaliações. Mapear esse cenário é importante para que as empresas alinhem suas estratégias aos fatores de relevância para os consumidores, tais como a boa reputação, canais de compras seguros, fáceis de serem utilizados e integrados, tendo o fator de omnicanalidade como um diferencial, assim como a agilidade na entrega.

Pesquisas de mercado impulsionadas pela retomada da economia e pela expectativa da Black Friday de 2021 buscam avaliar as mudanças de hábitos de compras dos brasileiros. A maioria delas mostra que grande parte dos consumidores aprendeu como fazer compras na Internet, principalmente durante o período de isolamento social, passou a pesquisar e comparar preços e serviços nos vários canais de venda antes de realizar a compra. Revelam também que os clientes valorizam hoje uma boa experiência de compra traduzida em sites com navegação eficiente; leva em consideração a reputação e a atitude das marcas ao decidir uma compra; utiliza os marketplaces como principal plataforma de compras.

Ambiente omnichannel

Mapear o comportamento do consumidor nas compras exigiu que as empresas migrassem suas estratégias para o ambiente de transações comerciais em novos canais de vendas, o omnichannel, ou ainda otimizar a atual presença das empresas nesses canais.

É importante abrir um parêntese aqui e ressaltar como a pesquisa de mercado pode garantir tomadas de decisão assertivas em momentos de transição como o que estamos vivendo hoje com a retomada da economia e da vida como um todo. Ela ajuda a alinhar estratégias de planejamento que farão toda a diferença para o sucesso dos negócios. Como disse Susana Figoli, Sócia-fundadora e diretora da Geofusion, em webinar realizado pelo IBEVAR para debater as estratégias de crescimento para o varejo em 2022 (assista aqui). “Após quase dois anos cheios de incertezas, as redes varejistas terão cada vez menos espaço para falhas. Os investimentos destinados à expansão, realocações, aumento das vendas ou até mesmo fechamento de lojas precisam ser direcionados por dados atualizados de mercado”. Nesse sentido, o IBEVAR apoia a importância de investir em pesquisa de mercado como uma ferramenta fundamental para analisar problemas, identificar soluções no varejo e auxiliar na construção de conhecimento. É possível saber mais sobre as pesquisas desenvolvidas pelo IBEVAR no Portal. O Instituto conta com uma série de pesquisas abertas em sua plataforma e outras exclusivas para sócios do IBEVAR em diversos segmentos.

Um exemplo foi a pesquisa contratada para analisar o perfil do consumidor com a projeção para o 1º trimestre de 2021 (Janeiro-Março), com o objetivo de criar estratégias para a Semana do consumidor que acontece em março. A equipe de pesquisa do IBEVAR preparou esse relatório completo com a amostra coletada sobre a massa de e-consumidores.

As questões centrais da investigação buscaram identidifar a necessidade de compra de produtos pertencentes a determinado segmento avaliando quantos itens o internauta pretendia comprar e quanto pretendia gastar no total. Além desses tópicos principais, outros fatores completram a pesquisa, tais como as modalidades mais usadas na hora da compra, qual a primeira marca vem à mente para realizar a compra, se o entrevistado visita o varejo tradicional antes de comprar o produto pela internet, entre outros. Conheça alguns desses resultados a seguir.

Os indicadores apresentados teve como finalidade fomentar a tomada de decisões dos executivos do varejo, através das intenções dos consumidores para as suas próximas compras aqui compiladas e analisadas. Essa e outras pesquisas excluisvas estão disponíveis na área de acesso para sócios do IBEVAR. Para saber como contratar uma pesquisa personalizada, acesso a página do IBEVAR.

Consumidor e-commerce

A atual jornada do consumidor no e-commerce comprova o surgimento de um novo cenário que já se desenhava, mas que com certeza foi acelerado pela pandemia da Covid-19. Na era da tecnologia, o varejo estava sendo inserido em grandes inovações de mercado, entretanto esse período foi realmente surpreendente no sentido do surgimento de formatos de negócios mais modernos. Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do IBEVAR, “Em épocas de crise, as palavras inovação, adaptação e reinvenção estão presentes diariamente no dialeto empresarial. Principalmente, considerando que a concorrência no varejo está cada vez mais acirrada, o que possibilita ao público escolher entre diversas marcas em diferentes segmentos”.

O Ranking IBEVAR-FIA 2021 trouxe à tona o tema e inseriu ao evento o Prêmio de Inovação no Varejo com a inscrição de projetos de grandes marcas que apostaram no engajamento social, no desenvolvimento sustentável, consumo consciente, logística ousada, capacitação profissional, B2B, B2C, tecnologia de ponta, experiência omnichannel, entre outros. Conheça as empresas vencedoras e saiba mais sobre seus projetos que estão revolucionando o varejo.

Inteligência de Dados e Cultura de Data-Driven
Leroy Merlin

Sustentabilidade: Índice Aproveitômetro
Carrefour

 Diversidade e Inclusão: Projeto Americanas na Favela
Lojas Americanas/B2W Digital

 Varejo Digital B2B
Plataforma Pet 2 Pet

Varejo B2C

Projetos do Grupo Soma

 Personalização e Aplicação Tecnológica
Portobello

Essas empresas foram eleitas pelos seus consumidores. Muitos deles com certeza adotaram o novo comportamento mencionado nos levantamentos realizados durante o auge da pandemia e também em estudos mais recentes.

A era do marketplace

O novo consumidor brasileiro “pós-pandemia” deve continuar fazendo suas compras pelos canais digitais. Ele já conhece e tem os marketplaces como o principal lugar para fazer suas compras online, embora também utilize aplicativos, sites de empresas e redes sociais. Esse novo consumidor segue as marcas nas redes e o seu principal interesse são as promoções.

Os estudos também apontam fatores que influenciam a desistência da compra, tais como: marcas que testam produtos em animais, que de alguma maneira manifeste desrespeito, racismo, xenofobia, corporações que não se preocupem com o meio ambiente ou que desrespeitam a diversidade.

Comunicar-se com esse consumidor ainda é um desafio. Apenas 24% consideram que os anúncios que recebem no ambiente digital são de seu interesse. 11% afirmam que nunca recebem anúncios que interessam.

Propósito do cliente

Todos esses estudos revelam que o novo comportamento do consumidor possui características muito similares que o levam para a tomada de decisão em sua jornada de compra. A avaliação final é que o sucesso de uma empresa no cenário pós-pandemia vai depender de fatores como a boa reputação, canais de compras seguros, fáceis de serem utilizados e integrados, tendo o fator de omnicanalidade como algo muito relevante, assim como a agilidade na entrega. Além da capacidade de se comunicar de forma ainda mais personalizada, criando conteúdos com significado e que apresente valores em linha com o propósito do cliente e a evolução da sociedade.

Diante da análise e expectativas do varejo para 2022, seu negócio está preparado para encarar esse novo ecossistema?

Fonte: Redação IBEVAR