Com o cliente no centro de suas decisões, Grupo Carrefour Brasil implanta o Projeto Índice Aproveitômetro, que alinhado ao programa Desperdício Zero e ao Act for Food, impacta a economia dos lares brasileiros incentivando o consumo responsável e reduzindo o desperdício de alimentos. 

O Carrefour chegou ao Brasil há 46 anos e mudou o comportamento de compra das famílias em solo nacional. Já naquela época, ofereceu uma maneira de fazer compras inédita, com o modelo de hipermercado, levando produtos de qualidade, a preços acessíveis. Ir ao supermercado passou a ser uma experiência, na qual os clientes puderam encontrar diversos tipos de produtos em um só lugar, fossem alimentares ou não-alimentares, como roupas, brinquedos e eletrodomésticos.

E desde então, o Carrefour busca sempre servir aos brasileiros e entender as mudanças no comportamento do consumidor ao longo dos anos. O pioneirismo está presente também na cultura do Carrefour, que se se adapta a essas mudanças com inovação e com o objetivo de atender às novas demandas. Hoje a marca é considerada uma gigante do varejo. É mais do que um hipermercado. É um verdadeiro ecossistema preparado para atender às mais variadas necessidades dos clientes, seja em lojas físicas de vários formatos (Hiper, Market, Bairro e Express), drogarias e postos de combustível, ou até mesmo no ambiente online pelo site ou pelo app.

Empresa vanguardista

Com um DNA de tecnologia, o Grupo tem liderado grandes mudanças no varejo brasileiro, com inovações voltadas a oferecer experiências de compra mais conectadas às expectativas de cada consumidor, que é estimulado a utilizar esse ecossistema como um todo. Com formatos cada vez mais interligados, o Grupo Carrefour Brasil busca oferecer uma experiência de compra ainda melhor, com oferta de serviços que se traduzam em conforto e conveniência, ao mesmo tempo em que aumenta as oportunidades de conexão e fidelização.

O reconhecimento de sua história se consolidou na premiação do Ranking IBEVAR-FIA 2021 em que o Carrefour venceu na categoria de Super e Hipermercados. A empresa também foi premiada no Prêmio de Inovação no Varejo, como destaque ao Projeto Índice Aproveitômetro.

Prêmio de Inovação no Varejo foi desenvolvido pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, liderado por Lúcio Moraes, Diretor de Transformação Digital e Líder de Negócios de Varejo Teltec Solutions, junto com o Comitê de Varejo Digital, liderado por Mauricio Andrade, Diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição Latam Capgemini Brasil com o propósito de apresentar ao mercado varejista as melhores iniciativas que transformam o varejo.

Conheça o Projeto Aproveitômetro

O Projeto Aproveitômetro está nessa vanguarda e alinhado ao programa Desperdício Zero do Grupo Carrefour, criado em 2015, que visa escolhas mais conscientes de compras e a redução do desperdício de alimentos, e ao Act for Food, compromisso global da companhia voltado a oferecer uma alimentação saudável, sustentável e acessível a todos os seus clientes. “Este reconhecimento vem da nossa  vontade de entregar o melhor para os nossos clientes”, afirma Alexandre Canatella, CEO do CyberCook e Diretor de Negócios Digitais Carrefour Brasil.

“No Carrefour, nossa missão é agir contra o desperdício de alimentos. Assim, compartilhamos o objetivo do Consumer Goods Forum (CGF) de reduzir em 50% o desperdício de alimentos até 2025. Cada país, unidade de negócio, loja, funcionário faz parte dessa luta”, completa Alexandre Canatella.

Foi com base nessa premissa que o CyberCook, plataforma de receitas adquirida pelo Grupo Carrefour Brasil em 2018, criou o Índice Aproveitômetro, que tem como objetivo conscientizar os consumidores sobre o desperdício de alimentos. O índice é divulgado trimestralmente e nele destacamos o potencial de economia para as residências brasileiras.

A criação do Índice Aproveitômetro mostra às pessoas o quanto isso afeta suas vidas, inclusive financeiramente, o que cria um alerta sobre a importância de se reduzir o desperdício de alimentos e permite que as famílias consumam de forma mais responsável.

De dezembro de 2019 a setembro de 2021, foram realizadas mais de 860 mil buscas de ingredientes que sobraram na funcionalidade “Aproveite o que Sobrou” do CyberCook, sendo que o valor economizado com o reaproveitamento de ingredientes seria superior a R$ 6 milhões, caso 100% dos alimentos buscados fossem aproveitados.

O incentivo é para usar a tecnologia como uma ferramenta útil para a transformação digital das decisões das famílias e como elas podem evitar o desperdício de alimentos tanto quanto possível, o que também está alinhado à ambição global de transição alimentar do Grupo Carrefour.

Alexandre Canatella avalia a importância de conhecer os hábitos e preferências dos clientes. “Estamos sempre prontos a nos adaptar e transformar constantemente nosso negócio. Acreditamos que essa facilidade de adaptação e ter o cliente no centro de nossas decisões é uma estratégia bastante acertada, já que fomos eleitos, mais uma vez, a marca mais admirada pelos consumidores no segmento de Supermercados”.

O reconhecimento

Para o CEO do CyberCook e Diretor de Negócios Digitais do Grupo Carrefour Brasil, a companhia sempre teve e sempre terá o cliente no centro das decisões. Por isso, todas as ações da empresa são pensadas nele. “Desta maneira, o Ranking é um reconhecimento bastante significativo, já que por se tratar de um levantamento que leva em conta a impressão dos consumidores, para nós é uma ferramenta bastante eficaz para medir o nível de satisfação e se nossas iniciativas estão tendo o efeito pretendido no que diz respeito à satisfação de nossos clientes”, diz ele.

“Ficamos muito felizes, pois este reconhecimento é resultado da dedicação e comprometimento de nossos colaboradores com nosso propósito, que é contribuir com um mundo melhor com alimentos de qualidade, saudáveis e acessíveis para milhões de famílias brasileiras”, finaliza Alexandre com orgulho.

Parabéns ao Grupo Carrefour pelo projeto inovador que ultrapassa as fronteiras do modelo do negócio e chega ao objetivo da transformação social.

Fonte: Redação IBEVAR