O Web Summit Rio de Janeiro foi um sucesso. A Inteligência Artificial teve lugar de destaque na programação. O evento mostrou que ela não resolve todos os problemas, mas podemos e devemos aprender a usá-la em prol da sociedade e também do varejo. 

Muitos painéis discutiram a questão dos direitos autorais, em imagens e textos sem chegar a consenso. Outro assunto bastante abordado foram as redes sociais, as estratégias de negócios, inclusive erros que as marcas cometem com frequência.

Na palestra sobre Marketing em 2024, a pergunta de 1 Milhão foi: qual será o próximo TikTok? E também foi abordado o desafios na indústria de comunicação e mídia a respeito da qualidade dos conteúdos.

Especialistas enfatizaram o conceito da experiência do cliente que já vem sendo aplicado no varejo em que as marcas que quiserem obter a preferência dos consumidores precisarão dar algo em troca que seja mais do que simplesmente um bom produto.

Nesse cenário também navegou o tema da sustentabilidade e responsabilidade na defesa da ideia de que as marcas que desejam desfrutar de alta credibilidade com os consumidores, devem assumir o dever de contribuir para um mundo melhor.

Omnicanalidade não é mais uma opção

O tema da omnicanalidade esteve também em pauta e enfatizou que essa não mais uma prática opcional. Assim como a criatividade não é mais importante do que o timing para uma boa estratégia.

Assim, o evento mostrou que a maior tendência é que a criatividade e IA vão caminhar lado a lado na dinâmica de marketing para as marcas.

ChatGPT e compliance nos holofotes

O Web Summit Rio de Janeiro também mostrou que o compliance, a ética e bom senso será um diferencial para a inovação tecnológica.

O ChatGPT, esteve nos holofotes. E de novo a criatividade foi colocada em pauta como uma das grandes virtudes humanas e estará ainda no comando de todas essas evoluções tecnológicas.

Cases de marcas de sucesso

O painel com Co-fundador Gabriel Braga do Quinto Andar, Roberto Marinho Neto da Globo Ventures e Luiza Helena Trajano do Magazine Luiza foi um destaque de como as empresas podem valorizar a cultura de empreendedorismo independentemente de seu tamanho.

Um ponto discutido foi como manter a mesma qualidade quando a empresa cresce e alcança muito sucesso.

A marca Kondzilla, apresentou o seu case de produção de conteúdo para crianças, valorizando a Educação.

Sua plataforma tem 60 milhões de participantes. Um número tão significativo que pela primeira vez a Netflix topou transmitir um conteúdo fora de sua própria plataforma, gerando 3,5 milhões de novos assinantes para a Netflix.

No que diz respeito ao varejo, voltamos ao Retail Mídia, fortemente abordado na NRF. O que se vê no Web Summit Rio de Janeiro são alguns exemplos de como a indústria de mídia e comunicação tem evoluído e se reinventado.

E nesse sentido, há aprendizados e insights para o varejo, com certeza.

Multiplicar conhecimento

O Web Summit Rio de Janeiro chegou ao fim e proporcionou uma incrível jornada de palestras, networking e negócios.

Esses e muitos outros insights serão compartilhados no ENCONTRO COM VAREJISTAS – Pós WebSummit Retail Experience realizado pelo IBEVAR e LeadersLab dia 17 de maio, com a presença e palestra do Caio Camargo e um time de curadores. Os executivos irão compartilhar todo o conhecimento adquirido.

Acesse a página oficial do evento com mais informações.

Esperamos por vocês!

Fonte: Redação IBEVAR