O papel da Governança Corporativa

Podemos dizer que a gestão das grandes empresas é estruturada com o foco em obter sucesso e lucratividade nos negócios. Dessa maneira, existe a necessidade de implantar um sistema que engloba processos e auxilia os líderes a dar o direcionamento correto para a empresa.

Resumidamente, a Governança Corporativa é a forma como as empresas são dirigidas, monitoradas e incentivadas, considerando os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle, entre outros stakeholders.

A governança torna possível seguir de forma coerente os objetivos eos propósitos da organização, sem deixar de seguir determinados padrões e diretrizes da liderança.

É notadamente importante proporcionar o alinhamento de informações para a tomada de decisão de maneira assertiva pelos diversos públicos da empresa (gestores, conselheiros e acionistas), atendendo a critérios dos órgãos regulamentadores.

Empresas que possuem uma boa Governança Corporativa conseguem alinhar a visão e o foco em resultados, sem se desviarem por ideias individuais, que não representam a essência do negócio. Por isso, possuir colaboradores dedicados a esse propósito na empresa aumenta a possiblidade de ganhos com investimento externo e amplia sua atuação no mercado.

O que faz o Compliance nas empresas?

Compliance significa: agir de acordo com as regras e normas pré-determinadas. É um termo derivado do verbo “to comply”, em inglês, traduzido como “cumprir” ou “estar em conformidade”.

Em outras palavras, a expressão “estar em compliance”, usada no mundo corporativo, quer dizer que as empresas devem seguir normas legais, princípios éticos e padrões de conduta esperados pela sociedade, assim como pode se referir aos controles internos e de governança corporativa.

Como é arriscado atuar sem estar em conformidade, as grandes organizações adotam medidas e dispõem de departamentos específicos para orientar e garantir que leis e normas de regulamentos internos são seguidas pelos colaboradores nas suas atividades. Dessa forma, a preocupação das empresas existe para garantir o cumprimento de processos e entregas de qualidade para seus clientes.

Além disso, prevê a manutenção de sua marca no mercado. Se não atuar em conformidade, o risco de sanções legais e financeiras passa a ser alto e a reputação da empresa entra em jogo.

Investir em ambiente positivo

Portanto, se a organização busca transparência e deseja ampliar sua atuação no país, é importante investir em um ambiente positivo, onde as regras são devidamente cumpridas. Atualmente, o mercado brasileiro demonstra mais consciência e adota o Compliance em seus negócios.

Com isso, podemos perceber a importância tanto da Governança Corporativa quanto do Compliance para que as empresas se desenvolvam corretamente e de maneira ascendente.

Mais uma vez, podemos reconhecer que profissionais bem capacitados e qualificados para atuarem na gestão, certamente, contribuem para que as intenções dos acionistas ou proprietários sejam atendidas pela organização.

Parceria gera conteúdo de apoio  

Você que está inserido no mundo corporativo entende melhor agora a necessidade de uma boa gestão para alcançar bons resultados nos negócios. A estrutura organizacional e as estratégias compõem esse cenário.

Um dos pilares do IBEVAR é o incentivo ao conhecimento de qualidade sobre esses temas relevantes de mercado.

Para contribuir com o aprendizado contínuo e agregar mais entendimento acerca da Governança Corporativa, convidamos você para acessar a página que a FIA – unidade LABFIN.PROVAR, parceira do IBEVAR na promoção da educação profissional, preparou com um excelente material que aborda práticas e aplicações da Governança Corporativa. Nessa página, você confere um vídeo com um caso prático, a gravação da aula aberta do MBA sobre o tema e também um e-book completo.

Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR e Redação IBEVAR