A Governança tem ganhado muita relevância ao apresentar aos investidores, sócios e demais partes, pilares para uma boa gestão, transparência e eficiência nas estratégias da gerência coorporativa. Mais do que apenas registrar, controlar e analisar políticas internas, a governança propõe um modelo de consolidação para a segurança de todos os envolvidos.

Alinhamento das ações

A boa aplicação de uma governança corporativa garante que os princípios da gestão, com foco no desenvolvimento econômico e ético da companhia, sejam seguidos. Para isso, porém, é necessário que haja alinhamento em todas as ações. Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) aponta 4 princípios da governança corporativa.

  • transparência;
  • equidade;
  • prestação de contas (accountability);
  • responsabilidade corporativa.

Todos permeiam as práticas do Código de Boas Práticas de Governança Corporativa e, quando adotado adequadamente, resultam em um sistema de confiança interna e externa.

Norteia boas decisões

A governança corporativa é importante porque entra como um grupo de regras e boas práticas para nortear as decisões. Fora isso, também funciona como uma prestação de contas direta para com os acionistas e outros stakeholders. O impacto desse modelo se resume em: quanto maior o índice de governança corporativa, mais sólida a empresa estará inclinada a ser. Isso ocorre porque se trata do principal indicativo de uma gestão com foco no desempenho sem se tornar injusta.

Muitos benefícios para a corporação

A prática da Governança Corporativa traz muitos benefícios. Além de fortalecer o compliance, e valorizar a imagem da empresa, também atrai investidores e aumenta o valor de mercado da corporação.

A Governança Corporativa foi o tema do evento online e gratuito ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Furlanetti e o convidado Fernando Krauss, gerente de Governança Corporativa do Grupo Silvio Santos e Membro da Comissão de Governança do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa). O debate aconteceu ontem à noite na aula aberta pelo YouTube, canal da FIA – LABFIN.PROVAR, parceria do IBEVAR no estímulo à educação continuada e qualificação profissional. A transmissão contou com a participação de alunos do MBA em Gestão de Negócios e Valorização da Empresa e também de interessados que se inscreveram para acompanhar essa troca de experiência enriquecedora. Se você perdeu essa oportunidade, assista ao conteúdo gravado. Acesse aqui.