Com base na glamurização da marca no filme Barbie, a abertura de capital da Birkenstock é avaliada sob a ótica de outros IPOs do setor.

Lançado neste ano, o filme Barbie, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, foi anunciado como blockbuster. O enredo, descrito por Mark Kermode do The Guardian como uma fábula feminista, entrega ao público cenas curiosas como a escolha pela famosa boneca por uma sandália Birkenstock em detrimento dos sapatos de salto alto aos quais as Barbies estão comumente associadas. A opção, carregada de significados, coincidentemente ou não, acontece meses antes da abertura de capital (IPO) da famosa marca alemã.

Reversão de uma maré

A preferência pela sandália poderia ser traduzida como a expectativa sobre o sucesso do IPO da Birkenstock. No entanto, os quase três séculos de história não foram suficientes para viabilizar a esperada arrecadação do montante aproximado de 10 bilhões de dólares. Se conquistada, a vultosa soma poderia representar, também, a reversão de uma maré desfavorável para a captação de recursos em bolsa de valores que se estende por quase dois anos.

A Birkenstock, adquirida pelo fundo L Catterton do grupo LVMH em 2021 abriu o capital em 11 de outubro de 2023 de forma considerada decepcionante. O IPO rendeu 7.5 bilhões de dólares, quase 25% a menos que as projeções, sendo que o valor das ações apresentou uma queda de 12.6% já no primeiro dia.

A força da marca coloca um novo desafio ao investidor. Apostar se o caminho das chamadas Birkens passará pelo mesmo trajeto de marcas como Allbirds e On Running, as quais igualmente perderam valor após a abertura de capital.

Em um caso extremo, a Allbirds, que abriu o capital há dois anos atrás, por exemplo, amargou uma redução em seu valor de mercado superior a 90% em tal período.

Evolução do valor

Considerando o contexto de um possível efeito da guerra entre Israel e o Hamas no Oriente Médio no apetite dos investidores, resta saber se passado esse primeiro momento de frustração, os números apresentados serão coerentes com a expectativa sobre a empresa ou compatíveis com os de outras organizações do setor.

De uma forma ou de outra, é prudente ficar atento à evolução do valor das ações no curto prazo, principalmente da Birkenstock, e aos efeitos das estratégias de revitalização das finanças, como no caso da Allbrids.

Para quem já tirou a carteira do bolso e está disposto a apostar nos referidos negócios, deseja-se que este filme tenha um final feliz.

Referências

https://www.theguardian.com/film/2023/jul/23/barbie-review-greta-gerwig-margot-robbie-ryan-riotous-candy-coloured-feminist-fable https://www.reuters.com/markets/deals/birkenstock-latest-shoe-ipo-drop-tough-market-2023-10-05/#:~:text=Birkenstock%20is%20the%20latest%20in,since%20their%20IPOs%20in%202021. https://www.retaildive.com/news/shareholder-files-class-action-against-allbirds/649165/ https://www.businessoffashion.com/articles/retail/unpacking-birkenstocks-underwhelming-public-debut/

Texto escrito Por David Douek

David Douek é Diretor Vogal do IBEVAR, mestre e doutorando em administração pela FEA USP, arquiteto e urbanista pela FAU USP e administrador de empresas pelo Mackenzie. Fundou e dirige a OTEC, empresa de consultoria que atua no setor de real estate. Possui especializações em Green Buildings (Colorado State University), Investimentos Imobiliários (FGV), e Operações de Mercado Financeiro (FIA). Atua, também, como conselheiro do capítulo brasileiro da IBPSA e possui as seguintes credenciais: LEED FELLOW, LEED AP, WELL AP, Fitwell Ambassador e EDGE Expert. 

Fonte: Redação IBEVAR