O tema de Valuation tem ganho repercussão no mercado do varejo. Em algum momento da trajetória de qualquer negócio é importante definir o valor de mercado da empresa. Essa avaliação pode ser mais complexa do que aparenta ser. Mas com conhecimento, mesmo que inicial e básico, é possível mensurar essa valoração.

Caixa Descontado e Custo de Capital

Dada a importância em ter esse conhecimento, o professor dos cursos de Finanças da FIA – LABFIN.PROVAR e consultor do mercado financeiro Marcos Piellusch realizou esta semana uma aula aberta sobre esse tema no estúdio moderno da True Education. Os recursos disponíveis tronam a comunicação ágil entre alunos e professores. Vale ressaltar que a FIA – LABFIN.PROVAR é o núcleo parceiro do IBEVAR no pilar de educação e especialização profissional. 

O professor iniciou a aula mostrando cálculos como o método DCF (sigla em inglês), que significa Fluxo de Caixa Descontado. “O propósito é obter valor de uma empresa hoje, a partir da previsão de fluxo de caixa futuro”, comentou Piellusch.

Segundo o professor, esse cálculo deve ser utilizado para conhecer o valor justo a ser investido, considerando que satisfaça os objetivos do investidor, assim como compense o risco. Por isso, explicou o modelo e outros cálculos importantes para se chegar à informação e analisar antes de investir.

Uso da tecnologia facilita o conhecimento 

A forma interativa como as informações foram abordadas permitiram uma ótima absorção do conteúdo pelos participantes. Marcos Piellusch ilustrou inicialmente o assunto. usando a tecnologia da lousa digital. Contextualizou com exemplos e assuntos estudados anteriormente nas disciplinas de Finanças.

Reforçou ainda como é essencial saber previamente realizar análises de demonstrações financeiras para se entender os benefícios do Valuation. Dessa forma, lembrou que o tema está conectado com outras disciplinas vistas anteriormente no curso de MBA.

Valuation agrega conhecimento de todas as áreas de Finanças, como estatística, gestão financeira e até estratégia”, afirmou o professor.

O exemplo da Camil

A aula contou com a presença especial da convidada Jenifer Nicolini, Gerente de Relações com Investidores da empresa Camil. A ideia foi demonstrar o modelo de negócio, o portfólio de produtos e as categorias que a companhia compreende no Brasil e na América Latina.

Além disso, a participante mostrou também como divulga os dados da empresa a partir da abertura de capital e como acontece a competitividade em relação ao mercado.

Jenifer destacou o histórico da empresa desde 2006 e ressaltou que os dados de ano a ano, neste caso, consideraram de 2020 a fevereiro de 2021. Isso ocorre em função de safra e sazonalidade, uma particularidade de alguns produtos comercializados pela organização onde trabalha.

Outro ponto explicado foi sobre a atuação da área de Relacionamento com Investidores – o que faz, como demonstra as informações e prepara relatórios divulgados ao público. Citou que a abertura de capital da Camil é relativamente recente, por ter iniciado na Bolsa de Valores em 2017.

Oportunidade de aprendizado

Durante a transmissão ao vivo, as participações e os questionamentos são abertos a todos, podendo perguntar por vídeo (para alunos que acompanham via Zoom) ou pelo chat do canal do YouTube (para aqueles que se inscreveram pelo site).

Concluímos, então, esta ser mais uma grande oportunidade de aprendizado, que ficará disponível para consulta no site da FIA – LABFIN.PROVAR. Esse e outros temas você confere gratuitamente e tem a possibilidade de degustar antes de se matricular em um curso de Pós-graduação ou MBA da FIA – LABFIN.PROVAR.

Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR e Redação IBEVAR