O mercado exige qualidades e características de liderança que vão além dos conhecimentos técnicos. Um bom líder precisa ter uma comunicação clara, confiança da equipe, inteligência emocional e respeito.

Almejar cargos maiores demanda muito esforço e estudo, por isso é preciso estar preparado para os desafios da posição.

A melhor forma de adquirir conhecimento sobre gestão é se inspirando em grandes gestores, por isso é importante ouvir profissionais da área com experiência e bons números.

Liderança exige preparo de qualidade

Algumas ações podem ajudar o profissional a se preparar para cargos de liderança.

Conheça a sua equipe e tenha uma boa relação com ela: em uma empresa ninguém conquista nada sozinho, por isso, antes de ser promovido, conheça profundamente o que cada membro de sua equipe faz e qual a importância de cada um deles.

Busque capacitação: a procura constante por aprendizado é fundamental na vida de todo gestor. É necessário aprender com os outros, ouvir mentores, participar de eventos, palestras e workshops, se aprofundar mais em estudos sobre liderança e gestão de pessoas.

Ajude a empresa a mostrar resultados

Esteja sempre preparado para mostrar os melhores resultados para os seus gestores. Essa é uma das características mais procuradas em um bom líder e te fará ter destaque.

Invista em autoconhecimento, afinal uma boa capacidade de relacionamento é um dos pontos mais importantes de um bom líder, então esteja preparado para lidar com todo tipo de pessoa, com diferentes competências profissionais.

O processo seletivo para o cargo 

Um cargo tão importante como o de liderança exige preparo desde a entrevista para assumir essa vaga.

Você sabe responder quais são os seus pontos fortes e quais pontos precisa desenvolver para estar apto a esse desafio?

Algumas orientações podem ajudar a melhorar seu desempenho no processo seletivo, pois os headhunters querem conhecer os profissionais e entender se eles têm o perfil e as competências necessárias para a vaga.

Orientações relevantes

Confira algumas orientações que podem ser relevantes:

– Comece fazendo uma lista das suas principais competências técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills) com base na última posição que você atuou.

– Em seguida, sabendo qual o perfil da vaga, pense antes de responder quais as competências que farão sentido você destacar.

1. Negociação: “Procuro me preparar antes de cada negociação. Dessa forma, a minha comunicação fará toda a diferença no resultado”.

2. Liderança: “Procuro desenvolver uma liderança participativa com a equipe, envolvendo os profissionais nos projetos, ouvindo ideias e respeitando o estilo de trabalho de cada um, dando e
recebendo feedbacks”.

3. Adaptabilidade: “saber ler e reconhecer o ambiente em que estou inserido é fundamental para ter resultados positivos na minha trajetória”.

Pontos a desenvolver

Para os pontos a desenvolver, faça o mesmo exercício. Veja alguns exemplos:

1. “Sou um profissional não muito focado em detalhes, sou mais voltado para o geral. Conhecendo o meu perfil, é importante ter na minha equipe, profissionais que possam me apoiar nesse aspecto”.

2. “Tenho certa dificuldade em fazer apresentações, no meu caso, sobre resultados da empresa para o board. Entendendo essa minha dificuldade, estou me dedicando mais às preparações para ser mais efetivo em cada uma”.

Se você tem dificuldade de responder a essas perguntas ou conhece alguém que tenha, mande esse texto para ela!

Texto escrito Por Maria Emilia Leme

 Maria Emilia Leme é Diretora Vogal do IBEVAR – Job Hunter(contato – mariaemilialeme@outlook.com)

Fonte: Redação IBEVAR