A Competência Estratégica refere-se a um conjunto de habilidades que estão relacionadas a uma visão mais ampla, mais sistêmica, não apenas a uma tarefa ou área específica, mas algo maior, mais abrangente e é uma das competências mais importantes para os profissionais que desejam gerir suas carreiras e crescer dentro das organizações.

A competência que de fato, impulsiona e alavanca uma carreira é a competência estratégica e quanto mais um profissional ascender em sua carreira, tornando-se líder de outros, líder de líderes, líder de área e assim sucessivamente.

Como descreve Ram Charan no livro PIPELINE DE LIDERANÇA, maior será a necessidade da competência estratégica, que significa ter habilidades como: visão ampliada, visão sistêmica, capacidade de análise e síntese para tomada de decisão e resolução de problemas complexos, foco em resultados admiráveis, capacidade de inovar, de influenciar, de se comunicar estrategicamente

No contexto do varejo

Alfredo Soares, no seu livro BORA VAREJO, dedica um capítulo sobre a capacidade dos gestores em implantar estratégias em tempos de crise.

Ele cita a urgência na digitalização do varejo em função das lojas fechadas nos tempos de isolamento social e dá exemplos como do grupo Arezzo&Co, que transformou todos os seus funcionários, inclusive o CEO em Sellers (vendedores), que passaram a divulgar, por meio de suas redes sociais descontos exclusivos.

Cita ainda o grupo CRM (detentor das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e outras), que fortaleceu as relações com franqueados, parceiros de delivery e os clientes, visando mostrar ao consumidor que os produtos poderiam ir até ele e com isso, em meio a pandemia, as marcas ganharam mais um eficaz canal de venda.

Faça a diferença com a competência estratégica

Simone Carvalho, Consultora em Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, descreve 6 Atitudes para desenvolver a Competência Estratégica na Empresa e na Carreira:

1. Saber como os setores e os processos da empresa funcionam e como se inter-relacionam.

2. Entender as relações entre o ambiente interno e externo e ter a visão e o conhecimento do negócio da empresa.

3. Ter abertura para mudanças e identificar oportunidades de aprender e crescer com elas.

4. Agir de maneira empreendedora, visualizando formas de inovar e atuar estrategicamente.

5. Ser antenado, estar sempre atualizado sobre as transformações que estão ocorrendo e impactando sua carreira, a empresa, o mundo dos negócios e a sociedade.

6. Compreender que a competência estratégica se desenvolve com a trajetória e a maturidade profissional, sendo construída, não só pelo conhecimento formal, mas, principalmente, pelo conhecimento tácito, originário da própria experiência.

Profissional de sucesso

Se você deseja, se tornar raro e útil, fazendo, de fato, a diferença na empresa em que trabalha e na vida das pessoas que se relacionam com você, busque desenvolver não apenas as competências técnica e comportamental, mas também, a competência estratégica e se torne um profissional sênior!

Texto escrito por professor Guilherme Carvalho

Guilherme Carvalho é Administrador de empresas, Especialista em Marketing (ESPM-RJ), com MBA em Gestão Empresarial (FGV/RJ), entre outras formações. 

Fonte: Redação IBEVAR