A tomada de decisão baseada em dados pode ser um caminho para o sucesso em grande parte das organizações. Ela tem sido alavancada pelo o que podemos chamar de Cadeia de Valor Digital. Mas do que se trata essa cadeia de valor?
Trata-se do uso de tecnologias como Big Data, IoT (Internet das Coisas), Inteligência Artificial, Machine Learning e outras, que possibilitam a captação de dados, a análise e síntese dessas informações gerando assim o conhecimento para a tomada de decisão baseada em dados.
Ao aproveitar a riqueza de informações digitais disponíveis é gerado o poder da inteligência de negócios e assim será possível tomar decisões com maior embasamento que levarão ao crescimento comercial, à evolução e a um resultado final maior.
A maturidade digital
Vivemos em uma sociedade cada vez mais digital. E essa digitalização tem proporcionado benefícios para os consumidores e gerado grandes transformações nos negócios.
Mas transformar digitalmente uma empresa implica em muitos desafios e não apenas desafios tecnológicos, mas a superação de barreiras relacionadas a resistências com colaboradores, gestão de mudanças e governança. Segundo pesquisa A&DQ Brasil – McKinsey, os setores que se destacam em relação à maturidade digital no Brasil, são: Serviços financeiros, Varejo, Telecomunicações e Tecnologia. O varejo por exemplo é muito afetado pelas mudanças de comportamento e necessidades do cliente, bem como pela dinâmica competitiva.
As vantagens
Um dos principais benefícios da abordagem de tomada de decisão baseada em dados é que ela leva a uma maior transparência e responsabilidade para todas as organizações.
Outra vantagem do gerenciamento de decisões com base em dados é que ele leva à melhoria constante. A maioria das organizações é capaz de implementar mudanças incrementais, monitorar métricas vitais e fazer outras mudanças com base no resultado do gerenciamento de decisões baseado em dados.
Destaque para o varejo
Diversos varejistas têm se utilizado fortemente dos dados para a tomada de decisão, coletando informações advindas de comportamentos no momento da compra, publicações em redes sociais e outras.
Essas informações são analisadas com o uso de algoritmos que permitem extrair dados confiáveis que possibilitam a tomada de decisão de forma mais acertada.
Se a era digital traz desafios para a tomada de decisão em função do mundo volátil, cheio de mudanças e que gera um ambiente de incerteza, por lado, proporciona diversas ferramentas para contribuir para o processo e mitigar erros nas tomadas de decisão.
Texto escrito pelo Prof. Guilherme Carvalho (Coordenador de Cursos In Company LABFIN_PROVAR)
Fonte: Redação IBEVAR