Ainda é comum a crença de que a franquia é um modelo de negócio que não requer tanto esforço, porém não se iluda. Torna-se um franqueado não é sinônimo de sucesso garantido. Uma vez que, para conseguir o retorno esperado, é preciso que o empreendedor tenha comprometimento com o seu negócio. E uma das habilidades exigidas é a busca por conhecimento contínuo sobre o mercado, o negócio, a economia e tudo que envolve a franquia. 

Abrir uma franquia é o desejo de muitos brasileiros. Algumas vezes se torna uma opção mais viável para quem quer começar a empreender. De outro lado, têm aquelas pessoas que querem investir e enxergam no franchising uma ideia semipronta para constituir um negócio.

O fato é que há necessidade de se preparar para iniciar uma empresa desse tipo. Afinal, os desafios aparecem e uma das premissas para o sucesso é estar apto a vencê-los da melhor forma.

Primeiro: faça uma análise

Ao escolher a melhor franquia para se investir, um dos primeiros passos é realizar uma autoanálise. Dedicar tempo no novo negócio é primordial, portanto, nada mais natural que o empreendedor opte por um segmento de mercado em que ele se identifique. Reflita sobre você e as atividades que já desenvolveu e quais podem ser úteis. Se você é empresário e possui outras empresas, talvez tenha mais facilidade em investir no mesmo setor. Mas, se nunca trabalhou na área comercial ou teve contato com negócios, precisa pensar mais antes de decidir e pesquisar bastante sobre o assunto. Estar pautado por informação de qualidade faz toda a diferença.

O IBEVAR contribui com os profissionais da área gerando muito conteúdo em seus webnairs e palestras. O canal do Youbube possui um acervo riquissimo sobre o mercado. Não deixe de explorar todo esse conhecimento. Há também a possibilidade de conhecer melhor o mercado ao qual pretende atuar contratando as pesquisas exclusivas do IBEVAR. Chique no banner abaixo e saiba mais.

Para começar bem a gestão de uma empresa, é imprescindível conhecer a área que vai atuar e ter o mínimo de afinidade com o segmento. Por exemplo, se vai montar um restaurante, busque aquele que tenha um cardápio da sua preferência ou que atenda ao público que conhece. Saiba que, neste caso, depende de aprovações e cuidados sanitários. Ou seja, são vários fatores envolvidos no desenvolvimento do negócio que devem ser considerados. E ter o apoio de órgãos de referência como o IBEVAR na busca pela informação de qualidade e networking de alto nivel, é essencial no momento em que se investe em um novo negócio.

Pesquise sobre o segmento

Veja as lojas franqueadas que existem no seu bairro ou na sua cidade e reflita em qual desses negócios você se sentiria mais realizado. Ao escolher um segmento, pesquise se está em alta e como está o cenário para o setor no país.

Veja o vídeo do bate-papo entre os executivos do IBEVAR e a Geofisuion, empresa parceira, sobre a importância de fazer o mapeamento estratégico, seja para a abertura de um novo negócio, seja também para manter o sucesso de uma rede já instalada.

Outro fator, é saber se é interessante firmar contrato com uma organização forte no mercado.

Conhecer o franqueador é muito importante antes de dar início ao seu negócio. Por isso, verifique quanto tempo está no mercado e avalie informações sobre a operação.

Embora às vezes seja complicado obter dados das empresas, saber dos resultados alcançados até o momento em outras lojas e franqueados, é um balizador para sua tomada de decisão.

Conheça outros franqueados

Fazer uma visita a outras empresas abertas do mesmo setor o ajuda a entender as necessidades e as atividades realizadas no dia a dia do negócio.

Ao falar com outros empreendedores, é possível perceber novas situações e voc6e passa a questionar o que não tinha visto antes. Nesse momento, surgem dúvidas e você vai ver de perto dificuldades que podem acontecer com você também. Isso vai te preparar para os imprevistos.

Leia com atenção a Circular de Oferta de Franquia (COF). Se necessário, busque ajuda de profissionais experientes e da área jurídica antes de assinar o contrato.

Altos e baixos

Como qualquer outro negócio, uma franquia pode passar por oscilações do mercado, conforme o andamento da economia. O IBEVAR possui pesquisas periódicas nessa área que avalia o impacto da inflação no mercado. Esses estudos podem ser baixados gratuitamente aqui. Já para ter acesso às pesquisas completas e exclusivas, você pode se tornar associado do IBEVAR e aproveitar tantos outros benefícios.

Fique atento aos detalhes, pois alguns segmentos são mais específicos. Muitos estabelecimentos percebem a procura por seus produtos de forma sazonal Por exemplo, uma sorveteria localizada em uma cidade do litoral costuma ter mais vendas na alta temporada, principalmente no verão.

Neste caso, o proprietário deve ter conhecimento dessa sazonalidade antes da abertura do negócio para fazer suas previsões ou até oferecer outro tipo de produto nos meses de baixa.

Mudanças no processo

Com o passar do tempo, franqueadores fazem uma reestilização da marca. Algumas vezes, podem alterar a logomarca ou a ideia central do produto. Entretanto, os franqueados também precisam estar dispostos a encarar mudanças como essas no decorrer do contrato.

A questão é entender que, por vezes, existem alguns limitadores – como a falta de liberdade em inovar -, porém a força da marca oferece grande vantagem desde a abertura da franquia.

E, por fim, confira se os benefícios se sobrepõem aos aspectos desfavoráveis. Você pode listar os prós e contras antes e durante a sua jornada no negócio. Dessa maneira, visualiza o que anda bem e o que precisa corrigir.

Conte também com o suporte de profissionais de outras áreas, como contador, advogado e seu sócio que proporciona mais estabilidade para a tomada de decisão.

Além disso, se você tem esse interesse em fazer uma boa gestão de franquias, procure conhecimento por meio de cursos de formação.

Saiba que estar atualizado com conceitos e técnicas, é primordial para obter bons resultados nos negócios. Dessa forma, você enfrenta com mais propriedade os desafios que surgirem.

Ainda no propósito de contribuir com o desenvolvimento dos profissionais do mercado, o IBEVAR possui uma parceria com o LABFIN.PROVAR – FIA e aopia a especialização continuada que prepare o empreendedor em todos os temas que abordamos nesse texto. Conheça o MBA Gestão de Franquias e alie-se à duas grandes instituições da área para o mais sólido apoio ao seu negócio.

Para finalizar, fazemos mais um convite para mergulhar no universo de informação de qualdiade produzida pelo IBEVAR. Assista ao vídeo em que o vice-presidente do McDonald’s Brasil, Dorival Pereira Oliveira, fala sobre a principal característica de um franqueado da rede e conheça a visão de liderança de umas das maiores franquias do mundo. Você também pode ver o Webinar completo aqui.

Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR e redação IBEVAR