Para que os produtos cheguem até os clientes, é necessário passar por um longo processo, desde a análise até a negociação com fornecedores e intermediários, que fazem a logística e trabalham diretamente com transporte e entrega. Líderes consideram hoje que a área de de logística e distribuição é imprescindível para obter melhores resultados nos negócios. 

Assim como uma empresa precisa se preocupar com a estrutura interna, constituindo departamentos como Financeiro, RH, Atendimento ao Cliente, também deve dar a devida importância para outros fatores, como a equipe de logística e os canais de distribuição de seus produtos.

O papel dos canais de distribuição

Com foco em tornar disponível diferentes produtos aos clientes, os canais de distribuição devem ser escolhidos cautelosamente pelas empresas. Afinal, o consumidor precisa receber seu produto com agilidade e no lugar desejado.

Portanto, a distribuição relaciona de forma estratégica os diferentes canais que levam os produtos da indústria até o consumidor final – por loja física ou virtual –, através de um fluxo e de maneira alinhada às metas da empresa.

Logística em tempos digitais

Especialistas relatam que nos últimos anos, notadamente, as empresas obtiveram crescimento nesse setor, sendo a maioria devido ao aumento de compras pela Internet.

Com a chegada da pandemia, os comércios que não contavam com entregas a distância tiveram que se adaptar.

Embora muitas empresas ainda não possuem estrutura para desenvolver a própria logística, grande parte pode contar com serviços terceirizados que permitem a continuidade de suas vendas.

Nesse sentido, organizações que trabalham diretamente com cadeias de suprimentos vêm crescendo e expandindo tanto fisicamente, com a criação de depósitos e áreas específicas para armazenamento de produtos, quanto com a parte de transporte, com aquisição de frotas de veículos e terceirização de colaboradores para realizar as entregas.

A Amazon, por exemplo, é uma marca que se consolidou na venda e-commerce e um de seus atrativos é a logística de entrega rápida e eficiente, afinal agilidade e qualidade são exigências de mercado do varejo moderno. No Brasil, a empresa anunciou a abertura se sua quinta estação de entrega em Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo, e está comprometida com a diversidade, equidade e inclusão dentro das suas operações. A equipe é composta por 70% de mulheres.

“Inaugurar uma nova estação de entrega cria um impacto real para os consumidores brasileiros. Um sistema de logística atualizado nos permite encurtar ainda mais o tempo de entrega. Continuamos fortalecendo nossa rede logística em cima de pilares como segurança, velocidade e eficiência, protegendo nossa equipe e rede de parcerias, enquanto buscamos oferecer a melhor experiência de entrega para nossos clientes”, explicou Rafael Caldas, líder da Amazon Logística no Brasil.

Especialização aprimorada nesse setor

Pensando nessa exigência de mercado, o IBEVAR, em parceria com a FIA – unidade LABFIN.PROVAR divulga o programa especialmente desenvolvido para profissionais que desejam atuar com sucesso na gestão de logística, cadeias de suprimentos e distribuição de materiais, produtos e serviços.

Através de uma especialização, é possível se capacitar e entender todas as demandas desse segmento. Por isso, professores atuantes no mercado trazem conceitos e técnicas que contribuem para as atividades de gestores e analistas.

Mesmo sem experiência profissional anterior nessa área, quem possui formação em administração, economia ou áreas correlatas tem a oportunidade de se aprofundar em busca de novos rumos na carreira.

Além de adquirir novos conhecimentos, um curso em logística proporciona networking e amplia o engajamento dos alunos. Se você se interessa pelo assunto, aproveite a visita em nosso site e conheça os detalhes da Pós-graduação em Administração de Logística e Distribuição (100% online).

Vale lembrar que associados do IBEVAR tem 35% de desconto nos cursos de MBA e Pós Graduação da FIA – unidade LABFIN.PROVAR. 

Fonte: FIA – unidade LABFIN.PROVAR e Redação IBEVAR