As mulheres estão assumindo lugares em toda a sociedade e chefiam 45% dos lares brasileiros, segundo o IBGE. No varejo não é diferente. O mercado está recheado de histórias inspiradoras que contemplam a participação feminina, seja nas lideranças, no empreendedorismo, em grandes trajetórias profissionais do setor.

O IBEVAR faz parte de muitas dessas histórias, pois possui um networking de mulheres executivas atuantes que contribuem muito com o mercado. Parabéns a todas as mulheres pelo seu dia!

E para comemorar deixamos uma dica de leitura para deixar o dia da profissional do varejo ainda mais inspirador.

O livro Mulheres do Varejo foi lançado há cerca de um ano, mas continua sendo uma leitura muito interessante, pois ele promove amplo debate sobre a participação feminina no mercado com o relato de 50 histórias reais de empreendedorismo, apresentando o perfil de executivas dos principais centros brasileiros.

Liderança feminina

O livro mostra a característica feminina de liderar. Reúne em quase 600 páginas com 50 coautoras que constroem a história do Varejo no Brasil que falam sobre suas vivências práticas de erros e acertos ao longo de suas trajetórias.

Esta obra traz o olhar, a estratégia e lições ao longo das carreiras dessas 50 mulheres que atuam em importantes companhias, nacionais e multinacionais; em empresas próprias. É um verdadeiro panorama de como as peças se movem no tabuleiro do Varejo para a compreensão de como funcionam as engrenagens desse setor tão relevante e que em muitas áreas tinha o predomínio masculino e hoje tem um protagonismo feminino de sucesso.

Quem faz parte do livro

As 50 coautoras são:

Tania Moura, Fátima Merlin, Vanessa Sandrini, Sandra Takata, Adriana Muratore, Alessandra Shima, Ana Christiane de Lima Ferreira Silva, Ana Fioratti, Ana Gennari, Andrea Dietrich, Andressa Ramos dos Santos, Bruna Fallani, Camille Holmer, Carolina Rocha, Christiane Cruz Citrangulo, Cibele Regis Vacchiano, Cidinha Fonseca, Claudia Fonseca, Cristiane Lacerda, Daniela de Lima Heldt, Débora Miller, Eliane Colaço, Fernanda Dalben, Flavia Altheman, Flavia Filomensky, Ghada Wehbe Spiridon, Gisele Correia, Ingrid Perdigão, Janaina Maia, Larissa Silva Pedrosa, Leila Loria, Luci Benassi, Luciana Cabrini, Luisa Cotecchia, Mara Maehara, Maria Emilia Velloso, Maria Susana de Souza, Mariana Cerone, Mariana Cravo, Mariangela Ikeda Ribeiro, Marise Costa Araujo, Patricia Quintiliano, Paula Pedrão, Priscilla de Castro, Sandra Gebara, Sandra Lúcia Paiva de Souza, Silvana Balbo, Sylvia Gagnotto, Sylvia Leão, Virginia Villaescusa Vaamonde.

Prefácio de peso

O prefácio foi escrito por Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.

A profissional reforça que o tempo chegou e a característica feminina de administrar atende aos novos padrões, que exigem criatividade e inovação. Luiza Helena Trajano diz que as mulheres já avançaram muito, mas ainda precisa urgentemente alcançar mais cargos de liderança.

SERVIÇO:

Ficha técnica

Título: Mulheres do Varejo – Mulheres que constroem a história do Varejo no Brasil

Editora Leader

Coordenação: Andréia Roma, Tania Moura, Fátima Merlin, Vanessa Sandrini e Sandra Takata

ISBN: 978-85-5474-087-0

Páginas: 572

Fonte: Redação IBEVAR