O mundo dos negócios é repleto de termos e expressões que, por se atualizarem constantemente de acordo com as transformações e necessidades do mercado, podem gerar alguma confusão para os profissionais. B2B e B2C, por exemplo, embora muito comuns há bastante tempo, ainda são motivo de dúvida. Você sabe o significado dessas duas siglas e quais as diferenças entre elas?

Para começarmos a entender B2B e B2C, vale a pena olhar para aquilo a que ambas as siglas se referem. A primeira delas, B2B, significa Business to Business. Já a segunda, B2C, se define como Business to Consumer.

Olhando para as expressões que cada uma delas contêm, já podemos ter uma primeira ideia daquilo que as diferencia. Tanto uma quanto a outra se referem a modelos de negócio, mas diferem entre si, sobretudo, pelo público com que se relacionam. Vamos começar, então, falando sobre B2B para que as diferenças se mostrem mais evidentes.

Negócio para Negócio

Em tradução literal do inglês para o português, seria algo como Empresa para Empresa ou Negócio para Negócio. Ou seja, B2B se constitui como um modelo de negócios em que uma empresa vende para outras empresas.

São diversos os exemplos desse tipo de transação entre pessoas jurídicas. Ela envolve a aquisição de produtos e serviços de muitas naturezas.

A venda/compra de matéria-prima e insumos para linha de produção e comércio é aquilo que mais imediatamente nos vem à cabeça quando falamos de uma negociação B2B.

Isso porque pensamos de imediato na relação entre indústria e todos os segmentos que atuam diretamente com a comercialização e/ou prestação de serviços para o consumidor final.

Porém, o modelo B2B diz respeito a qualquer transação de venda e compra de produtos e serviços entre empresas.

Quando uma organização contrata um serviço de manutenção da rede de ar condicionado de sua sede, temos um exemplo de operação B2B.

Se uma rede varejista de vestuário necessita repor os estoques de determinada peça ou produto-base para a confecção de um dado item, a negociação com fornecedores é mais um exemplo de B2B.

Relação com o consumidor

Em linhas gerais, trata-se de um modelo de negócio em que as empresas se relacionam diretamente com o consumidor final de seus produtos e serviços. Sendo assim, tal modalidade de negociação está presente no dia a dia de qualquer um de nós.

Por exemplo, quando você adquire um livro em um e-commerce, tal operação se dá por meio de um B2C.

Ao fazer suas compras de supermercado — seja presencialmente, seja online —, a rede da qual você é consumidor também estabelece com você uma relação B2C.

Quando você contrata um serviço de dedetização para a sua casa, você está, mais uma vez, envolvido numa negociação B2C.

Principais diferenças 

A principal diferença é clara. Diz respeito ao público com que as empresas se relacionam. Mas a partir daí, outras tantas diferenças se desenham, afinal, se uma empresa comercializa com outra empresa, estamos diante de um modelo de estratégias, logísticas específicas, etc. Entretanto, se um negócio tem como público alvo o consumidor final, há outros tipos de planejamentos que entram em ação. Ou seja, se os públicos são diferentes, logo as operações também se diferenciam no B2B e B2C.

De modo geral, por exemplo, as negociações B2B tendem a ser mais recorrentes e duradouras. Além disso, devido ao fato de se estabelecerem entre pessoas jurídicas, a tendência é que elas sejam de valor mais alto também.

Assim, é mais provável que os clientes de um B2B pautem suas decisões de compra a partir de aspectos mais objetivos implicados na operação, como vantagens do produto ou serviço ofertado e avaliação das reais necessidades de aquisição para a empresa.

No caso do B2C, em que o público é o consumidor final — ou seja, uma pessoa física —, as estratégias de vendas levam mais em conta, por exemplo, fatores emocionais que influenciam a lógica do consumo.

No entanto, seja no B2B, seja no B2C, investir num bom e prolongado relacionamento com o cliente, com foco em atender suas necessidades e seus desejos, é sempre o caminho mais acertado para o sucesso de qualquer negócio.

Agora que você já sabe mais sobre os modelos de negócio B2B e B2C, que tal aproveitar sua visita ao nosso blog para conhecer o curso MBA Negócios do Varejo: Estratégia e Gestão? Especialização preparada pela FIA – Núcleo Labifin.Provar. O IBEVAR tem como um de seus pilares, o incentivo à educação continuada e transformadora e para isso, possui uma sólida parceria com a FIA – Núcleo Labifin.Provar oferecendo 35% de descontos nos cursos de MBA e Pós Graduação. Clique no banner e saiba mais.

Fonte: Redação IBEVAR