Fazer compras em loja física foi uma realidade não muito distante. Apesar da ascensão da internet, muitos clientes ainda tinham receio de comprar no ambiente online. O Omnichannel fez toda a diferença na mudança de comportamento dos consumidores.

Não faz muito tempo que a única opção para o consumidor que queria comprar uma roupa era se deslocar para uma loja física para provar e assim decidir em levar ou não para casa.

Ainda tinham aquelas que toda vez que faltasse um produto na geladeira, iriam até o supermercado e enfrentariam longas filas nos caixas para obter aquilo que queria.

Eram muitas as dúvidas, desde se o que ofereciam no digital era verdadeiro e até mesmo se a entrega aconteceria. No entanto, graças aos nossos novos hábitos de consumo, estamos mais adeptos a fazer uma compra de diferentes maneiras.

Transformação digital 

A transformação digital nos últimos anos mudou muita coisa por aqui. De acordo com uma pesquisa realizada pela All In e Social Miner em conjunto com a Opinion Box em março de 2021, 60% dos brasileiros disseram comprar de forma híbrida (online e loja física) e 16% responderam que a primeira compra online foi em 2020.

É claro que já falávamos que o Omnichannel seria a aposta do futuro há 10 anos e como oferecer diferentes canais de vendas faria toda a diferença. Mas o futuro chegou e essa estratégia é essencial.

Nayara Anzolin é Head de Marketing da Paschoalotto, analisa que as lojas que não se atentaram a oferecer diversas maneiras de consumir, certamente, sofreram bem mais no período de pandemia. “Afinal, as pessoas que só iam ao mercado presencialmente, precisavam de um lugar que oferecesse a opção de compra online por meio de um site, chat ou até mesmo aplicativo”, diz ela.

A pesquisa recente mostrou que 22 milhões de brasileiros que não compravam por aplicativo passaram a fazê-lo, diante da pandemia. Além disso, uma série de empresas que não estava com seu e-commerce avançado passa evoluir nessa direção.

“Nesse cenário, podemos escolher um produto na internet, fechar o pedido na loja física e receber em casa, ou comprar pela loja online e retirar na loja física. Não mais importa a maneira com que consumimos, o cliente quer ser protagonista e ter a opção de escolher como e onde consumir de acordo com a sua necessidade”, comenta Nayara.

Investimento em Omnichannel

Por isso, é tão importante que as lojas invistam em estratégias de Omnichannel e repensem a toda a jornada do consumidor. A compra de um produto, muitas vezes, acaba sendo mais consequência de uma experiência positiva com a loja.

Um estudo do International Data Corporation (IDC), clientes Omnichannel compram, em média, 4% a mais em cada visita à loja física e 10% a mais que consumidores que usam apenas um canal de venda.

Integração de todos os canais de venda

Nayara Anzolin afirma que as empresas que querem se destacar em 2023 precisam entender a necessidade de integrar todos os canais de venda para oferecer mais comodidade aos clientes, bem como fazer com que sua marca seja lembrada.

Nesse novo ano, é inadmissível que ainda existam lojas que não se preocupem com a experiência de seus consumidores e nem os coloquem como protagonistas de como querem e desejam consumir.

Por isso, é necessário que as lojas comecem a por em práticas diversas estratégias Omnichannel que seja possível, por exemplo, que o consumidor comece a compra por um canal e finalize em outro.

Usar as redes sociais como canais é uma ótima oportunidade de vendas e também de estreitar a relação, criando uma mensagem consistente, potencializando o reconhecimento e a lealdade.

Experiências personalizadas

Oitenta por cento dos consumidores entre 18 e 64 anos de idade estão mais suscetíveis a fazer negócios com marcas que criam experiências personalizadas.

Além disso, cada uma das conversas geradas nas redes sociais, comentários e engajamentos geram dados que podem ser futuramente utilizados na criação de campanhas de marketing direcionadas.

Sendo assim, dados mostra que empresas com campanhas de engajamento Omnichannel retêm, em média, 89% de seus clientes. Já as empresas que fogem desse tipo de investimento possuem, em média, 33% de retenção.

O ano de 2023 pode ser a virada de chave que muitas empresas precisam para entender o quão o Omnichannel podem ajudar uma marca decolar e alcançar novos ares e ainda fidelizar muitos clientes nessa viagem. Vale a pena todo investimento!

Fonte: Assessoria e Redação IBEVAR