O varejo – e praticamente todos os negócios – estão enfrentando importantes desafios no mercado de consumo na era digital, porém, também podem aproveitar muitas oportunidades. Mas afinal, do que se trata a era digital?
O contexto histórico é fruto de diversas transformações provenientes das revoluções industriais. Essas revoluções aconteceram a partir do uso de equipamentos mecânicos, posteriormente dispositivos eletrônicos informatizados, o uso da robótica e dos dispositivos móveis.
O período atual consolida a internet e a conectividade em tempo integral e é denominado de Indústria 4.0. Ou seja, a era digital está associada ao fluxo de informações no mundo, fruto de tecnologias que alteram a forma de pensar, se comunicar e trabalhar.
A era digital passou a exigir que os negócios e pessoas se adaptem a essa nova realidade e esse processo foi denominado de transformação digital.
Desafios e oportunidades do consumo
Os desafios e oportunidades para o varejo são muitos. As vendas e-commerce que já apresentavam forte crescimento foram ampliadas ainda mais com o advento da pandemia.
De acordo com dados da 42ª edição do Webshoppers, 72% dos brasileiros começaram a usar ou estão usando mais aplicativos de delivery durante a quarentena. O estudo elaborado semestralmente pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, também indica que o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 47% no primeiro semestre de 2020, sua maior alta em 20 anos.
Além disso, mais de 50% das compras já são realizadas através de smartphones, tablets e outros dispositivos digitais. A evolução da tecnologia vem provocando uma série de mudanças marcantes nos hábitos da sociedade, especialmente os de consumo.
Exigências do cliente
Definitivamente, as exigências do consumidor aumentaram e ele está ainda mais sedento por uma experiência completa e personalizada.
A tecnologia precisa estar presente para garantir o que o consumidor final busca. Mas não apenas isso, a cultura corporativa precisa estar alinhada com toda essa tecnologia.
Todas essas mudanças e toda a evolução tecnológica vêm obrigando os gestores a se adaptarem com metodologias ágeis, analytics, blockchain, internet das coisas, squads, OKRs, Lean management e outras formas contemporâneas e digitais para gestão de negócios.
Em outras palavras, inovação é a nova ordem mundial nos negócios varejistas e os gestores que atuam ou desejam atuar neste segmento precisam estar preparados para esse desafio.
Empresas exponenciais x empresas lineares
O modelo das organizações exponenciais, que segundo Peter Diamandis, da Singularity University e autor do livro Abundância, são empresas cujo resultado, impacto e capacidade de escalar são, no mínimo, 10 vezes maiores do que empresas lineares ou com modelo de negócio convencional.
Ou seja, as empresas exponenciais são quase o oposto de empresas lineares, caracterizadas por sua estrutura hierárquica com foco de investimento em adquirir ativos físicos e humanos de modo convencional. Já as empresas exponenciais, fruto da era digital, não têm uma grande quantidade de ativos ou colaboradores.
Compreender os desafios e oportunidades da era digital, estar motivado, se capacitar para atuar neste cenário e ter a atitude de colocar em prática, de experimentar, são orientadores fundamentais para os gestores/líderes varejistas fazerem a diferença e contribuir para o sucesso nos negócios.
Texto escrito por professor Guilherme Carvalho (Administrador de empresas, Especialista em Marketing (ESPM-RJ), com MBA em Gestão Empresarial (FGV/RJ), entre outras formações).
Fonte: Redação IBEVAR