Com o cliente no centro de suas estratégias, Carrefour cria projeto de comunicação digital que melhora a experiência e a jornada de compra de seu consumidor. Com isso, a marca ganhou o segundo lugar no Prêmio de Inovação do Varejo.
O Carrefour chegou ao Brasil há quase 50 anos e mudou o comportamento de compra das famílias em solo nacional. Já naquela época, ofereceu uma maneira de fazer compras inédita, com o modelo de hipermercado, levando produtos de qualidade, a preços acessíveis.
Ir ao supermercado passou a ser uma experiência, na qual os clientes puderam encontrar diversos tipos de produtos em um só lugar, fossem alimentares ou não-alimentares, como roupas, brinquedos e eletrodomésticos.
O reconhecimento de sua história se consolidou na premiação do Ranking IBEVAR-FIA 2022 em que o Carrefour se destacou em segundo lugar no Prêmio de Inovação no Varejo , como o Projeto Digital Signage.
Prêmio de Inovação no Varejo foi desenvolvido pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, liderado por Lúcio Moraes, Diretor de Transformação Digital e Líder de Negócios de Varejo Teltec Solutions, junto com o Comitê de Varejo Digital, liderado por Mauricio Andrade, Diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição Latam Capgemini Brasil com o propósito de apresentar ao mercado varejista as melhores iniciativas que transformam o varejo.
Cristiana Leal, Diretora Carrefour Links Brasil, responsável pelo Projeto Digital Signage conversou com a redação do IBEVAR e falou sobre como essa inovação contribuiu para o fortalecimento da marca e para o relacionamento com os consumidores.
Acompanhe abaixo as respostas e conheça mais sobre essa inovação no varejo que transforma o mercado.
Qual o principal objetivo do Projeto DIGITAL SIGNAGE nas lojas?
O Digital Signage é uma ferramenta de comunicação digital que visa melhorar a experiência e a jornada de compra do consumidor. A comunicação digital ou Digital Signage como também é conhecida, tornou-se uma tendência para o varejo e grande aliada para o fortalecimento da marca, divulgação de campanhas, promoções, entre outras formas de utilização.
Todos os movimentos do mercado Phygital nos trouxe a provocação e a necessidade de inovar nos pontos de venda atrelados ao pilar estratégico do Grupo Carrefour Brasil que é a transformação digital.
Digitalizar a comunicação na Jornada de Compra nas nossas lojas físicas de todos os formatos, visando inovação, simplificação e maior agilidade com menor custo, são alguns dos nossos principais objetivos. Consequentemente, conseguimos oferecer pacotes de mídia para as indústrias propagarem suas marcas com muito mais agilidade e inovação, oferecendo um novo patamar de interatividade com nossos consumidores.
Como o projeto mudou os processos da empresa?
Um ativo Digital proporciona muito mais velocidade e baixo custo na implementação das campanhas, além de termos a possibilidade de sermos dinâmicos nos conteúdos que queremos comunicar. Para os parceiros que investem nesse ativo, a oportunidade de mudarmos campanhas em tempo real, personalizada loja a loja, tem grande valor agregado também. Ademais, temos a facilidade de adaptar nossa comunicação de acordo com cada loja.
O Carrefour é uma marca renomada e devidamente reconhecida pelos consumidores. Como considera que esse projeto impactou na experiência de seus clientes?
Alguns clientes nos reconhecem por sermos inovadores e por estarmos preocupados em trazer experiências diferenciadas para dentro das nossas lojas. O projeto Digital Signage possibilitará muito mais interação com nossos clientes. Por exemplo, através de leitura de QRCode nas telas que os leva para um ambiente digital e interativo. Também temos outras oportunidades que estamos estudando trazer através de I.A. (Inteligência artificial).
Quais estratégias usadas que considera que fizeram a diferença para o sucesso do projeto?
O projeto é pautado no nosso pilar estratégico da transformação digital. Certamente, termos uma jornada de comunicação digital em loja é tangibilizar uma entrega inovadora para nós que sempre buscamos colocar o cliente no centro das nossas decisões.
Quais os principais desafios enfrentados no processo de criação e implantação do projeto?
Muitos acreditam que é apenas colocar telas digitais nos nossos pontos de loja, mas o projeto Digital Signage é muito mais complexo que isso. Após idealizarmos essa ideia, foram dezenas de reuniões com muitas áreas da cia como: TI, Operações, Marketing, Financeiro, Compras, Comercial, etc, para estruturarmos um business plan adequado. Passamos por aprovação em comitê de investimento para estarmos seguros para seguir em frente. Foram 2 meses desenhando os processos, 15 dias de POC (prova de conceito) em uma loja Hiper para a liderança do Grupo Carrefour Brasil aprovar o projeto e partirmos para o roll out.
O projeto promoveu inovação no varejo. Quais as mudanças mais significativas que ele contribuiu para a marca e seus consumidores?
Esse projeto é uma inovação no varejo alimentar. Alguns players já trouxeram para suas lojas algo similar, mas apenas o Carrefour foi além e conseguiu de fato entregar nas lojas uma experiência de jornada de compra digital. Temos mais de 30 pontos de contato digital nas lojas do formato Hiper e um pouco mais de 20 nas lojas do formato Super. E não vamos parar por aí, pretendemos trazer A.I. (inteligência artificial) para esse projeto, portanto começamos a testar algumas coisas nesse sentido com o nosso parceiro. O futuro já é agora!
Esse projeto teve uma visibilidade social importante. Quais os benefícios gerados para a marca e quais os maiores desafios enfrentados?
O grande impacto social que vejo é a possibilidade de redução de material impresso em loja. Com um projeto como esse, podemos otimizar a cadeia de geração de papel, além de trazer modernidade e inovação para nossos pontos de venda.
Como vê a projeção de projetos como esse no setor varejista? Há um planejamento de um novo alcance dentro do projeto para o próximo ano? Pretendem continuar participando do Ranking?
Sim, temos planos de expansão do projeto para os próximos anos. Essa iniciativa só está começando. Estamos estudando diferentes oportunidades de expandir e, também, aperfeiçoar o modelo atual. Como dito anteriormente, nossa ambição é conectar o projeto com I.A. (inteligência artificial) e oferecer ainda mais interatividade para as marcas com os nossos clientes.
Para nós continuar participando do ranking Ibevar é um reconhecimento importante de que estamos no caminho certo, sempre entregando bons projetos.
O que motivou o Carrefour a participar do Ranking 2022 – Prêmio de Inovação no Varejo?
A chancela importante de um veículo de credibilidade no nosso Mercado. Certamente, colocar o selo do prêmio Ibevar no nosso media kit dará ainda mais credibilidade para o nosso projeto. Este é um reconhecimento que nos enche de orgulho.
Quais os pontos positivos para a marca ao ter destaque em um evento como esse?
Acreditamos que a credibilidade que um prêmio agrega nos projetos.
Fonte: Redação IBEVAR