Com a cliente no centro de suas decisões, Lojas Marisa cria Projeto que promove uma maior integração entre colegas de time e líderes impactando muitos benefícios à cultura da empresa e fortalecimento da marca.
O reconhecimento da história de sucesso das Lojas Marisa se consolidou com a premiação do Ranking IBEVAR-FIA 2022 em que a marca ganhou a terceira posição no Prêmio de Inovação no Varejo com destaque para o Programa Nosso Jeito Rosa de Ser.
Prêmio de Inovação no Varejo foi desenvolvido pelo Comitê de Tecnologia e Inovação, liderado por Lúcio Moraes, Diretor de Transformação Digital e Líder de Negócios de Varejo Teltec Solutions, junto com o Comitê de Varejo Digital, liderado por Mauricio Andrade, Diretor de Soluções para Bens de Consumo, Varejo e Distribuição Latam Capgemini Brasil com o propósito de apresentar ao mercado varejista as melhores iniciativas que transformam o varejo.
Os executivos que estão à frente do Programa falaram com a redação do IBEVAR e contaram como esse projeto contribuiu para o fortalecimento da marca, para o engajamento dos colaboradores, para a mudança de cultura da empresa e muito mais.
Acompanhe abaixo as respostas cedidas por Marina Quiuqui da Silva (Gerente de Comunicação e Cultura), Débora Caldonceli Fernandes (Especialista em Cultura Organizacional) e Luan Rufino (Analista de Comunicação Interna) e saiba como a inovação no varejo tem transformado o mercado.
Qual o principal objetivo do Programa de Reconhecimento “Nosso Jeito Rosa de Ser”?
Fortalecer a cultura organizacional por meio de ações práticas. Basicamente, colocando em prática um dos nossos princípios que é a simplicidade, ao sermos democráticos em um local onde todo e qualquer colaborador tenha acesso e registre um reconhecimento para algum colega, sem restrições de quantidade e de pessoas.
O objetivo principal foi começar um movimento de reforço positivo de como queremos que as pessoas se comportem no dia a dia.
Como acha que o Programa fortalece a Cultura da empresa?
Tirando a cultura do papel e colocando em prática, diariamente. Além de evidenciar as pessoas que são exemplos vivos dos nossos princípios, ou seja, os comportamentos traduzidos em cada interação e entrega esperada na Marisa.
Levando em consideração um dos princípios da nossa cultura, que é a Integração, o programa proporciona maior engajamento e conexão entre as pessoas.
A Marisa é uma marca renomada e devidamente reconhecida pelos consumidores. Como considera que o Programa de Reconhecimento “Nosso Jeito Rosa de Ser” impactou direta ou indiretamente o mercado de varejo em geral?
Quando pensamos na nossa cliente, que é a parte mais valiosa de tudo o que fazemos, sabemos que esse programa propicia e fomenta uma mentalidade de customer centric como uma forma de colocar a cliente no centro de todas as decisões, estratégias, táticas, técnicas e operacionais de uma empresa.
Movimento em que as empresas de modo geral se inspirem, influenciando o mercado do varejo a adotar essa boa prática, ou seja, focar em serviços e não somente em produtos.
Quais estratégias usadas que considera que fizeram a diferença para o sucesso do projeto?
A principal estratégia foi a liderança presente e apoiadora do projeto, além do trabalho de comunicação, que teve como objetivo protagonizar as pessoas como produtoras do conteúdo e a simbologia por trás da premiação (pin) utilizado para o sucesso do programa, se transformando em objeto de desejo.
Quais os principais desafios enfrentados no processo de criação e implantação do Programa?
A parte tecnológica foi um dos desafios no começo, até criarmos um ritual com o apoio do time de tecnologia para resolvermos rapidamente a nossa necessidade particular.
A criação de uma política clara e simples, explicando a mecânica do programa para que as pessoas compreendessem e confiassem no processo, fazendo com que participassem ativamente.
Obter o máximo engajamento possível, fazendo com que 100% das pessoas participem ativamente do programa.
O projeto promoveu maior integração? Quais as mudanças mais significativas no ambiente de trabalho após a contribuição do Programa?
O projeto definitivamente promove uma maior integração entre colegas de time e líderes, fortalecendo um ambiente de trabalho mais saudável e colaborativo.
Pessoas que não se conheciam mais a fundo, criaram e estreitaram laços, já que o programa oportunizou um espaço de fala para que declarassem reforços positivos atrelados aos comportamentos desejáveis do Nosso Jeito Rosa de Ser.
Gerou comentários como: “além da satisfação de cumprirmos com as nossas demandas e procurar sempre aperfeiçoar nosso trabalho para entregarmos o melhor para os nossos clientes, nada melhor que ser reconhecido por esse esforço” e “Muito obrigado pelo reconhecimento e por sempre acreditar no seu time!!”, felizmente tem sido alguns dos feedbacks nos nossos canais de comunicação.”
O varejo tem uma participação significativa no Produto Interno Bruto. É um dos principais empregadores da economia brasileira. Esse projeto teve uma visibilidade social importante. Quais os benefícios gerados para a marca?
Os benefícios imediatamente visíveis se refletem na atração, mas principalmente na retenção de talentos, no orgulho de pertencer e também na percepção positiva da marca, que gera identificação das pessoas com uma empresa que exerce práticas humanizadas.
Como vê a projeção de projetos como esse no setor varejista? Há um planejamento de um novo alcance dentro do projeto para o próximo ano? Pretendem continuar participando do Ranking?
Não há empresa que não precise inovar e se reinventar, portanto, estamos certos de que em todos os setores haverão projetos relacionados ao tema.
A criatividade e combinatividade nunca estiveram tanto em pauta, não apenas para a sustentabilidade dos negócios como para as mudanças da nova sociedade.
Acreditamos muito que podemos evoluir ainda mais o nosso Programa de Reconhecimento “Nosso Jeito Rosa de Ser”, gerando outras grandes ações e frentes diretamente conectadas com a estratégia da Marisa e pretendemos sim, continuarmos participando do ranking para levarmos nossas ações para fora como fonte de inspiração e com certeza seguirmos aprendendo com elas e com as demais consideradas por lá.
O que motivou a Marisa a participar do Ranking 2022 – Prêmio de Inovação no Varejo?
A oportunidade de compartilharmos boas práticas e estarmos entre as empresas mais inovadoras do mercado, agregando valor ao setor varejista.
Quais os pontos positivos para a marca ao ter destaque em um evento como esse?
Mostrar que uma empresa tradicional e com o seu foco principal sendo a mulher, pode se adaptar as atuais necessidades do mercado e se tornar disruptiva.
Fonte: Redação IBEVAR