Equilibrar as finanças, a economia e a variedade de produtos é um dos grandes pilares da economia compartilhada. Para muitas empresas, essa é a melhor forma de ganhar competitividade no mercado. E assim, as franquias aderem ao formato de compra conjunta para aumentar lucro.

As franquias são uma opção de empreendedorismo. Quem decide investir nesse modelo de negócio, geralmente procura um bom custo-benefício para o investimento.

O empreendedorismo por meio da franquia é muito benéfico, principalmente porque o empreendedor não cria uma marca completamente do zero. Em geral, a marca já se consolidou no mercado e pode ter conquistado a confiança e credibilidade dos compradores da região em que a franquia atua.

Outro ponto é que todos os testes de mercado foram realizados, o plano de negócios é seguro e existe a melhor estratégia de vendas. Dessa forma, o empreendedor tem todas as etapas principais para atrair seus clientes, entender os serviços oferecidos e seus concorrentes, portanto, dominar a fórmula de seu negócio.

Além disso, a localização será determinada pelo franqueador, que fará pesquisas de mercado e entenderá quais são os pontos de negócios mais relevantes para maximizar ainda mais seus resultados.

Porém, é importante entender que apesar da franquia ter toda essa estrutura, quem quer investir nesse modelo não pode enxergar no franchising uma ideia semipronta já com garantias de sucesso.

Os desafios sempre estão por perto. É comum, por exemplo, com o passar do tempo, franqueadores fazem uma reestilização da marca. Algumas vezes, podem alterar a logomarca ou a ideia central do produto. É um trabalho de muito empenho e aprendizado contínuo.

Uma nova estratégia que tem atraído donos de franquias é a economia compartilhada.

As franquias também estão acelerando momentos que poderiam demorar bem mais para ocorrer caso fossem trabalhados em uma operação de mão única. “Atualmente, com mais e mais empresas disputando o mesmo nicho, os empresários precisam encontrar novas formas de pensar e fazer negócios para sobreviver. Uma dessas maneiras é a atuação em conjunto com outros players, de forma associada.

As compras conjuntas fortalecem os franqueados e ajudam a superar as dificuldades em mercados diversos. Entre os principais benefícios estão a economia e variedade de produtos, planejamento e ações em grupo, troca de experiências e assertividade nas decisões.

Estar atualizado com conceitos e técnicas, é primordial para obter bons resultados nos negócios. Dessa forma, é possível  enfrentar com mais propriedade os desafios que surgirem. O IBEVAR possui uma sólida parceria com o LABFIN.PROVAR – FIA e incentiva a especialização continuada. O MBA Gestão de Franquias procura desenvolver os profissionais dessa área. Adquirir conhecimentos técnicos vai ajudar a montar melhores estratégias para o negócio decolar. Clique no banner e saiba mais.

Fonte: Redação IBEVAR