É fato que para o comércio o calendário de comemorações vem ajudando nas vendas há muitos anos. As famosas datas comemorativas, sendo consideradas feriados ou não, são sempre bem-vindas para ampliar a receita do varejo.

Chegou um novo ano e o mercado varejista já tem em mãos o planejamento de vendas e a expectativa de ultrapassar as metas. Se você ainda não se organizou, corre que ainda dá tempo de realizar ações baseadas nas próximas datas comemorativas.

Neste momento de oscilações devido à pandemia, o cenário pede cautela. Existe esperança por parte das empresas varejistas, porém o aquecimento ocorre lentamente. Por isso, mais um motivo para apostar nos dias especiais que vêm pela frente!

Quais são as datas mais importantes para o Varejo?

Dia das mães, dos namorados e dos pais são algumas datas em que os negócios se agitam. Alguns segmentos mais do que outros, por exemplo, as lojas de brinquedos estão no foco durante o período que antecede o dia das crianças.

O setor de chocolates é inflado de demanda precedendo a Páscoa, assim como tem aumento nas vendas próximo ao dia internacional da mulher e dos namorados.

O IBEVAR entende a importância dessas datas sazonais e prepara pesquisas periódicas sobre a intenção de compra, mudanças de comportamentos, categorias mais relevantes para cada data, entre outros estudos valiosos para o mercado. É possível baixar gratuitamente ou ainda ter acesso às pesquias completas na área restrita se tornando associado. A empresa pode também contratar uma pesquisa personalizada focada na data desejada.

Como foram as vendas no final do ano passado?

Um dos momentos campeões de vendas é o final do ano, quando se aproxima o Natal. As promoções da Black Friday costumam colaborar para esquentar as vendas. Porém, segundo pesquisa do IBEVAR, o consumo em 2021 seria mais fraco em relação a 2020. O estudo mais recente sobre datas sazonais apontou que a intenção de compra do brasileiro caiu 24% no Natal, maior recuo em 5 anos.

Com isso, percebemos que as questões econômicas geraram uma mudança no comportamento dos consumidores, principalmente neste último feriado. A aposta agora é ter uma virada nos próximos anos, apesar do cenário não demonstrar bons sinais por enquanto.

De acordo com especialistas, fatores como a permanência da situação pandêmica e a inflação alta em ano eleitoral trazem certa insegurança para o consumidor e o varejo.

Siga o cronograma e faça um planejamento

Independente do cenário, a organização é fundamental para o sucesso nas vendas. Para começar, verifique o calendário e monte sua própria agenda de ações.

Com bastante antecedência, é possível colher frutos pouco a pouco e ajustar o planejamento no decorrer dos meses. Por exemplo, se der início à divulgação de produtos antes do concorrente consegue verificar a procura e fazer novos pedidos para o fornecedor.

Outro ponto, é entender a quantidade de colaboradores dimensionada e fazer a gestão dos recursos disponíveis. Olhando para as datas que se aproximam, você faz uma previsão do que parece viável e necessário.

Busque ajuda e estabeleça parcerias com outras empresas varejistas que possam cooperar para seu negócio. Dessa maneira, você e o outro empreendedor saem ganhando!

Afinal, procurar alternativas é uma atitude que está inserida no cotidiano dos varejistas brasileiros. Optar por menor custo e inovar faz parte do dia a dia do mercado. Portanto, especialize-se e mantenha seus conhecimentos atualizados.

Pensando nisso, o IBEVAR oferece uma parceria com a FIA – LABFIN.PROVAR na divulgação dos conteúdos gratuitos para sua degustação e aprendizado. Ampliar suas competências é uma forma inteligente de alcançar seus objetivos no Varejo e no Mercado de Consumo. Navegue e conheça os programas de Pós-graduação e MBA!

Fonte: FIA – LABFIN.PROVAR e Redação IBEVAR