IBEVAR divulga estudo realizado sobre intenção de compra no varejo 2021 que comprovou a projeção já apresentada nas pesquisas periódicas. Para 2022, os especialistas avaliam o cenário atual com cautela, pois acreditam que o setor ainda será duramente influenciado por fatores de incertezas econômicas e políticas.

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (IBEVAR) acompanha o mercado varejista bem de perto produzindo diversas pesquisas ao longo do ano para entender comportamentos e oferecer projeções pautadas em dados realistas e, muitas vezes, duros. Entretanto esse compromisso com a seriedade e a verdade ajuda o setor a identificar como agir em determinados momentos mais desafiadores.

Cenário ainda de incertezas 

O ano de 2022 começou carregando uma carga de esperança de retomada da economia muito grande. O avanço da vacinação e a reabertura de lojas, após longo período de restrições, trouxe um alívio, porém, o IBEVAR vem alertando desde meados de 2021 que o varejo ainda travará batalhas árduas rumo a um novo crescimento.

As pesquisas sazonais em que apresentam dados para datas comemorativas foram persistentes em mostrar quedas significativas ou aumento tímido em vendas. Exemplos pontuais relatados em diversos artigos na grande mídia foram os estudos de projeção para Dia das Crianças, Black Friday e Natal de 2021. Sem falar nas análises prospectivas baseando-se em métodos econométricos, IA – Inteligência Artificial e NLP – Natural Language Processing, aplicados em todos os estudos recorrentes disponíveis no site do IBEVAR e que trazem intenção de compra no varejo, projeção de inadimplência, vendas on-line, entre outras pesquisas que são realizadas periodicamente para acompanhar o mercado.

Pesquisas alertam o mercado

Entre agosto e outubro de 2021, o setor acumulou uma queda de 5,2% nas vendas. Sobrea a Black Friday, o IBEVAR apontou que o consumo em 2021 seria mais fraco em relação a 2020. O estudo mais recente sobre datas sazonais apontou que a intenção de compra do brasileiro caiu 24% no Natal, maior recuo em 5 anos.

E esta semana foi publicada a pesquisa completa sobre a intenção de compra no quarto trimestre de 2021. Além das informações contidas nesse importante estudo, é essencial avaliar os fatores que estão na crista da onda neste ano de 2022, tais como as incertezas sobre a variante ômicron, o cenário econômico brasileiro que enfrenta inflação em disparada crescente fazendo o consumidor perder cada vez mais seu poder se compra, número alto de desemprego e a expectativas do que acontecerá nas próximas eleições. Períodos eleitorais, em geral, já trazem a tendência de desaquecer o mercado e de paralisar investimentos. Mas este ano, em especial, as emoções já se apresentam desde já e não apenas quando começam as campanhas partidárias rumo à corrida das urnas. Ou seja, 2022 tende a ser um ano coberto por neblina do começo ao fim.

Cláudio Felisoni, Presidente do IBEVAR alerta que essa incerteza, aliada a fatores como a continuidade da pandemia, inflação de dois dígitos e um ano eleitoral conturbado, faz de 2022 um dos períodos mais indefinidos para especialistas. “Uma das consequências da crise econômica é que os efeitos, como sempre ocorre, arrebentam do lado mais fraco. Isso não se aplica somente aos consumidores que pagam pelo produto, mas também aos pequenos negócios. A inflação entra como um imposto. E um imposto muito caro”, comenta Felisoni.

Varejo mundial

Um dos acontecimentos muito aguardado que pode pautar algumas definições é a NRF de 2022 que será realizado em Nova York de 14 a 19 de janeiro. O maior evento de varejo mundial reúne todo o ecossistema do setor e será um momento para discutir o futuro do varejo, trazer temas relevantes, gerar insights para transformação frente aos desafios do setor.

O IBEVAR, preparou o Programa Special Program New York 2022, que irá contar com um seleto grupo de executivos e uma comissão técnica especializada para fazer deste evento uma experiência única para a carreira e os negócios de seus participantes. Não fique fora dessa delegação e faça sua inscrição aqui!

Fonte: Redação IBEVAR