Você, varejista, pode não conhecer exatamente o Varejo Financeiro (VF) por esse nome, mas certamente convive com esse tema todo dia no seu negócio. Ou seja, O VF já é um velho conhecido e, talvez, até um amigo. Qualquer negócio tem suas várias funções financeiras, muitas delas essenciais, como os processos de pagamento. Vamos entender melhor esse tema. 

Pagar por tudo aquilo que se compra, contrata etc – e receber – por tudo que se vende é um procedimento básico. Porém, é nesse que entram detalhes como os Meios de Pagamento, instrumentos que apoiam e facilitam esses processos.

Dinheiro, cheque, cartão, boleto, transferência bancária, TED, DOC, carnê, voucher, Pix etc. são alguns exemplos desse leque enorme de alternativas que o varejista põe à disposição do consumidor para que ele pague suas compras.

Processo de pagamento e o mecanismo de pagamento

Além de serem instrumentos de transferir valor de um lado para outro, do consumidor para o varejo, nesse caso mencionado, o processo de pagamento e o mecanismo de pagamento podem gerar muito valor adicional para o varejista, se ele souber ir além do básico.

O meio de pagamento pode sinalizar direta ou indiretamente vários aspectos: dados de perfil do cliente e de seu comportamento de compra, de pagamento, de crédito etc. E, a partir daí, pode revelar aspectos de maior ou menor proximidade de relacionamento, nível de engajamento e fidelidade.

Então, VF envolve o conjunto de serviços financeiros voltados para o consumidor final, em geral, uma pessoa física. Pagar, receber, transferir dinheiro, obter crédito, poupar, investir, proteger o patrimônio e a vida com seguros, buscar e receber reconhecimento pela fidelidade, entre outras dimensões.

Nesse sentido, VF já faz parte da vida do varejista, mesmo que ele não tenha consciência disso.

Fonte de diferenciação

A questão mais importante aqui é que, na prática, VF é uma atividade ou função tratada pelo varejista mais como obrigação do que como oportunidade e, muito raramente, como fonte de diferenciação.

A forma como o varejista enxerga e prioriza VF em seu negócio é um fator extremamente relevante para sinalizar sua capacidade de gerar mais valor para seu cliente e para si próprio.

Não é à toa que o espectro de envolvimento do varejista com VF é muito amplo. Varia desde um extremo de passividade, desconhecimento e postura de obrigação até aqueles que integram VF com sua atividade de tal modo que ambos se reforçam e se complementam para servir melhor o cliente e gerar diferenciais relevantes e sustentáveis, além de importante fonte de resultado financeiro.

Portanto, varejista, Varejo Financeiro é um tema mais do que urgente. É um dos mais importantes para o seu negócio e de enorme impacto na sua relação com os clientes e para seu próprio desempenho. Merece uma grande prioridade na sua agenda!

Texto escrito por Boanerges Ramos Freire (Presidente da Boanerges & Cia Consultoria) 

Fonte – Redação IBEVAR