A Cobasi foi a primeira empresa brasileira de varejo a atuar na causa animal. Há duas décadas sustenta ações relacionadas ao pilar social com foco em animais em situação de vulnerabilidade. O projeto Cobasi Cuida está alinhado à uma nova plataforma que une informações sobre adoção, educação, doação, controle populacional e desastres ambientais.

A Cobasi foi pioneira no conceito de megaloja com produtos para pet, casa e jardim. Com 36 anos, a marca tem mais de 140 lojas distribuídas em 12 estados no Brasil, que oferecem mais de 20 mil produtos. A empresa é certificada como Great Place to Work, e entrega uma experiência única aos clientes.

Ampliando seu ecossistema de negócios, em 2021 adquiriu a empresa Pet Anjo, plataforma que oferece a intermediação de serviços como dog walker, pet sitter, hospedagem e daycare. E agora lança mais uma inovação que reforça seu engajamento nas ações sociais relacionadas aos cuidados com os animais.

A plataforma virtual que pode ser acessada pelo público geral e permite a interação dos clientes com centros de interesse, como por exemplo, no pilar adoção, as pessoas podem adotar os pets utilizando o intermédio do site.

Ciclo da proteção animal

Hoje são mais de 60 ONGs parceiras beneficiadas pelo Cobasi Cuida com quase 100 animais adotados por semana nos eventos que ocorrem nas lojas da rede, mais de 6 milhões de refeições doadas para pets que vivem em abrigos, além de doações de medicamentos, produtos e apoios em campanhas de castração.

O objetivo da empresa com essa frente é de atuar em todo o ciclo da proteção animal, desde o controle populacional à adoção, conectando animais e pessoas. Embasado sempre no conceito de saúde única que é uma visão integrada da saúde humana, animal e ambiental, com isso atuando com a causa animal, contribuímos também com as pessoas e com o meio ambiente.

“A atuação de uma empresa precisa ir além de prestar um bom serviço ao cliente, é necessário gerar um impacto positivo na comunidade em que está inserida, colaborando com o desenvolvimento econômico e social. A questão dos animais errantes no país sempre foi bem delicada, eles sofrem maus-tratos, se reproduzem gerando ninhadas de novos animais errantes e há a questão das zoonoses.”, afirma Daniela.

Plataforma fortalece a marca

O planejamento desta nova plataforma busca fortalecer a marca no sentido de também ser reconhecida como um canal que está além da prestação de serviço focado no produto.

As cinco principais frentes de ação que são trabalhadas no Cobasi Cuida e destacadas em seu novo site são:

Adoção — temos parcerias com 60 ONGs de proteção animal que realizam eventos de adoção em mais de 60 lojas. São aproximadamente 20 eventos por fim de semana que doam em torno de 100 animais por semana. Mas a adoção é a ponta do problema, no mundo ideal, não precisaria existir o resgate de animais. Por isso a importância do Cobasi Cuida em atuar em outras frentes. Na plataforma, será possível encontrar cães e gatos disponíveis para adoção e ser direcionado para a ONG parceira para dar sequência ao procedimento.

Doação — as ONGs precisam de recursos para manter os animais, principalmente ração, produtos de limpeza e medicamentos. Todas as lojas Cobasi são pontos de arrecadação de clientes e as doações são encaminhadas a ONGs parceiras. Além disso, todos os anos realizamos uma campanha no inverno para arrecadação de mantas e roupinhas para animais e nos aniversários da Cobasi fazemos uma grande campanha de doação de ração.

Educação — Desenvolvemos nas redes da Cobasi, Blog, YouTube, Instagram e Facebook conteúdos promovendo a adoção e principalmente a guarda responsável, ensinando tutores e futuros tutores como preparar o lar para receber um pet, escolha de ração, como prevenir pulgas, carrapatos e vermes, vacinação, importância da castração, dicas de comportamento e adestramento e patologias mais comuns dos pets.

Controle Populacional — Em parcerias com grupos de proteção animal apoiamos projetos de castração. Castração é a ação mais importante para a redução de animais errantes.

Desastres Ambientais — Ajudamos com doações para instituições que atuam em desastres ambientais com o resgate de animais, seja silvestre ou doméstico. Entre os desastres podem ser considerados incêndios, desmoronamentos e alagamentos.

“Atuamos com força junto a proteção animal, mas ainda não tínhamos mostrado todas as nossas ações de forma organizada. Com o site, conseguimos abrir um canal de contato para novas parcerias, conversar de forma mais próxima com nossos clientes sobre as ações e mostrar de quais formas estamos gerando impactos positivos para a sociedade. No futuro, serão desenvolvidas outras frentes na plataforma ligadas aos nossos pilares de atuação”, diz Daniela Bochi, gerente de marketing da Cobasi.

Fonte: Divulgação e Redação IBEVAR