A inovação atende aos anseios de clientes que estão a cada dia mais comprometidos com seus compromissos profissionais e com menos tempo de lazer. Com essa dinâmica, a marca gera valor empresarial.

Uma base sólida de clientes se sustenta quando há a entrega de produtos que o consumidor deseja com facilidade, mesmo quando o consumidor não tem tempo hábil para ir as compras.

Todos os dias nos deparamos com a oferta de produtos que são projetados em nossos olhos para a compra e não nos preocupamos com o operacional que está por trás de uma simples compra.

Processo de compra 

Este fato pode ser sentido quando vamos a um estabelecimento e gastamos um tempo enorme para nos deslocar até a loja, comprar o produto que desejamos e levar para casa.

O grande problema está na finalização desse processo pelo cliente, que assim gera valor para a empresa e fecha o ciclo de produção, entrega e consumo.

Estratégia de estantes virtuais

A empresa Tesco, aproveitando a crescente utilização de smartphones, desenvolveu uma loja virtual no metrô da Coréia do sul no qual seus clientes escolhem seus produtos com o auxílio de um aplicativo que coleta os dados dos produtos através de QRCode ou tag em estantes virtuais espalhadas na entrada do vagão.

Quando o consumidor chega em casa se depara com a entrega de produtos, evita o estresse do deslocamento para a compra do produto.

Base de clientes fortalecida

Essa ideia se torna limitada a alguns centros urbanos mas que proporciona a empresa atingir um nicho de mercado que fortalece a base de clientes e diversifica um público pronto a inovação.

Desta forma, é possível obter aumento de valor a empresa à partir da inovação que proporcionou um aumento significativo nas suas vendas colocando-a em primeiro lugar em vendas entre as lojas online e em segundo lugar entre todas as lojas do mesmo seguimento naquele pais, provando que a inovação favorece a compra.

Texto escrito por Hernani Vidigal (Coordenador de Cursos LABFIN/PROVAR) 

Fonte – Redação IBEVAR