Ao mesmo tempo em que o comércio digital revolucionou a compra de livros devido à conveniência e às ofertas, para muitos leitores nada se compara a visitar uma livraria física em busca de ideias, novidades, surpresas.

Foi isso o que aconteceu comigo recentemente, depois de 2 anos e meio sem vivenciar essa experiência devido às restrições ainda advindas da pandemia.

Nesse meu retorno à loja física, eu pude viver diferentes experiências. A primeira delas se passou na parte em que os livros estavam organizados, era fácil ir encontrando os temas e os autores que eu queria pesquisar, tinha aquele cheirinho de livro novo no ar.

Foco na experiência do cliente

Fiquei com vontade de ler muito mais coisas do que era minha intenção inicialmente, de aprender mais, e relembrei não apenas o quão prazeroso é ler, mas também descobrir as novidades dos assuntos que mais nos interessam.

A segunda parte da experiência não foi tão boa, pois ocorreu em uma parte da loja que estava desorganizada, dificultando entender como encontrar o que eu estava buscando.

Eu percorri algumas prateleiras para captar a lógica do que estava ali disponível, cheguei a procurar alguém para me auxiliar, mas não encontrei. Definitivamente, essa segunda parte não foi divertida.

Pode de decisão do consumidor

Esse breve passeio na livraria me relembrou o quão essencial é criar um ambiente na loja física em que seja agradável, fluído, lógico e até surpreendente explorar o universo de possibilidades que ali se apresentam.

Como é boa a sensação de que o tempo está voando de tão envolvente a experiência de pesquisar sobre o que se deseja comprar, ir aprendendo um pouco mais, ficar em dúvida e pensar em critérios para resolvê-la.

Enfim, vivenciar um momento não apenas de compra, mas de decisão do que vale a pena incluir na nossa vida.

Texto escrito por professora Erica Custódia de Oliveira 

Erica Custódia de Oliveira é Doutora em Gestão de Pessoas com ênfase em Gestão de Carreira pela FEA USP, é atualmente Coordenadora de Processos Acadêmicos e Cursos, e Professora de Pós-Graduações e MBAs na FIA, focada no Desenvolvimento de Pessoas. 

Fonte – Redação IBEVAR