A partir dessa tecnologia, o consumidor se vê envolvido e pertencente aquele mundo relacionado à marca. Isso amplia esta nova realidade e traz inúmeras possibilidades para os negócios.

O Metaverso ainda é uma ideia incipiente, e muitos de seus componentes estão ganhando um peso maior com a transformação digital, desde e-commerce, mídia e entretenimento até mesmo no setor imobiliário.

Algumas empresas possuem projetos que já permitem a interação de seus clientes por meio de tokens, muitos inclusive ganham poder de decisão a partir deles. Outra novidade que pode ser vista no mercado em outros projetos é que os usuários tenham benefícios no mundo real pelo tempo que gastam online. Como os indivíduos têm passado cada vez mais tempo virtualmente, o gasto financeiro para o status social dentro dos universos digitais é uma consequência desse empenho.

Entretanto, as tendências mudam constantemente no cenário digital, e novas tecnologias trazem atualizações até para o universo corporativo. Com o Metaverso não é diferente. As aplicações existentes hoje são projeções iniciais.

A redação do IBEVAR conversou com especialista, atuante no mercado da tecnologia, para trazer informações mais consistentes sobre esse novo mundo que começa a se apresentar no varejo.

Luis Fischpan é Diretor Executivo da Linx e membro do Comitê de Tecnologia e Inovação do IBEVAR e apontou uma série de questões que permeiam o fenômeno do Metaverso. Convidamos você para ler a entrevista.

Maior eficiência

1 – O Metaverso foi o tema mais comentado na RNF de 2022. Mas ainda navega por área nebulosa, em fase de muita especulação, envolto no mistério que as grandes empresas mantêm, até saberem como poderão monetizá-lo com maior eficiência. Como avalia esse novo fenômeno no mercado?

Por conceito se resume em integrar o mundo real ao digital, através de tecnologias como realidade virtual ou aumentada, podendo também utilizar hologramas. Neste contexto, e na perspectiva brasileira, acredito que 2022 será um ano de muita discussão sobre Segurança da Informação, investimentos em tecnologias de realidade virtual e aumentada, mas ainda sem modelo de negócio pré-definido para muitos segmentos do mercado, logo as marcas que já se lançaram ainda devem mudar e muito a formatação do modelo, pois temos muitas lacunas que precisam ser tratadas, tais como: Precificação, Nicho, Público Alvo, Marca, MKT e outros.

Por esta razão, avalio que esta transformação passa por um profundo entendimento de como os business passarão a se comportar e nas implicações que este novo universo virtual agirá nos modelos atuais desde cibersegurança, tecnologias, dados, discussões governamentais, entre outros fatores relacionados e necessários para que tenhamos a adequada exploração deste ambiente um tanto desconhecido e ainda pouco explorado.

Impactos reais

2 – Quais os caminhos para entender como colocar em prática o Metaverso, de maneira que traga impactos reais para os negócios?

O Metaverso pode ampliar à experiência dos consumidores, permitindo que todos experimentem roupas, calçados, equipamentos e acessórios de forma virtual, logo podemos tangibilizar o retorno em qualquer negócio que tenham como KPI conectado a ele o canal Virtual (comércio eletrônico).

Desta forma, sua aplicabilidade pode ser muito diversificada, posto que o consumidor se vê envolvido e pertencente aquele mundo.

Experiência para os clientes

3 – Muitas marcas estão buscando soluções para a sua entrada ao Metaverso, mas tudo de maneira incipiente. Qual a melhor maneira para a marca oferecer essa nova experiência aos seus clientes?

Ampliando esta nova realidade e trazendo para os negócios, poderemos usá-lo de várias formas, tais como: propaganda, treinamentos especializados, experiência imersiva do consumidor que se conecta com a sua Marca, garantindo exclusividade e propriedade, e por fim, diminuirá a necessidade de intermediários, como por exemplo: logística e frete.

Assim sendo, o consumidor terá experiências mais “reais”, o que aumentará sua motivação e engajamento com a Marca, garantindo que fortaleça o engajamento de seu público.

Fonte: Redação IBEVAR