O uso de soluções cloud traz grandes vantagens e elimina custos e riscos, ao mesmo tempo em que aumentam a competitividade das farmácias.
Em todo o mundo, o varejo farma é um dos segmentos mais regulamentados do mercado. Existem inúmeras restrições ao que pode ser vendido nas lojas, à maneira de realizar a comunicação com os clientes e aos dados que podem ser coletados e utilizados. Por isso mesmo, é um segmento em que toda e qualquer possível vantagem competitiva precisa ser aproveitada.
Um bom exemplo é a tecnologia de nuvem (cloud computing). Esse modelo de armazenamento e processamento de dados utiliza estruturas seguras espalhadas pela internet para cuidar das informações dos clientes e da empresa, incluindo atividades que antigamente eram realizadas in house. Em vez de contar com um data center, o varejo passa a contratar os serviços de empresas especializadas e pode focar ainda mais energia em cuidar do que sabe fazer melhor: vender.
Para as farmácias, cloud computing vai muito além de reduzir custos de armazenamento e processamento de informações. A tecnologia, na realidade, pode ser o catalizador de uma profunda transformação dos negócios.
Essa transformação se baseia nos seguintes 5 pontos (mais um bônus):
Transformação digital do varejo
A redução do custo de armazenamento e processamento de dados permite que o varejo aumente sua capacidade de coleta e uso de informações para gerar inteligência para o negócio. E, conforme isso acontece, o custo de desenvolver novas iniciativas digitais cai enormemente.
Com isso, buscar formas inovadoras de se relacionar com o cliente, implementar novas funcionalidades ao e-commerce ou digitalizar a loja física deixam de estar fora das possibilidades do orçamento das empresas. Esse tipo de iniciativa vai ficando cada vez mais barata – o que reduz o custo do erro. E, se os erros não têm consequências drásticas para o varejo, fica muito mais fácil inovar. Essa é a base da transformação digital das empresas em todo o mundo.
Relacionamento com o cliente
Por muito tempo, o varejo foi um negócio baseado em médias: tíquete médio, cesta média, consumidor médio, custo médio… Isso acabou! Os avanços tecnológicos trouxeram a possibilidade de personalização do relacionamento com os clientes, e hoje as melhores redes de farmácia sabem exatamente quem é o cliente, o que ele procura quando vai a uma loja e quais são os melhores momentos para impactá-lo.
Esse novo cenário do mercado faz com que o varejo tenha muito mais granularidade para atender às demandas dos clientes. O uso cloud computing leva as empresas a ter muito mais possibilidade de criar maneiras originais de explorar ao máximo as informações coletadas nas lojas, no e-commerce, no aplicativo e em outros canais de contato com o consumidor.
Gestão de preços
O preço dos produtos é um dos pontos críticos para os consumidores. Seja muito caro e você estará fora do jogo. É um assunto que tem implicações imensas não apenas na fidelidade dos clientes, mas na própria saúde financeira e perenidade do negócio. Cada lojista precisa estar atento aos preços que a concorrência tem praticado, avaliar suas margens de operação e encontrar oportunidades para ter o melhor preço para cada cliente.
Nesse sentido, uma boa gestão de preços é um gamechanger para o varejo farma. Sai de cena o “preço médio”, praticado para todo perfil de consumidor. Com o uso de programas de relacionamento e aplicativos de descontos, o varejo ganhou a possibilidade de oferecer um preço diferente para cada cliente – sem fazer promoções para quem compra a preço cheio, mas também estimulando o consumo de novas categorias a partir de promoções.
Personalização de recomendações
O pricing está muito ligado à personalização do relacionamento com o cliente – e isso passa pela capacidade de personalizar as recomendações para cada consumidor. Coletando uma quantidade imensa de dados das mais variadas fontes e processando essas informações para gerar insights que tragam novas oportunidades em produtos e serviços, o varejo farma consegue personalizar ofertas e alavancas promocionais. Se cada cliente é único e o varejo pretende tratar cada pessoa como um indivíduo, a personalização se torna o centro do jogo.
A coleta e processamento de dados, com a aplicação dos insights gerados para criar mais oportunidades de venda, só são possíveis em um ambiente cloud. Sem ele, os custos de armazenamento, processamento, segurança e atualização da estrutura tecnológica seriam simplesmente proibitivos para 99% das empresas.
Visão do estoque em tempo real
O desenvolvimento de uma operação omnichannel para redes com dezenas ou centenas de lojas é extremamente complexo. É preciso orquestrar a movimentação de milhares de SKUs em uma ampla rede que inclui não apenas os pontos de venda, mas também os Centros de Distribuição, hubs locais e regionais e outros parceiros, como fornecedores, distribuidores e transportadores.
Ter uma visão do estoque em tempo real em todos esses pontos dá muito mais agilidade à operação de varejo, diminui a possibilidade de ruptura e permite vender itens que ainda estão em trânsito – ou até mesmo que se encontram na linha de produção da indústria. Tudo depende da capacidade de entrega do varejo e da urgência do cliente pelo pedido.
Com uma visão em tempo real do estoque, o varejo pode evitar excessos e rupturas (ambos são prejudiciais à saúde financeira da empresa) e desenvolver melhores promoções com a indústria. Outra vantagem é diminuir a possibilidade de perda, especialmente por roubo ou furto (um item que interfere diretamente na última linha do balanço das empresas).
Em diversas áreas da gestão e da operação do varejo farma, o uso de soluções cloud gera mais eficiência para o negócio. Em um mercado cada vez mais digitalizado, adotar esse modelo de armazenamento e processamento de dados vem deixando de ser um diferencial e se tornando uma necessidade estratégica.
Em pouco tempo, quem não utilizar soluções cloud com intensidade no dia a dia do negócio vai perder velocidade e capacidade de inovação, ao mesmo tempo em que se torna mais vulnerável à ação de cibercriminosos. Manter um imenso parque tecnológico e atualizar sua segurança constantemente é uma missão inglória para varejistas que não têm margem nem expertise para essa tarefa. Mais uma razão para migrar logo para a nuvem!
Por Luis Fischpan (Diretor Executivo | Linx e membro do Comitê de Tecnologia e Inovação do IBEVAR)