No mesmo mês em que ocorre a edição anual do maior evento do varejo do mundo, o NRF (National Retail Federation) Retail´s Big Show, a revista norte-americana The Enterpreneur publicou uma matéria destacando cinco previsões para as quais os varejistas devem se preparar em 2023. 

Estão em destaque nessa lista:

  • a crescente adoção de uma abordagem omni-canal
  • o aumento vertiginoso da hiperpersonalização
  • a redefinição da experiência de compra por intermédio da inteligência artificial
  • o aumento das restrições legais para a privacidades dos dados e a mudança para o marketing orgânico.

Se a NRF é reconhecida por trazer o que há de inovador para a indústria varejista, vale observar se o que é apresentado ajuda a responder às questões que os tópicos supramencionados impõem.

Canais digitais e físicos

Para se direcionar a busca por soluções durante ou após o grande encontro, vale considerar, se os apontamentos da citada matéria estiverem corretos, que a omnicanalidade implica a integração cada vez maior entre canais digitais e físicos, que a preocupação com a realização de dispêndios mais cautelosos tem direcionado os consumidores a buscar produtos que melhor se adequem às suas necessidades, que a inserção de recursos de inteligência artificial.

Tais como o DALLE-2, LensAI e ChatGPT, que possibilita avanços na experiência do consumidor e que o incremento das restrições ao acesso ou utilização de dados dos consumidores poderá elevar os custos com propaganda, para a qual os investimentos já foram consideravelmente majorados nos últimos tempos, forçando a busca por alternativas menos onerosas como o marketing orgânico.

Equacionar os problemas propostos

A julgar pelo perfil dos patrocinadores e expositores componentes da exibição que ocorreu em Nova Iorque, não devem faltar opções de recursos para equacionar os problemas propostos.

Independentemente de ter acessado ou não fisicamente o conteúdo oferecido durante o evento, vale ao varejista atentar-se tanto para a problemática apresentada quanto para as soluções ofertadas de modo a resguardar o seu negócio frente aos novos desafios.

Texto escrito Por David Douek

David Douek é mestre e doutorando em administração pela FEA USP, arquiteto e urbanista pela FAU USP e administrador de empresas pelo Mackenzie. Fundou e dirige a OTEC, empresa de consultoria que atua no setor de real estate. Possui especializações em Green Buildings (Colorado State University), Investimentos Imobiliários (FGV), e Operações de Mercado Financeiro (FIA). Atua, também, como conselheiro do capítulo brasileiro da IBPSA.

Fonte: Redação IBEVAR